Vídeoconferência debaterá como informar melhor os internautas
Objetivo é facilitar o acesso a materiais de qualidade para viajantes que pesquisam destinos turísticos na internet
O Ministério do Turismo promove videoconferência ao vivo, na próxima terça-feira (25), sobre a importância da informação de qualidade para a experiência turística.
O bate-papo com a participação do ministro Vinicius Lages, além dos agentes do setor Renan Rubert, porta-voz do Trip Advisor no Brasil, Leonardo Marques, diretor do site Melhores Destinos, e Dilson Branco, diretor editorial da Editora MOL, será aberto à participação dos internautas.
O tema será abordado em um momento em que milhares de pessoas se preparam para as férias de fim de ano - e fazem uso da internet para pesquisar e decidir o destino de viagem. De acordo com um estudo do Ministério do Turismo, o uso da internet como fonte de informação para o turismo cresceu 68,4% nos últimos seis anos.
Hoje, a rede é o canal preferido de um terço dos estrangeiros que visitam o Brasil, passando a indicação de parentes e amigos, historicamente a principal fonte de informação.
“Ter acesso a um conteúdo de qualidade é, sem dúvida, uma ferramenta fundamental em um universo de 62 milhões de brasileiros, que fazem pelo menos uma viagem por ano”, disse o ministro Vinicius Lages. Para estimular as boas práticas na comunicação digital e a promoção de destinos brasileiros, o Ministério do Turismo lançou recentemente o selo “Blog Parceiro do Turismo”, disponível para blogs de viagens.
Segundo o ministro, os blogs são canais de grande visibilidade e um dos objetivos do MTur é garantir que os viajantes tenham acesso à informação confiável, verdadeira e segura sobre o país. O efeito da tecnologia, em vez de diminuir o desejo pelo deslocamento, estabelece novas formas e necessidades de interação com o mundo.
"O turismo é a nova indústria da felicidade. Ela tem capacidade de transformar o ser humano, e isso jamais vai ser colocado em xeque nem pela tecnologia, nem por qualquer outro tipo de desafio", disse Lages.
Como participar
O bate-papo será transmitido via Hangout, uma ferramenta de videoconferência da rede social Google+ que permite transmissões ao vivo.
Para acompanhar basta confirmar a participação no endereço do Hangout ou acessar o canal do Ministério do Turismo no YouTube.
Os internautas podem interagir com os convidados enviando perguntas e comentários pelas redes sociais usando a hashtag #HangoutMTur ou deixando mensagens nos perfis do MTur no Twitter, Facebook, Google+ ou YouTube.
Fonte: Ministério do Turismo