26/09/2006

Universidade e preconceitos

Pesquisadores da UnB discutem conflitos sociais dentro das instituições de ensino superior

Como parte ativa da sociedade, as universidades não estão imunes aos fenômenos sociais, aos conflitos de gênero, de etnia e de classe presentes no meio social em que vivemos. É para discutir e refletir sobre os preconceitos existentes nas instituições de ensino superior no Brasil que o Instituto de Ciência Política (Ipol) e o Departamento de Teoria Literária e Literaturas (TEL) da Universidade de Brasília (UnB) organizam, de 25 a 29 de setembro, no anfiteatro 7 (ICC Sul) da UnB, o seminário Universidade e Preconceitos – Discutindo e Enfrentanto uma Realidade. A entrada é gratuita, mas os participantes deverão fazer inscrição pelo site http://paginas.terra.com.br/educacao/unipreconceitos/ ou no primeiro dia do evento.

Entre os destaques do seminário está o lançamento do levantamento nacional intitulado Retrato das Desigualdades 2. Realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), o estudo trará dados atualizados sobre as desigualdades de classe, étnico-raciais e de gênero.

A última edição da pesquisa havia sido feita em 2003. O levantamento será apresentado na mesa-redonda de abertura do seminário, com a participação da técnica do IPEA Luana Pinheiro e da coordenadora do Programa Igualdade de Gênero e Raça do Unifem, Vera Soares. Segundo o relatório atualizado, ainda há diferença nos rendimentos mensais entre homens e mulheres, entre brancos e negros.

DIFERENÇAS SOCIAIS – As desigualdades não estão ausentes nas universidades, assim como na sociedade brasileira, apesar do mito da “democracia racial”, de que o Brasil aceita as diferenças sociais. “Há uma crença de que a sociedade brasileira é flexível, de que aqui não há preconceito e isso é uma forma de negar o que realmente acontece. Se não assumirmos que existem preconceitos, não vamos conseguir enfrentá-los”, afirma uma das coordenadoras do seminário e professora do Instituto de Ciência Política, Flávia Biroli.
PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira, 25 de setembro:

* 12h – Mesa-redonda: Desigualdades (Anfiteatro 7 – ICC Sul – UnB), com a professora Flávia Biroli (IPOL – UnB); Vera Soares (Coordenadora do Programa Igualdade de Gênero e Raça, do UNIFEM - Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher) e Luana Pinheiro (Técnica do IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada)
Mediador: Rodrigo Otávio Seixas Ferreira (mestrando IPOL - UnB)

* 14h – Coletiva de lançamento da pesquisa Retrato das Desigualdades 2, do Ipea/Unifem (Anfiteatro 7 – ICC Sul – UnB)

* 17h – Debate Vozes contra o preconceito, com representantes de grupos organizados da UnB (Anfiteatro 5 – ICC Sul - UnB):
Douglas Gomes (graduando Serviço Social - UnB), do movimento Klaus (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros - GLBT da UnB)
Carla Bezerra (graduanda Direito - UnB), do grupo feminista da UnB, Ciranda
Murilo Mangabeira Chaves (graduando Ciências Sociais - UnB), do grupo do movimento negro da UnB, EnegreSer
Mediadora: Elisângela Karlinski (graduanda em Sociologia, Coordenadoria de Movimentos Sociais e Formação Política do DCE - UnB)

* 18h - O preconceito lingüístico (Anfiteatro 7 – ICC Sul – UnB)
Prof. Dr. Marcos Bagno (Departamento de Lingüística – UnB)
Mediadora: Susana Moreira de Lima (doutoranda TEL - UnB)

Terça-feira, 26 de setembro:

* 12h – Mesa-redonda: Mulheres (Anfiteatro 7 – ICC Sul – UnB), com a ministra Nilcéa Freire (Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres) e os professores Luis Felipe Miguel (Instituto de Ciências Políticas – UnB) e Lourdes Bandeira (Departamento de Sociologia - UnB).
Mediador: Anderson Luís Nunes da Mata (doutorando Departamento de Teoria Literária - UnB)

* 17h - Mesa -edonda: Transexualidade: rompendo silêncios, construindo visibilidades (Anfiteatro 7 – ICC Sul – UnB), com Andréa Stefanie (vice-presidente do Estruturação - Grupo LGBT de Brasília), Professora Berenice Bento (SOL - UnB) e Tatiana Lionço (consultora do Comitê Técnico Saúde da População LGBT do Ministério da Saúde)
Mediadora: Profª Drª Paloma Vidal (TEL - UnB)

Quarta-feira, 27 de setembro

* 12h – Mesa-redonda: Negros (Anfiteatro 7 – ICC Sul – UnB), com a ministra Matilde Ribeiro (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), e os professores José Jorge Carvalho (DAN – UnB) e Nelson Fernando Inocencio da Silva (IDA - UnB) .
Mediadora: Patrícia Mattos de Oliveira (doutoranda TEL - UnB)

