09/07/2020

7 motivos para estudar enfermagem

Enfermeiros-no-quarto-de-hospital

Você já pensou em entrar para o ramo da medicina? Então pode ser que seja interessante conhecer alguns dos principais motivos para estudar enfermagem, uma área que cresce em termos de profissionais, rendimento e prestígio na sociedade.

Atualmente, com a pandemia do novo coronavírus, todos os profissionais de saúde estão ganhando mais prestígio perante a população, graças ao incrível trabalho realizado para salvar vidas nessa crise.

Se esse empenho e dedicação mexeram com o seu coração, mas você ainda não se decidiu sobre a carreira, veja abaixo alguns dos motivos para estudar enfermagem!

Quais os principais motivos para estudar enfermagem?

Nós selecionamos 7 motivos para estudar enfermagem. Veja quais são!

1. Amplo mercado de trabalho

Uma das grandes vantagens de trabalhar como enfermeiro ou enfermeira é o fato de ser uma área de amplo mercado no Brasil. Para se ter uma ideia só no site da Catho havia 5 mil vagas de emprego disponíveis em fevereiro de 2020. Além disso, o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) registrou que 80% dos enfermeiros estão empregados no momento, uma das maiores taxas para qualquer profissão.

Ou seja: trabalhar com enfermagem é o mais próximo possível de ter uma estabilidade profissional e garantia de conseguir vagas. Especialmente em um momento tão sério como esse da pandemia do novo coronavírus.

2. Diferentes áreas de atuação ou de especialização

Um dos principais motivos para estudar enfermagem é que a área é muito ampla e com vários caminhos diferentes para especializações. Isso significa que quem começar nela poderá avançar para diferentes segmentos do mercado e terá muitas opções de escolha.

Por exemplo, alguém formado em enfermagem poderá fazer um mestrado em terapia intensiva e cuidar de pacientes em estados mais graves. Ou então, se preferir, poderá se especializar no trato de idosos ou de pacientes com alguma condição específica.

Essas especializações garantem melhor posicionamento e estabilidade no mercado, além de maior satisfação profissional também. E por falar nisso…

3. Momentos gratificantes

É verdade que a profissão de enfermeiro ou enfermeira é cheia de tensão, pressão e momentos tristes. Nem sempre os pacientes sobrevivem e, por isso, é essencial ter um equilíbrio emocional bem sólido para atuar na área.

No entanto, também é fato que o segmento é cheio de momentos incrivelmente gratificantes. Cada recuperação, cada momento pode trazer muita alegria e satisfação.

4. Não há rotina no trabalho

Para algumas pessoas, a melhor coisa do mundo é trabalhar em uma profissão com muita rotina e processos estruturados. No entanto, nem todo mundo é assim. Aliás, a maior parte das pessoas prefere trabalhos desafiadores e que mudem frequentemente.

Por isso, um dos principais motivos para estudar enfermagem é que essa é uma das áreas com menos rotina. Para alguns tipos de enfermeiros, cada dia é totalmente diferente do outro. É claro que existem alguns processos comuns, mas normalmente as rotinas de trabalho são bem distintas.

5. Remuneração acima da média nacional

Um dos benefícios de estudar enfermagem é que o salário para o profissional da área é um pouco acima da média nacional. Para se ter uma ideia, segundo o Salários.com.br, a remuneração mensal de um enfermeiro é próxima de R$3.500,00.

Considerando que o salário mínimo no Brasil é de pouco mais de R$1.000,00, isso significa que um enfermeiro ganha 3,5 vezes o salário mínimo. Nada mal, não é mesmo?

No entanto, esse não é o único pagamento que um enfermeiro recebe. Existe mais em jogo, como...

6. Poder ajudar os outros

Um mal moderno que acomete muitas profissões é o sentimento de que o trabalho não tem muito valor. Isso acontece especialmente com quem executa funções burocráticas, que não “beneficiam” ninguém diretamente.

No entanto, a área de enfermagem vai no sentido oposto disso. Toda vez que um enfermeiro entra no trabalho, ele está ajudando as pessoas e mudando vidas. Por isso, a profissão é muito recompensadora.

7. Foco em pessoas

Por fim, um dos principais motivos para estudar enfermagem é o foco em pessoas que a área tem. Em alguns casos, é um foco inclusive maior do que o de um médico.

Isso acontece porque os cursos de medicina são focados primariamente no trato dos problemas. Acaba que muitos médicos enxergam os pacientes apenas como um problema a ser resolvido. A parte mais humana do tratamento, de conversar com as pessoas e ter seu trabalho focado no lado humano, fica com o enfermeiro ou enfermeira.

Por isso, caso você goste de lidar com pessoas e tem esse lado mais sensível aflorado, poderá se beneficiar muito nessa área.

Pronto, esses são os 7 principais motivos para estudar enfermagem. Como deu para ver, é uma área muito versátil, recompensadora (financeiramente e além) e com muitos desafios. Por isso, pode ser a área certa para você.

No entanto, caso você não tenha o perfil ideal para o trabalho, não conseguirá se beneficiar da enfermagem. O que você acha disso? Tem ou não o perfil para a profissão? Comente abaixo!

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×