08/04/2022

Vida de calouro: como se integrar à faculdade?

Handsome-young-girl-with-red-velvet-backpack-holding-books

Entrar na faculdade pode ser a realização de um sonho, mas é preciso saber se integrar às atividades da universidade. Saiba como.

 

Entrar na faculdade, para muitos, é a realização de um sonho: é lá que a vida profissional de muitas pessoas começa, e muitos sentem mais autonomia em seus estudos.

Entretanto, existem tantas aulas, atividades e grupos nas faculdades que vários indivíduos podem ficar perdidos. Pensando nisso, preparamos uma ajuda ao estudante, que pode estar passando por problemas de integração.

Dessa forma, será possível aproveitar ao máximo o que a faculdade tem a oferecer, bem como viver ótimos anos de estudos!

Interaja com outros alunos

Em primeiro lugar, é fundamental que todo novo estudante busque se integrar aos outros alunos de sua turma e de outros períodos do seu próprio curso.

De fato, é muito bom ter boas relações com pessoas do seu curso durante a graduação: fica mais fácil formar grupos de trabalho, saber dicas da prova de determinado professor e até mesmo conseguir estágio.

Além disso, durante a faculdade, é possível montar um bom networking e manter contatos profissionais que podem ajudar muito em toda a sua carreira.

Por isso, o dia do trote é um dia muito importante. Hoje em dia, os trotes das universidades estão mais leves e têm como foco a socialização entre alunos.

Contudo, independente de trote, busque manter boas relações com outros alunos e permita-se, também, entrar em contato com alunos de outros cursos – afinal, o mercado de trabalho está cada vez mais multidisciplinar.

Organize seus documentos desde o início

A universidade exige uma série de documentações que precisam estar em dia para que você consiga se formar. Em detrimento disso, é importante organizar tudo desde o começo.

Por exemplo: você precisa ter entregue o seu diploma de ensino médio até o fim do curso. É possível começar a graduação apenas com uma declaração, mas o documento oficial precisa constar no sistema para você terminar. Sendo assim, peça o quanto antes.

Ademais, é importante juntar os comprovantes de cursos, de palestras e de eventos para não demorar na entrega das horas complementares.

Por incrível que pareça, muitos alunos deixam isso pro último semestre, mas é possível entregar até mesmo no primeiro ano. Qualquer ingresso de cinema conta!

Por fim, papéis de estágio, documentações para o TCC e muitas outras precisam ser organizadas. Não deixe para a última hora.

Faça os 3 pilares da universidade

O ensino universitário tem 3 pilares educacionais: ensino, pesquisa e extensão. No entanto, a maioria dos estudantes se concentra apenas no primeiro.

O problema é que uma faculdade com foco apenas no ensino deixa dois importantes pilares de lado: o contato com a produção acadêmica e o conhecimento de outras áreas do saber.

Nesse sentido, é muito importante que todo estudante busque fazer pesquisa através de atividades de iniciação científica. Existem diversos grupos de pesquisa nas universidades abordando temas diversos.

Vale notar que o aluno não precisa fazer pesquisa apenas dentro de sua área: é possível achar vários grupos interdisciplinares e adquirir conhecimentos “fora da caixa”.

Outrossim, a extensão também é muito importante. As atividades de extensão são cursos, palestras, atividades culturais e eventos que permitem adquirir conhecimentos sobre diversas áreas.

Muitos cursos exigem poucas horas complementares, todavia o aluno pode fazer muito mais do que isso e, é claro, aprender mais.

Entregue mais do que o obrigatório

Na escola, é comum que todos estudem apenas o necessário para ficar na média e para passar de ano. Essa mentalidade pode até funcionar no ensino médio, mas, na universidade, é diferente.

Ainda que seja possível terminar a graduação fazendo o mínimo de esforço, precisamos nos lembrar de que estamos nos preparando para o mercado de trabalho. Diante disso, é sempre bom entregar o máximo possível.

Logo, quando tiver um trabalho, não faça o mínimo necessário: busque informações mais profundas, entregue mais resultados e faça boas apresentações.

Os trabalhos acadêmicos são uma prévia do mercado profissional, pois exigem disciplina, planejamento de horários e constância nas atividades. Sendo assim, por que não encarar da melhor forma possível?

Existem diversas outras dicas importantes, mas, com as instruções aqui, você conseguirá tirar muito mais proveito do seu ensino universitário!

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×