* 17h – Mesa-redonda: Necessidades distintas, oportunidades iguais (Anfiteatro 7 – ICC Sul – UnB), com Glaura Borges M. G. Evangelista (Coordenadora do Grupo de Trabalho do Programa de Apoio aos Portadores de Necessidades Especiais - PPNE - UnB) e Eneida Bueno Benevides (Vice-coordenadora do PPNE - UnB)
Mediadora: Ludmilla Oliveira dos Santos (mestre TEL - UnB)

* 18h – Mesa-redonda: A voz e as línguas dos índios (Anfiteatro 7 – ICC Sul – UnB), com Marcos Terena (Presidente do Comitê Intertribal) e a professora Ana Suelly Arruda Câmara Cabral (LIV - UnB)
Mediador: Elias dos Santos Bigio (doutorando História - UnB, Coordenador das Frentes de Proteção Etno-Ambiental da FUNAI)

Quinta-feira, 28 de setembro

* 12 h - Mesa-redonda: Homossexualidades (Anfiteatro 7 – ICC Sul – UnB), com os professores Míriam Pillar Grossi (DAN - UFSC), Denilson Lopes (FAC – UnB) e Rogério Diniz Junqueira (Executor técnico do Programa Brasil Sem Homofobia - SECAD/MEC)
Mediadora: Virgínia Maria Vasconcelos Leal (doutoranda TEL - UnB)

* 17h - Mesa redonda: Adoção e preconceito (Anfiteatro 7 – ICC Sul – UnB), com Viviane Faleiro (Assistente Social da Seção de Adoção da Vara de Infância e Juventude do DF)
Mediadores: Serviço Social

* 18h - Conflito e reflito: Adoção por casais não heterossexuais (Anfiteatro 7 – ICC Sul – UnB). Dois grupos irão debater a adoção por casais não heterossexuais a partir da polarização contra ou a favor. Já que a composição dos grupos será definida por sorteio (no primeiro dia do evento), alguém pode ter que defender uma posição contrária à sua opinião, o que instiga a reflexão. Ao final, o debate será aberto ao público.

Sexta-feira, 29 de setembro

* 12h - Mesa-redonda: Artes e Educação (Anfiteatro 7 – ICC Sul – UnB), com as professoras Regina Dalcastagnè (TEL – UnB), Rita Laura Segato (ANT - UnB) e Maria Luiza Pereira Angelim (FE - UnB)
Mediadora: Liana Aragão (mestranda TEL - UnB)

* 17h - Mesa-Redonda: Raça: conceito biológico, construção psicológica (Anfiteatro 7 – ICC Sul – UnB), com as professoras Silviene Fabiana de Oliveira (Instituto Ciências Biológicas - UnB) e Maria da Consolação André (doutoranda PSI - UnB)
Mediadora: Profª Drª Nilda Maria Diniz (Instituto de Ciências Biológicas - UnB)

* 18h - Apresentação do filme: A negação do Brasil*, de Joel Zito de Araújo, seguida de debate (Anfiteatro 7 – ICC Sul – UnB)
Mediadores: Ciência Política.
* O documentário é uma viagem na história da telenovela no Brasil e uma análise do papel nelas atribuído aos atores negros, que representam personagens estereotipados e negativos.

PROGRAMAÇÃO PARALELA (durante todos os dias):

* Mostra de dados - O preconceito em números: na vida, nas telas e nos romances.

Exposição no ICC Norte de dados coletados pelo grupo do Programa de Educação Tutorial do Instituto de Ciência Política da UnB sobre os efeitos do preconceito de gênero e cor e sobre como essa desigualdade se reflete e se legitima na literatura e no cinema brasileiros contemporâneos.

* Mostra de fotografias: Retrato da questão social

Fotos organizadas em 2005 e 2006 pelo grupo do Programa de Educação Tutorial do Departamento de Serviço Social da UnB para levantar discussões sobre o conceito de questão social e suas expressões no nosso cotidiano. Ficarão expostas na Biblioteca Central (BCE).

* Mostra de arte: Menstruação e preconceito

De Silvija Larissa Eidam, do Instituto de Artes da UnB, com fotografias e pinturas sobre a imagem da mulher nas artes visuais. Ficará no Anfiteatro 7 (ICC Sul).

* Espetáculo teatral: elas.com

Somente no dia 29/09, às 20h, no Anfiteatro 9 (ICC Sul). Homenagem às mulheres da literatura brasileira contemporânea. Critica de forma divertida os preconceitos e estereótipos que atingem o gênero feminino, apresentação do grupo Entrecenas, da UnB.

SERVIÇO
O Seminário Universidade e Preconceitos – Discutindo e Enfrentanto uma Realidade será realizado de 25 a 29 de setembro, de 12h às 18h, no anfiteatro 7 do Instituto Centrais de Ciências (ICC) Sul da UnB. As inscrições podem ser feitas pelo site http://paginas.terra.com.br/educacao/unipreconceitos/ ou no dia 25 no local do evento.

CONTATO
Professora Flávia Biroli pelos telefones (61) 3307 2426 ou 3307 2866 e professora Regina Dalcastagnè pelo telefone
(61) 3307 2357.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×