Webinário debate avaliação e mediações pedagógicas
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), realizou o terceiro encontro para a recomposição das aprendizagens nesta terça-feira, 1º de outubro. Em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e com o Instituto Reúna, a reunião debateu a avaliação e as mediações pedagógicas. O evento está disponível na íntegra no canal do MEC no YouTube.
“Essa é uma política absolutamente urgente e complexa, já que envolve diversas etapas e estratégias de mediação pedagógica e de processos de gestão”, disse o coordenador-geral de Estratégia da Educação Básica, Christy Pato. “No entanto, para que a política seja instituída da maneira mais efetiva possível, é preciso que sejam respeitados as particularidades e o tempo de cada rede, sem angústia e sem ansiedade, permitindo que o processo seja devidamente implementado segundo as capacidades de cada rede e de cada escola.”
A formação faz parte do Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens, lançado pelo MEC em junho deste ano a fim de oferecer apoio técnico e financeiro para os municípios, os estados e o Distrito Federal executarem ações e programas com foco na melhoria dos índices de aprendizagem da educação básica. A política foi construída de forma colaborativa pelo MEC com os entes nacionais, representados pelo Consed e pela Undime.
Agenda – O primeiro webinário da série de formações sobre a recomposição das aprendizagens, realizado em 16 de setembro, debateu o tema “Plano de ação: estratégias para implementação de recomposição de aprendizagens”.
Já o segundo webinário discutiu a reorganização curricular e a centralidade do currículo na coerência pedagógica sistêmica, com foco nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), na priorização de habilidades e no alinhamento com processos avaliativos.
Contexto – O Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens foi lançado após a constatação, por meio de pesquisas e dados oficiais, de que a pandemia de covid-19 agravou a defasagem de aprendizagem no Brasil, ampliando as desigualdades educacionais já existentes. Há décadas, o sistema não garante que todos os estudantes adquiram os conhecimentos e as habilidades necessárias para seu pleno desenvolvimento. A recomposição das aprendizagens se apresenta, então, como uma tarefa urgente e de longo prazo para lidar com o problema.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB - 01.10.2024