| Cursos mais concorridos foram Medicina, Enfermagem e Fisioterapia.
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebeu 111 inscrições para o Vestibular 2009 voltado, exclusivamente, para candidatos indígenas das etnias brasileiras. Deste total, 102 inscrições foram deferidas, atendendo às exigências de documentação e comprovação de vínculo com etnias nacionais estabelecidas no edital.
Os cursos mais procurados foram os da área das Ciências Biológicas e da Saúde, com destaque para Medicina, Enfermagem e Fisioterapia. No total, foram oferecidas 57 vagas, sendo uma em cada curso de graduação presencial da UFSCar.
A relação das inscrições deferidas já está disponível em www.vestibular.ufscar.br e na página da Vunesp, em www.vunesp.com.br. No próximo dia 27 de janeiro, também pela Internet, será divulgada a convocação para as provas, que serão realizadas nos dias 4 e 5 de fevereiro de 2009, no campus São Carlos da UFSCar.
O Vestibular será aplicado em fase única com questões de Leitura, Compreensão e Interpretação de Texto, Ciências Naturais, Matemática, História e Geografia, além de prova oral. Os candidatos indígenas inscritos no curso de Educação Musical também farão prova de aptidão. A divulgação dos resultados ocorre no dia 21 de fevereiro e o início das aulas em março.
Em 2008, a UFSCar ofereceu pela primeira vez um processo seletivo exclusivo para candidatos indígenas, o que tornou a Universidade a primeira instituição de Ensino Superior pública do Estado de São Paulo a promover uma seleção nessa modalidade. O Vestibular voltado para indígenas só foi possível por meio do Programa de Ações Afirmativas, aprovado em dezembro de 2006 na UFSCar, que determinou a criação de uma vaga adicional em cada curso oferecido pela Universidade voltada para candidatos das etnias brasileiras. Mais informações podem ser obtidas no Manual do Candidato, disponível em http://www.vestibular.ufscar.br ou em http://www.vunesp.com.br.
(Envolverde/Pauta Social) |