Univali integra instituto de pesquisa antártico
Instituto será instalado na quarta-feira, dia 1º de abril
Itajaí/SC – Marcus Polette, pesquisador do Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar (CTTMar), da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), será o coordenador do módulo de Gestão Ambiental no Ambiente Antártico, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Antártico de Pesquisas Ambientais (INCT APA).
O instituto será instalado na quarta-feira, dia 1º de abril, às 10h, em solenidade realizada no Ministério do Meio Ambiente (MMA). Ele está sendo criado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e se constituiu em uma rede de pesquisa com a participação de mais de 40 pesquisadores ligados a 16 diferentes instituições.
Os membros do Instituto Nacional de C&T Antártico de Pesquisas Ambientais estarão reunidos em Brasília entre os dias 30 de março e 2 de abril, em reuniões de trabalho que serão realizadas no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC).
O objetivo do Instituto é estudar as mudanças ambientais que ocorrem na Antártica – continente mais preservado e mais frágil do planeta. Sua atuação está focada na Ilha Rei George, onde está instalada a Estação Antártica Brasileira Comandante Ferraz.
Essa região é a mais sensível do planeta às variações climáticas. Suas peculiaridades permitem que se detecte, precocemente, a resposta do ambiente às mudanças globais. Registros meteorológicos indicam um rápido aumento na temperatura atmosférica local ao longo dos últimos 50 anos, quatro vezes maior que a média mundial.
Nesse período, a ilha perdeu 7% de sua cobertura de gelo. As maiores perdas de gelo já observadas no planeta – com destruição de mais de 7000 quilômetros quadrados - ocorreram nos últimos oito anos a apenas 350 quilômetros da Ilha Rei George.
Outra tarefa importante do INCT APA será o monitoramento ambiental da Baía do Almirantado, com estudos sobre o impacto que as atividades humanas têm causado sobre o ambiente. Os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia foram criados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia que, por meio do CNPq, lançou edital convocando a comunidade científica nacional a realizar pesquisas.
A criação dos institutos conta com parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e as Fundações de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), do Pará (Fapespa), de São Paulo (Fapesp), Minas Gerais (Fapemig), Rio de Janeiro (Faperj) e Santa Catarina (Fapesc), Ministério da Saúde e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Mais informações: (47) 3341-7717/9179-8121, com Marcus Polette, pesquisador do CTTMar/Univali.
Com informações do CNPq e MMA.