Unisul e Prefeitura Municipal de Tubarão alinham ações conjuntas
Primeiro Colóquio entre gestores deu início ao processo de construção de parcerias entre as instituições
do Colóquio
Ações conjuntas entre a Unisul e Prefeitura Municipal de Tubarão serão intensificadas pelas instituições. A decisão de unir esforços foi o marco do primeiro Colóquio com Gestores realizado nesta quinta-feira (20/6). Os dirigentes acadêmicos e municipais que estavam presentes relataram as parcerias que já ocorrem e identificaram demandas que serão desenvolvidas. “É algo inédito que está acontecendo e nossa expectativa é colher bons frutos, pois nosso foco é melhorar a qualidade de vida do cidadão”, disse o prefeito de Tubarão Olavio Falchetti.
O prefeito tubaronense, que também é o presidente do Conselho Curador da Universidade, estava acompanhado do vice-prefeito, Akilson Machado, e alguns secretários municipais. Pela Unisul, o reitor Sebastião Salésio Herdt e o vice-reitor Mauri Luiz Heerdt apresentaram os responsáveis pelas pró-reitorias, assessorias, Agetec, Faepesul e o diretor do Campus Universitário, Heitor Wensing Júnior. “Vamos otimizar recursos humanos e potencializar o que cada instituição tem para planejar uma cidade melhor. Esta parceria vai promover a inserção social da universidade e contribuir na formação dos estudantes”, avaliou Salésio Herdt.
As parcerias já existentes ou as que irão surgir entre Unisul e PMT compreendem deste a formatação de projetos de obras, captação de recursos financeiros, desenvolvimento de tecnologias, até a integração de universitários que por meio de estágios terão participação efetiva nas atividades. “A possibilidade de parcerias que podem ser criadas é muito grande. Uma instituição pode compartilhar com a outra aquilo que tem de melhor e as duas juntas podem trabalhar em busca de soluções que beneficiarão a população”, completa o reitor da Unisul.
Ao final do encontro foram encaminhadas as próximas ações. Outros secretários municipais e gestores da Unisul deverão ser ouvidos com o objetivo de levantar todas as informações necessárias sobre as ações já existentes e as necessidades para construir um plano de trabalho. O grupo de representantes produzirá um documento com todas as demandas identificadas.