O PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA E A AÇÃO EDUCATIVA NO ENSINO SUPERIOR: ABORDAGEM PSICANALÍTICA
A presente escrita é proposta como sistematização de uma pesquisa bibliográfica realizada com o objetivo de investigar o que permeia a relação transferencial entre professor e aluno no Ensino Superior, na qual buscou-se situar a pesquisa no viés psicanalítico apresentando primeiramente seu campo conceitual. Na sequência, discutiu-se sobre a estrutura e o funcionamento deste nível de ensino, bem como as competências pedagógicas do professor universitário para posteriormente refletir sobre as implicações de tais questões na relação transferencial estabelecida entre professor e aluno no Ensino Superior. Conclui-se a partir deste estudo bibliográfico que ao conhecer a estrutura e funcionamento do Ensino Superior, bem como as competências do professor universitário torna-se possível refletir sobre os diversos elementos que fazem parte do conjunto de inscrições postas ao professor que antecedem sua entrada na sala de aula e influência direta na relação transferencial que irá estabelecer com seu aluno/acadêmico. Entendeu-se que o professor não está neutro nesta relação, mas sim investido do discurso institucional vigente, o que o coloca mais implicado com o que surge dessa relação.