22/12/2005

Universitários de Ribeirão Preto farão parte do Projeto Rondon

Seis alunos da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) receberam aprovação do Ministério da Defesa e do Ministério da Educação para atuarem, entre os dias 3 e 20 de fevereiro de 2006, no Projeto Rondon.

Criado durante o governo militar, o Rondon levava estudantes universitários durante as férias para trabalharem com ações de melhoria da qualidade de vida em populações das regiões carentes do País.

Interrompido por governos federais anteriores por mais de 10 anos, o Projeto foi retomado em 2005 pelo governo Lula. Na proposta de participação enviada pelos alunos da Unaerp aos ministérios estão ações estratégicas de atuação nas áreas de saúde, educação e defesa dos Direitos Humanos, que devem ser implementados por eles na cidade de Basiléia, interior do Acre.

No projeto, está prevista também a criação dos conselhos municipais de Educação e de Defesa do Consumidor, o estímulo à alfabetização de adultos e à leitura na educação infantil, orientações à população sobre sexualidade, abortos, uso de drogas, mortalidade infantil, gravidez precoce, prostituição infantil, amamentação, câncer de mama e do colo de útero, palestras sobre importância do exame pré-natal, uso de contraceptivos, vacinações e sobre as doenças mais prevalentes na região.

Além disso, os alunos devem dinamizar os registros civis entre a população, como também a atuação dos conselhos tutelar e de meio ambiente de Basiléia.

Os alunos do quinto ano de Medicina, Felipe Eduardo Valsechi, Guilherme Haubert, José Rodolfo T. Porto, assim como as alunas da sexta etapa de Pedagogia, Márcia B. Marques e Fabiana R. Belezini, além de Radif Cosac, da quinta etapa do Direito, serão os representantes da Universidade dentro do Projeto. Os professores Marcos Jardim, da Pedagogia, e Veidson Marcelo Azenha, da Medicina, são os indicados para orientarem os alunos, embora ainda não tenham confirmado a presença.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×