21/11/2022

Viagem ao Centro da Terra: porque uma ficção.

Viagem-ao-centro-da-terra


 

Você sabe como é o centro da Terra?

 

imagem 1: http://chc.org.br/wp-content/uploads/2012/12/viagem-ao-centro-da-terra.jpg 

 

Você já deve ter visto o filme 'Viagem ao Centro da Terra', portanto, deve ser craque no assunto. Dinossauros, diamantes, lava de vulcões, campos minados e pedras metálicas são algumas das maravilhas que o filme nos apresenta. Mas não é bem assim. Vamos descobrir (de verdade) como é o centro da Terra. Dinossauros foram extintos há milhões de anos. Um meteoro atingiu a superfície terrestre e acabou com grande parte da vida (talvez não com as baratas). Desmentimos a primeira possibilidade. Sabemos também que é impossível chegar lá, portanto, esse filme é pura ficção e nós acabamos com a sua infância. Iremos explicar o porquê.

 

imagem 2: https://img.ibxk.com.br/2021/03/04/04204141586470.jpg 

 

Como você pode ver na imagem 2, a Terra tem 5 camadas, a crosta terrestre, o manto superior, o manto interior, o núcleo externo e o núcleo interno. Focando então no núcleo, podemos ver na imagem 2 que ele parece ser muito quente. A impossibilidade de chegar até ela é devido a sua temperatura e pressão elevadas, que chega a ter aproximadamente 6.000°C, tão quente que consegue ionizar os átomos de metais que o compõem. O núcleo interno é formado por uma esfera sólida de ferro e outros metais pesados e o núcleo externo é um líquido maleável de ferro e níquel onde se forma o campo magnético terrestre, que protege o planeta dos perigosos ventos solares. Mas o que o núcleo tem a ver com o campo magnético da Terra?

 

imagem 3: https://img.olhardigital.com.br/wp-content/uploads/2020/08/20200818030219-1100x450.jpg 

 

O campo é formado devido à ionização dos metais que nele existem, onde se magnetiza com o movimento de cargas elétricas que só é possível acontecer no núcleo externo devido a sua temperatura e pressão serem menos elevadas. Esse movimento é o que chamamos de convecção, para entender, imagine uma panela com água no fogão, a água que é aquecida pelo fogo sobe e a fria desce, fazendo esse movimento de rotação.

 

imagem 4: https://s1.static.brasilescola.uol.com.br/be/conteudo/images/conveccao-no-bule-5c2e5b51c413a.jpg 

 

Mas não é somente a convecção que gera o campo magnético, pois se fosse somente isso, os campos gerados se anulariam. Vem, então, o Efeito Coriolis. Com o movimento de rotação da Terra, pequenos redemoinhos do líquido se ferro e níquel se formam, sem eles, não haveria campo magnético. Veja na imagem 5 o Efeito Coriolis: 

 

imagem 5: https://youtu.be/jb7zfbD1Ym0 

 

Toda essa teoria se chama Geodínamo. Inicialmente acreditava-se que a Terra fosse ferromagnética, ou seja, se o ferro fosse aquecido, se tornaria magnético, mas hoje sabemos que depois de certa temperatura, as substâncias não são mais magnetizadas (ponto Curie). Com o avanço da mineração, notou-se que quanto mais profundo ia-se, mais calor era, o que podia ser mais quente que o ponto Curie. A prova da existência do campo magnético terrestre são as auroras boreais.

imagem 6: https://angloriopreto.com.br/wp-content/uploads/2017/01/Aurora.jpg 

 

Mas e se a Terra não tivesse campo magnético?

 

O campo magnético terrestre nos protege dos perigosos ventos solares, sem ele, as partículas que vêm do Sol não se ionizariam ao se chocar com nosso escudo magnético e então penetrariam na nossa atmosfera, expulsando átomo por átomo e todos os gases, sendo uma catástrofe para a vida humana e a maioria de outros tipos de vida na Terra. Marte, por exemplo, possui um campo magnético muito fraco, tornando um risco à exploração humana, por conta da radiação. E para a nossa alegria (só que não) existe uma falha no campo magnético acima do sul do Brasil, a Anomalia Magnética do Atlântico Sul (AMAS). 

