PRAGMATISMO: EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA EM FACE ÀS TEORIAS DE JUSTIÇA
O objetivo deste artigo é investigar e propor reflexões sobre conceitos como: educação, democracia e as teorias de justiça. De tal modo, se considerará questões e reflexões que colocam em dúvida estas concepções numa perspectiva pragmática. Para tanto, será levado em conta, como cerne da questão, o processo de escolarização permeado por limitações e dificuldades de cunho socioeconômico, gênero, histórico familiar de evasão, étnico-racial e outras condições que perpetrem vulnerabilidades sociais que podem afetar o desenvolvimento infanto-juvenil, bem como restringir futuros cidadãos ao desfrute de uma cidadania plena. Por conseguinte, o artigo visa ainda captar o caráter pedagógico-pragmático destes fenômenos, contextualizando-os à atualidade da escola pública brasileira. Assim, discutir-se-á a importância de uma filosofia social (política e jurídica) comprometida com a realidade dos indivíduos, foco da questão, e, igualmente, como esta filosofia comprometida pode contribuir com esse debate. Isto pode levar a conhecimentos teóricos e práticos que apontem para uma transformação social que tenha como horizonte uma sociedade democrática e justa, sem privilégios.