18/03/2025

Webinário inaugura curso de educação híbrida para docentes

A partir do dia 18 de março, docentes do ensino médio público receberão uma formação continuada virtual e presencial. Ela será voltada ao planejamento, implementação e avaliação de práticas pedagógicas híbridas.

O aprofundamento do conhecimento acerca da educação híbrida ganha uma nova agenda no Ministério da Educação (MEC). Nesta terça-feira, 18 de março, terá início o curso de formação continuada para professores do ensino médio público. A ocasião será marcada por um webinário intitulado “Educação Híbrida para Docentes: da compreensão à prática pedagógica”. O evento começará às 18 horas e será transmitido pelo Canal do MEC no YouTube.  

Oferecida por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), a formação continuada visa à compreensão das possibilidades da educação híbrida no contexto da Política Nacional do Ensino Médio e da Política de Educação Digital. A ideia é construir caminhos para planejar, implementar e avaliar práticas pedagógicas híbridas nas escolas.  

O curso integra a Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), uma estratégia da Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens, instituída pelo Decreto nº 11.079, de 23 de maio de 2022, e renovada pela Portaria nº 865/2022 e pelo Decreto nº 12.391, de 2025. O propósito da RIEH é promover a implementação de estratégias de educação híbrida em todos os entes federativos do país, bem como contribuir com a implementação do Ensino Médio de forma equitativa e efetiva. 

A imersão no curso vai começar nesta terça (18) com o Experimento Pedagógico do Observatório da Rede de Inovação Para a Educação Híbrida: Integração de Saberes na Prática. O evento irá ocorrer às 14 horas, com a presença dos estudantes do ensino médio da rede estadual de Alagoas e dos graduandos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O objetivo é que os estudantes possam vivenciar a criação e adaptação dos Recursos Educacionais Digitais (REDs), utilizando as ferramentas e plataformas da RIEH. 

Participarão do webinário a coordenadora-geral de Ensino Médio, Valdirene Alves de Oliveira; o reitor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), professor Josealdo Tonholo; o diretor-geral do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (Nees), Ig Ibert Bittencourt; o coordenador- geral do RIEH, Ibsen Mateus Bittencourt Santana Pinto; e a pesquisadora e consultora técnica Daniela da Costa Britto Pereira Lima. 

Formação  O curso “Educação Híbrida para Docentes: da compreensão à prática pedagógica” será oferecido entre 18 de março e 15 de agosto. Entre os pontos a serem abordados, estão a escola como espaço de vivências da educação híbrida; ferramentas e recursos didáticos digitais; recursos educacionais digitais; educação híbrida na perspectiva da comunidade escolar; e uma atividade integrada para elaboração de plano de aula.  

Com carga de 80h (distribuídas entre 72h virtuais e 8h presenciais), a formação terá um encontro presencial em cada estado e no Distrito Federal. As oficinas presenciais deverão ocorrer entre 24 de abril e 27 de maio. Já entre os dias 16 de junho e 30 de julho, serão realizadas atividades cujos relatórios deverão ser entregues no fim do curso.  

A iniciativa visa formar os professores do ensino médio público para a compreensão das possibilidades da educação híbrida no contexto da Política Nacional de Ensino Médio e da Política de Educação Digital. A ideia é possibilitar caminhos para o planejamento e a implementação da educação híbrida nas escolas de ensino médio, no contexto da Política Nacional de Ensino Médio.   

 

Assessoria de Comunicação do MEC, com informações da SEB - 17.03.2025

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×