 

imagem 6: https://youtu.be/v0Sc3KtCTRU

 

Ela faz com que recibamos mais de 60% de radiação cósmica que outros países. Essa anomalia não é estática, no ano de 1500, por exemplo, estava no Sul da África. Nos últimos dois séculos ela se moveu, aumentou e intensificou. Pesquisadores da USP e da Université de Nantes (França) apontam que ela não se moveu como o imaginado, significa que sua trajetória não ocorreu em linha reta nem em velocidade constante. Ela se move até hoje, mas à medida que ela enfraquece na América, uma nova anomalia surge no sul da África há 15 anos. Especialistas preveem que no futuro a anomalia presente na América desapareça e ressurgirá na África como já aconteceu antes, e essa previsão afasta a teoria de estarmos próximos de uma inversão dos pólos magnéticos como já ocorreu há 780 mil anos e deixou o planeta exposto à radiação solar. Se o modelo estiver correto, após o deslocamento da AMAS para a África, o campo irá se reforçar, deixando a inversão ainda mais distante. 

 

O que acontece se ocorrer a inversão dos pólos magnéticos?

 

Devido a AMAS, pode ser que a inversão comece por aqui, visto que nosso campo já está se comportando de maneira estranha. 

imagem 7: https://v5j9q4b5.rocketcdn.me/wp-content/uploads/2018/02/1-46.jpg 

 

Durante a inversão, perderíamos temporariamente nosso campo magnético (imagem 7), gerando grandes problemas. Uma pane elétrica mundial, parecida com a tempestade solar de 1859, onde auroras boreais apareceram na Austrália e cortou as torres e linhas de telégrafo. A radiação cósmica que não seria mais direcionada para os pólos poderia causar mudanças genéticas como as das ficções de super-heróis. Sem falar que vários animais usam o campo magnético para orientação, como algumas aves, influenciando assim, os ciclos migratórios. Outros animais como vacas, tubarões e até bactérias conseguem sentir o campo magnético da Terra. 

 

imagem 8: https://super.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/12/SI_434_magnetorrecepcao2.png 

 

Várias pesquisas indicam que uma perturbação magnética pode causar problemas vasculares e hormonais em humanos, ou seja, o magnetismo influencia até na saúde humana. 

E assim concluímos nossa pesquisa. Para relembrar, falamos sobre: o porquê do filme ‘Viagem ao Centro da Terra’ ser uma ficção; como é o núcleo terrestre; como funciona o campo magnético; a AMAS; inversão dos pólos magnéticos e a influência dele em humanos e animais. 

 

Referências:

 

SERRANO, Carlos. Centro da Terra está esfriando mais rápido: quais podem ser as consequências? BBC News Brasil, 2022. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-60228443. Acesso em: 14/11/22.

 

CAVALCANTE, Daniele. O que é campo magnético da Terra? Entenda como ele nos protege. Canal Tech, 2022. Disponível em: https://canaltech.com.br/ciencia/o-que-e-o-campo-magnetico-da-terra-entenda-como-ele-nos-protege-206736/. Acesso em: 14/11/22.

 

GARATTONI, Bruno. Magnetorecepção: o sexto sentido. Super Interessante, 2022. Disponível em:https://super.abril.com.br/ciencia/magnetorrecepcao-o-sexto-sentido/. Acesso em: 16/11/22.

 

NELSON, Osman Rosso; MEDEIROS, José Renan.  Assim na Terra como no céu: a teoria do dínamo como uma ponte entre o geomagnetismo e o magnetismo estelar.  Scielo, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1806-11172012000400022. Acesso em: 16/11/22.

 

Ciência Todo Dia. Como a Terra gera o Campo Magnético? YouTube, 8 de jan. de 2015. Disponível em: https://youtu.be/jb7zfbD1Ym0. Acesso em: 16/11/22.

 

Pesquisa Fapesp. Uma falha no campo magnético da Terra passeia sobre o Brasil. YouTube, 2 de ago. de 2021. Disponível em: https://youtu.be/v0Sc3KtCTRU. Acesso em: 18/11/22.

 

Nerdologia. Inversão dos polos magnéticos. YouTube, 8 de jan. de 2015. Disponível em:

https://youtu.be/v0Sc3KtCTRU. Acesso em: 18/11/22.

Autoria: Isadora Freiberger, 21/11/2022.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×