Webinário orienta sobre seleção do PEC 2025
Visando orientar os interessados em participar do Programa de Estudantes-Convênio (PEC), nas modalidades Graduação (PEC-G) e Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE), o Ministério da Educação (MEC) — por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) — promoveu um webinário nesta sexta-feira, 9 de agosto. Além de responder a possíveis dúvidas sobre os processos de inscrição, as Pastas apresentaram as principais características do Edital nº 03/2024, que trata da seleção para o programa.
O webinário foi criado com foco nos candidatos às mais de 8 mil vagas de graduação e 580 vagas de cursos de português oferecidas para o próximo ano. O evento contou com transmissão on-line e está disponível no canal do MEC no YouTube. Na descrição do vídeo, há o link para as apresentações em espanhol, inglês e francês.
Participou do evento o assessor para Assuntos Internacionais do MEC, Francisco Souza, que destacou a importância do programa para os estudantes e para a educação superior. “Esse programa é muito importante, porque ele traz mais diversidade para as salas de aula e para os laboratórios, permitindo uma atmosfera acadêmica de debate e de troca de experiências que colabora para o desenvolvimento da educação superior.”
Inscrições – As vagas entre as modalidades estão distribuídas da seguinte forma:
-
Vagas PEC-G: mais de 8 mil vagas, em mais de 400 cursos de graduação oferecidos por 109 instituições de educação superior, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. A lista de vagas já está disponível.
-
Vagas PEC-PLE: 583 vagas, em 30 instituições de educação superior, em todas as regiões do Brasil: Centro-Oeste (Distrito Federal), Nordeste (Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Norte), Norte (Amapá, Amazonas, Pará e Roraima), Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro) e Sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina). Confira a lista de vagas.
As inscrições devem ser feitas até 23 de agosto, nos postos diplomáticos brasileiros em um dos 74 países participantes, seguindo o disposto nos editais em português, inglês e espanhol.
Participantes – Estiveram presentes, na mesa de abertura, o assessor para Assuntos Internacionais do MEC, Francisco Souza; a coordenadora-geral de Assuntos Internacionais da Sesu, Jaqueline Schultz; o chefe da Divisão de Cooperação Educacional do MRE, Jonas Paloschi; a representante da coordenação do PEC-G do MRE, Elisa Mendes; e um aluno participante do PEC-G, Paul Egyir.
PEC – Criado em 1965, o PEC-G completará 60 anos em 2025. Ele é um dos mais antigos e importantes instrumentos de política externa e de apoio à internacionalização das instituições de educação superior brasileiras. Sem pretender exclusividade, a iniciativa facilita o acesso das instituições participantes a candidatos estrangeiros, ao oferecer a rede de postos do MRE no exterior como ponto de divulgação, de contato e de coleta da documentação dos estudantes interessados. A Portaria Interministerial nº 7/2024, publicada no último mês, modernizou o Programa a fim de atrair mais estudantes estrangeiros para o Brasil.
Mais de 10 mil estudantes já participaram do PEC-G, ao qual já aderiram mais de 100 instituições de educação superior do País. Entre os ex-alunos de maior notoriedade, está o atual presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, que estudou Administração na Fundação Getúlio Vargas nos anos 1980.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu - 09.08.2024