24/03/2021

Visão Maniqueísta e Visão Sociológica

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br

 

Sabe-se que a educação pública não tem sido a educação transformadora, como afirma Aranha em seu livro Filosofia da Educação, publicado pela Moderna em 1996 ao aduzir que a "educação é um conceito genérico, mais amplo, que supõe o processo de desenvolvimento integral do homem, isto é, de sua capacidade física, intelectual e moral, visando não sua formação de habilidades, mas também do caráter e da personalidade social".

Pode-se perceber que esta esterilidade do sistema educacional se dá por simples questões políticas e de interesses elitizados, e isso não é consequência do isolamento, antes que algum néscio resolva ecoar aos quatro cantos apontando em riste o dedo em direção ao professor como o único culpado.

Alguns podem até ser culpados por não aproveitarem suas aulas para fazer a transdisciplinaridade com o atual contexto, fazendo da escola um momento singular para politizar sim, o nosso educando, já que toda educação é um ato político, como consta no meu livro Educação um Ato Político publicado pela Autografia em 2019.

Somos culpados quando não ensinamos tanto a visão maniqueísta e sociológica da situação, o que alias, na visão maniqueísta hoje encontra-se distorcida e formada por hipócritas que na atual conjuntura, pregam o negacionismo em plena pandemia em que apenas um dia, matou 3.241 mil pessoas e vai para Miami se vacinar, enquanto seu gado de manobra fica defendendo suas ideias hipócritas.

Somos culpados quando não desenvolvemos toda a criticidade em nosso educando de modo a discernirem sobre a visão maniqueísta e sociológica.

A visão maniqueísta, trabalha com um dualismo e está relacionado a dois princípios opostos que são representados pelo bem e pelo mal, dito isso, pode-se perceber que existe sim, um lado bom nas pessoas que nos permite uma licença poética a ponto de se esperar que as boas pessoas serão recompensadas com coisas boas e as pessoas de má índole terão coisas negativas, o que muitos conhecem como lei da ação e reação, causa e efeito ou a própria lei do retorno,

Infelizmente em nosso país, não é assim que acontece, pois quem faz prática do mal, está cada vez melhor, colhendo verdes louros e usufruindo do que o poder pode proporcionar,.

Esta é uma visão sociológica que não nos permite a licença poética e sim, conceber a dura e crua realidade da lei de Gerson, que tira vantagem em tudo, abrindo mão inclusive da ética e da moral, coisa muito comum no meio político.

A moral maniqueísta deixa de existir e consequentemente o bem e o mal passa a ser uma questão de ponto de vista como um natural desvio de caráter, e até mesmo vulgarização da ética.

Harari em seu livro Sapiens - Uma Breve História da Humanidade, publicado pela L&PM em 2016, pontua que o maniqueísmo na religião afirma que o mundo é campo de batalha entre o bem e o mal. Uma força maligna criou a matéria, ao passo que uma forma benigna criou o espírito, e nesta mesma visão, poderíamos com a licença poética imaginar que os políticos seriam nossos representantes a defender o interesse do povo, focando sempre o seu bem estar social, protegendo assim a sua dignidade.

Mera ilusão, os políticos tolhidos de ética e com o seu desvio de caráter, visam nada mais nada menos que aumentar os problemas sociológicos que servem para dar mais força e propagar o seu poder, pois miséria e ignorância são excelentes iscas para angariar votos.

Cabe assim ao docente, desconstruir falsos conceitos e trabalhar o protagonismo cognoscente de nossos educandos para que estes, voltem a ter a visão maniqueísta optando sempre pelo bem para que a sua visão sociológica possa ter inserida em si, toda equidade necessária para que problemas sociológicos não sejam miséria, ignorância, caos na saúde, corrupção na política dentre outros problemas intencionais que aumentam o abismo das desigualdades sociais.

Desta forma, deixemos de ser culpados quando trabalharmos coletivamente para erradicar toda esta manipulação imposta pelo sistema educacional de forma inteligente e com uma desobediência e Civil, pois como dizia Santo Agostinho, uma lei injusta não é uma lei para todos.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×