Unisul ofertará mais de 2 mil bolsas em 2015
Unisul recebe credenciamento de Universidade Comunitária e amplia sua atuação na inclusão social
Mais bolsas de estudo. O que era esperado por muitos, agora é real. A Unisul ofertará mais de 2 mil bolsas de estudo para todos os cursos de graduação, em todos os campi e unidades. A qualificação de Universidade Comunitária, feita pelo ministério da Educação, saiu no diário oficial do dia 12 de novembro. Essas bolsas são integrais, para mais de 100 graduações, nas modalidades presencial e a distância. Além das bolsas, a universidade garante o financiamento estudantil da Caixa Federal, aos acadêmicos da modalidade presencial. Para ingressar na universidade com bolsa, o aluno deve ter realizado a prova do Enem na edição anterior ao processo seletivo, e ter cursado integralmente o ensino médio em uma escola pública. A oferta de vagas de bolsas do ProUni é atribuição do MEC. O número de vagas para bolsas do Proies é escolha da Universidade.
Conforme a Lei, após esta qualificação, as Instituições Comunitárias de Educação Superior podem ter acesso aos editais de órgãos governamentais de fomento direcionados às instituições públicas, receber recursos orçamentários do poder público para o desenvolvimento de atividades de interesse público, ser alternativa na oferta de serviços públicos nos casos em que não são proporcionados diretamente por entidades públicas estatais e oferecer de forma conjunta com órgãos públicos estatais, mediante parceria, serviços de interesse público, de modo a bem aproveitar recursos físicos e humanos existentes nas instituições comunitárias, evitando a multiplicação de estruturas e assegurando o bom uso dos recursos públicos.
A alta gestão da Unisul fez a opção por migrar para a relação de controle acadêmico administrativo no Sistema Federal de Ensino, também buscou e atingiu a regularização dos débitos fiscais e tributários.
De acordo com o reitor da Unisul, professor Sebastião Salésio Herdt, o aspecto mais importante é que a Unisul tem um caráter comunitário, só que oficialmente o próprio poder público, muitas vezes, não identificava desta forma. “Com a lei publicada em 12 de novembro deste ano pudemos pleitear esse credenciamento como Universidade Comunitária. Essa portaria publicada esta semana traz esse grande avanço. O impacto mais importante é o da inclusão social. Reativamos todas as bolsas do Prouni. Interessados em bolsas podem obtê-la através do Enem. Feito isso, o aluno se credencia através da sua faixa de renda familiar. Bolsas do PROIES e Financiamento Estudantil. Nós sabemos que Universidade comunitária é muito mais na prática, mas a lei nos dá o respaldo e essa prática nós vamos efetivamente aumentar”, ressalta Herdt.