Universitário apresenta pesquisa sobre qualidade de híbrido para silagem em Congresso Internacional
O aluno de agronomia da Fazu, Fábio Teixeira Lucas, participou este mês do 8º Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic-Semesp) - 6º Congresso Internacional de Iniciação Científica (Coint-Semesp), em Botucatu, SP, onde apresentou pesquisa sobre “Produção e qualidade de híbridos de milho para a produção de silagem”. Outros três universitários da instituição também apresentaram trabalhos no evento.
A pesquisa, que foi desenvolvida sob a orientação dos professores Leonardo de Oliveira Fernandes e Francisc Henrique Silva, aponta que as pastagens, durante o período seco do ano, tornam-se deficientes sendo necessário o uso de uma fonte adicional de volumoso para os animais. “Devido a isso, a silagem de milho continua sendo uma das melhores opções de suplementação nesse período”, afirma Fábio. Silagem é o produto proveniente da conservação de forragens úmidas ou grãos de cereais com alta umidade, através da fermentação em meio anaeróbico, num ambiente imune de oxigênio, em locais denominados silos.
Segundo o universitário, a pesquisa foi realizada no período de novembro a março, no ano agrícola 2007/2008, numa área experimental de sete hectares da Fazenda União, situada a 804 metros de altitude no município de Uberaba, MG. Fábio informa que no total, 21 amostras de híbrido de milho foram embaladas em sacos plásticos e enviadas ao Laboratório de Análises da Fazu, para análise bromatológica.
A pesquisa identificou que houve diferença entre os híbridos avaliados, porém observou que todos obtiveram bom desempenho e são indicados para silagem. “Em termos de composição química houve diferença apenas nos níveis de fibra em detergente ácido (FDA) e hemicelulose. Já em relação à produção, houve diferença em produção de massa verde (PMV), massa seca (MS), espigas (t ha-1) e altura”, explica.
Para Fábio Lucas, após a realização desse experimento, pode-se concluir que, mesmo havendo diferença estatística entre os híbridos avaliados, ainda assim os valores encontrados estão na faixa considerada ideal. “Devido a isso, observou-se que todos os híbridos obtiveram bom desempenho podendo, eventualmente, serem indicados para produção de silagem de boa qualidade na região de Uberaba”, afirma.
Isabela Avelar
Assessoria de Comunicação - imprensa@fazu.br
Av. do Tutuna, 720 - Bairro Tutunas
Uberaba - Minas Gerais
CEP: 38.061-500
Fone (34) 3318-4188 - 0800 34 30 33
www.fazu.br