22/01/2018

Você sabe o que o técnico em enfermagem faz dentro do centro cirúrgico?

Muitas pessoas sonham com uma carreira na medicina, não é a toa que o curso é um dos mais concorridos no Brasil. Mas nem todos conseguem realizar esse sonho e acabam buscando outros cursos. Por isso hoje vamos falar sobre uma área, que tem uma relação direta com a medicina, mas nem sempre é lembrada: o curso de enfermagem.

Em conjunto com os médicos e outros profissionais da saúde, os enfermeiros lidam diariamente com a vida das pessoas numa rotina diária de cuidados e procedimentos. E dentro de alguns desses procedimentos está o trabalho no centro cirúrgico, que é o setor mais importante do contexto médico e por isso demanda dos profissionais atenção, cuidado e disciplina.

Além dos enfermeiros, atuam no centro cirúrgico as equipes médica que são formadas por cirurgião e anestesista, administrativa e de higiene. Todas trabalhando em conjunto para garantir a segurança do paciente e a eficiência do procedimento. Outro detalhe importante é que, não adianta os profissionais serem muito bons se a equipe não se dá bem. É preciso que haja harmonia e que todos estejam alinhados pelo mesmo objetivo.

 

Equipe de enfermagem

Durante qualquer procedimento cirúrgico são solicitados muitos profissionais para que tudo saia como planejado. Vamos dar o exemplo da equipe de enfermagem, formada pelo enfermeiro, auxiliar e técnico em enfermagem.

O enfermeiro chefe é responsável por cuidar do ambiente cirúrgico e garantir que todos estejam desempenhando suas devidas funções, além de planejar as ações que são executadas. Ele também tem algumas tarefas administrativas, como a elaboração da escala de férias e as folgas dos componentes da equipe.  

Já o técnico em enfermagem e o auxiliar são ajudantes diretos do enfermeiro chefe, e são responsáveis por verificar o funcionamento, conservação e manutenção dos equipamentos que compõem o centro cirúrgico. Eles também devem encaminhar as peças cirúrgicas aos laboratórios especializados e fazer o controle dos materiais esterilizados, entre outras funções.

 

Profissão em alta?

Você sabia que os profissionais de enfermagem começaram a ser mais requisitados do que os médicos? Pois é! Segundo uma pesquisa feita pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Aplicada) dos mais de 304 mil postos de trabalho de nível superior no Brasil, quase 9% das vagas foram para esses profissionais. Esse dado mostra que a profissão tem sido valorizada, o que não acontecia há alguns anos atrás.

Você que está aí em dúvida de que curso fazer, ou até mesmo sonhando com uma carreira da medicina o que acha de dar uma pesquisada a mais sobre o curso de enfermagem? A profissão é tão nobre quanto a do médico! E não, ser enfermeiro não é uma função apenas para mulheres, segundo o Coren de São Paulo em 40 anos o número de profissionais homens cresceu de 2% para 12%. Um número pequeno, mas que já mostra o aumento de interessados.

 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×