29/09/2012

Visão Multidisciplinar

 

Possuir uma especialização profissional é fundamental para quem pretende trabalhar e desenvolver uma carreira. Só que, para a realidade do mercado atual, só isso já não é suficiente: as grandes mudanças nas organizações exigem dos profissionais de hoje – e do futuro – algo além das suas qualidades e habilidades específicas. E, para que ocorra uma participação mais efetiva dentro da organização, é preciso que o profissional desenvolva uma visão multidisciplinar.

 

 

 

A idéia da visão multidisciplinar surge quase em contraposição ao modelo fragmentado que até então as organizações adotavam, onde o papel do especialista era fundamental para que determinados setores funcionassem com eficiência.

Os especialistas – por força da sua condição – desenvolveram um olhar verticalizado, o que, de certa forma, os impedia de enxergar para os lados, de compreender situações que não pertencessem exclusivamente ao seu mundo. Nesse sentido, sua idéia de negócios e sua visão do processo se tornaram parciais.

Hoje, em função da alta competitividade do mercado, das transformações no plano social, já não é suficiente – para os moldes modernos – o conhecimento parcial da empresa. O nível de envolvimento com a idéia do negócio pressupõe a compreensão do todo, o entendimento completo do processo e do conceito que a organização tem de si mesma.

A especialização continua sendo necessária e fundamenta; no entanto, é importante diferenciar a formação da visão: a postura construída através da experiência. Trocando em miúdos, podemos dizer que a formação profissional especializada deve se agregar ao contexto multidisciplinar das organizações. Mas, ao mesmo tempo, o profissional deve ter consciência do papel que desempenha na organização, para que não ocorra uma prática generalista e, consequentemente, a perda da identidade ocupacional.

Quem pretende ter essa postura deve permanecer atento, desenvolver uma autocrítica que permita avaliar o reflexo de suas atividades no contexto de trabalho; trocar idéias com profissionais de outras áreas, explorar o ambiente de trabalho e ter uma comunicação eficiente e adequada; deve também procurar aprender, sempre com a prática do dia-a-dia, que é importante para se encontrar o próprio eixo e delimitar seu papel dentro da empresa.

Portanto, a visão multidisciplinar está vinculada à compreensão do todo e a um conjunto de atitudes. A base para o desenvolvimento dessa característica é o conhecimento de si próprio, da organização, da política, de assuntos gerais e da capacidade de saber utilizar e relacionar os elementos desse repertório.

Para isso, algumas “dicas” podem facilitar esse entrosamento:

  1. Conhecer bem a organização em que se está atuando: História, cultura, filosofia e objetivos.
  2. Direcionar a curiosidade: Ter interesse por conhecer a prática profissional dos colegas, trocar idéias, estabelecer um relacionamento saudável.
  3. Saber escolher as fontes certas para obter informações.
  4. Desenvolver a comunicação: procurar o aprimoramento dessa capacidade, tanto para transmitir quanto receber informações.
  5. Desmistificar as fórmulas prontas, pois elas embolam a criatividade. Trabalhar livremente o “processo de pensamento”. E, nesse ponto, é melhor darmos uma paradinha: é preciso buscar abertura para reflexão, repensar atitudes e desenvolver uma melhor percepção de si mesmo e do mundo. A leitura é ainda uma das formas mais eficientes de ativar esse “processo”.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×