18/06/2018

GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA TRAJETÓRIA DE LUTA EM PROL DO EXERCÍCIO PLENO DA CIDADANIA

GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA TRAJETÓRIA DE LUTA EM PROL DO EXERCÍCIO PLENO DA CIDADANIA

Graziela Luz dos Santos[1]

Fernanda dos Santos Paulo[2]

 

DEMOCRATIC MANAGEMENT OF BASIC EDUCATION: A FIGHTING TRAJECTORY IN PROLE OF CITIZENS 'PLENARY EXERCISE

 

 

 
RESUMO

 

Uma sociedade justa e igualitária depende de uma educação de qualidade, participativa e democrática. Nesse viés, o artigo, construído a partir de uma reflexão acerca dos estágios vivenciados no decorrer do Curso de Pedagogia, pressupõe a abordagem da gestão democrática da educação básica. Através do estudo realizado por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de entrevista estruturada, compreendemos a relevância da exploração do devido tema, de forma a perceber a gestão democrática como a participação de todos envolvidos no processo educativo. A formação acadêmica representa a unificação entre os conhecimentos científicos e a prática pedagógica, pautadas na participação, descentralização, autonomia e responsabilidade da coletividade na construção de um projeto de educação e sociedade democrática. O rompimento com o contexto democrático é um processo de desumanização e de fragilidade do pleno desenvolvimento da cidadania. A educação básica é um dos espaços potentes para a construção de relações democráticas.

 

Palavras-chave: Gestão democrática. Educação básica. Participação. Cidadania. Estágios.

 

ABSTRACT

 

A fair and egalitarian society depends on quality, participatory and democratic education. In this bias, the article, based on a reflection about the stages experienced during the course of Pedagogy, presupposes the approach of democratic management of basic education. Through the study carried out through bibliographical research, documentary and structured interview, we understand the relevance of the exploitation of the due theme, in order to perceive the democratic management as the participation of all involved in the educational process. The academic formation represents the unification between scientific knowledge and pedagogical practice, based on the participation, decentralization, autonomy and responsibility of the collective in the construction of a project of education and democratic society. The break with the democratic context is a process of dehumanization and fragility of the full development of citizenship. Basic education is one of the potent spaces for the construction of democratic relations.

 

[1] Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – Uniasselvi. Integro o Grupo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire e a Educação Popular da Associação de Educadores Populares de Porto Alegre ( AEPPA), coordenado pela professora Fernanda Paulo.

[2] Professora doutora: supervisora de estágios (Educação infantil, Anos iniciais, EJA e Gestão) e  orientadora dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do Centro Universitário Leonardo da Vinci – Uniasselvi. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire e a Educação Popular da Associação de Educadores Populares de Porto Alegre (AEPPA).

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Volume/Edição

Autores

  • PAULO, Fernanda dos Santos; SANTOS, Graziela Luz dos

Páginas

  • 1 a 21

Áreas do conhecimento

  • Nenhuma cadastrada

Palavras chave

  • Gestão democrática, Educação básica, participação, Cidadania, Estágios

Dados da publicação

  • Data: 18/06/2018
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