09/09/2021

Vestibulando: profissões na área de Marketing tem alto potencial no Brasil

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Você sabia que profissões na área de Marketing tem alto potencial no Brasil atualmente? Apenas em 2020, o segmento de Marketing Digital cresceu 25%, muito por causa da pandemia do novo coronavírus, mas também pela aceleração de uma tendência que já tinha tudo para se realizar. Afinal de contas, o setor já indicava que se tornaria a principal plataforma publicitária do mercado eventualmente.

Por isso, para quem é vestibulando e precisa decidir em qual setor quer entrar, especialmente um que tenha bastante potencial de crescimento e liberdade criativa, a área do Marketing é muito atraente. No entanto, em qual profissão exatamente? Afinal, o segmento de marketing é muito amplo e conta com vários profissionais diferentes.

Quer saber quais são as profissões na área de Marketing que tem alto potencial no Brasil? Então veja algumas sugestões abaixo!

5 profissões na área de Marketing que têm alto potencial no Brasil

1. Especialista em SEO

O Especialista em SEO é um profissional responsável por gerenciar os projetos e ações de otimização para motores de busca dentro de uma agência ou empresa. É alguém que, com certeza, trabalharia em um lugar como a Chili, agência de Marketing Digital com especialidade em SEO.

O SEO é um conjunto de técnicas e estratégias focadas em preparar um site para que ele seja mais facilmente encontrado e indexado pelo Google, tornando assim o seu conteúdo mais ranqueável e com presença na primeira página dos resultados de pesquisas.

Considerando que o Google tem 100 bilhões de pesquisas mensais, esse profissional é muito valorizado, pois pode entregar um enorme fluxo de tráfego orgânico (que é mais qualificado e barato).

2. Gestor de tráfego

Um gestor de tráfego é o profissional responsável por cuidar de anúncios de tráfego pago na Internet, tanto via Google (com anúncios no Google Ads), quanto via redes sociais e outras plataformas (YouTube, por exemplo).

Sua função é montar campanhas estratégicas que levarão o usuário a um ponto de destino específico, preferencialmente pronto para realizar alguma ação de conversão como comprar um produto, assinar uma newsletter ou baixar um eBook.

O gestor de tráfego é um cargo relativamente recente, já que até há alguns anos não havia esse profissional nas agências de marketing. Hoje, no entanto, é alguém obrigatório nas empresas.

3. Copywriter

Dentre todas as posições mencionadas aqui, o Copywriter seja talvez o mais criativo e, ao mesmo tempo, o que menos tem vocação em Marketing, por assim dizer. Um copywriter é o responsável por escrever copys, textos altamente persuasivos que tem como objetivo tirar uma conversão do leitor.

Normalmente, os bons copywriters são profissionais com tendência ou histórico na área de vendas, uma vez que eles já entendem como a comunicação persuasiva funciona. A grande diferença é usá-la no formato de texto.

Sua função é elaborar conteúdos de Landing Pages, além de e-mail marketing, anúncios e outras plataformas que sejam focadas em conversão. Não confunda o copywriter com o redator Inbound, profissional especializado em produzir artigos de Marketing de Conteúdo para atrair visitantes para uma plataforma.

4. Gestor de mídias sociais

O gestor de mídias sociais é o profissional responsável por estabelecer e executar uma estratégia nas redes sociais. Seu objetivo é planejar posts, analisar métricas, gerar engajamento e conseguir mais resultados das páginas dos clientes em plataformas como o Facebook e o Instagram.

Com as redes sociais sendo cada vez mais importantes no dia a dia (os brasileiros passam 5 horas por dia nelas, em média), a estratégia nessas plataformas precisa se profissionalizar.

Dá para fazer das redes sociais um local autossuficiente em uma estratégia de marketing. Por lá, é possível atrair, nutrir e converter os usuários. No entanto, também é interessante conectar as plataformas com outros locais de comunicação, como site e blog.

5. Gestor de comunidade

Por fim, uma das tendências modernas do marketing é a criação de comunidades ao redor de empresas, produtos e serviços. Essas comunidades são compostas por usuários e fãs das empresas e, apesar de nascerem de forma orgânica em alguns casos, precisam ser cuidadosamente cultivadas.

Quem faz esse papel é o gestor de comunidade, um profissional que funciona mais ou menos como um assessor de imprensa, mas focado única e exclusivamente em interagir com os usuários e clientes da empresa, não com a imprensa em si. Ele cria ações e estratégias para fortalecer a comunidade ao redor do negócio.

Pronto! Essas são as profissões na área de Marketing que têm alto potencial no Brasil. É interessante notar que a maior parte delas nem sequer existiam há 5 ou 6 anos, quanto mais eram relevantes. Por isso, vale a pena entender que, por mais que a universidade de Marketing e Propaganda seja muito interessante, ainda assim é vital acompanhar as novidades do mercado para se atualizar em um ritmo mais rápido do que o acadêmico.

Gostou do conteúdo? Quais dessas profissões têm mais a ver com você? Comente abaixo!

 

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