Veterinária da USP anuncia clonagem de bovino a partir das células de animal adulto
Pesquisadores da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, anunciaram o nascimento da bezerra ‘Bela', gerada a partir da clonagem de células de um animal adulto. A experiência, coordenada pelo professor da FMVZ, José Antonio Visintin, servirá para verificar se a idade celular dos animais clonados de indivíduos adultos é maior que aqueles originados de gestação normal ou da clonagem de células fetais.
"Bela", uma bezerra da raça nelore, nasceu na última terça-feira (16), pesando 45 kg, considerado normal para a espécie. De acordo com o professor Visintin, testes genéticos com amostras de sangue comprovaram que os genes de Bela são idênticos aos do animal doador, a vaca "Nampa", de 10 anos de idade, pertencente à Fazenda Panorama, de Campinas (SP). "O estado de saúde da recém-nascida é normal", afirma o professor.
"Bela" é o segundo bovino clonado no Brasil a partir das células de um animal adulto. No ano passado, a FMVZ anunciou o nascimento do bezerro Marcolino, gerado por clonagem, mas a partir de células diferenciadas extraídas de embriões de bovinos (fibroblastos). O professor Visintin afirma que em 2004 os pesquisadores da FMVZ irão comparar o material genético de "Bela", "Marcolino" e "Nampa" para determinar se a idade celular de animais clonados a partir de células adultas é maior. Visitin relata que "Marcolino", hoje com 19 meses de idade, teve um crescimento normal e já fornece sêmen para experiências genéticas. O pesquisador da FMVZ, Marco Roberto de Mello, que participou do desenvolvimento dos indivíduos clonados, afirmou que não há diferença na gestação do animal clonado de células adultas com aqueles originados de células diferenciadas do embrião. (AgênciaUSP)