04/03/2022

Uma perspetiva de benchmarking

Jorge Barros

Pós-graduado e Mestre em Administração e Gestão Escolar, Doutor em Administração e Gestão Educativa e Escolar, Professor no 2.º Ciclo do Ensino Básico no Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres (ESLA), Quarteira

 

Usualmente o benchmarking é definido como um processo de estudo da concorrência, podendo ser uma análise profunda das melhores práticas usadas por empresas ou por outras organizações do mesmo setor que o seu e que podem ser replicadas no seu desenvolvimento. De uma forma simplista, entre os seus benefícios estão a redução de custos, o aumento na produtividade, o aumento nas margens de lucro, na prestação de serviços e na melhoria da avaliação das empresas ou de outras organizações, das suas infraestruturas e dos recursos humanos, pedagógicos (no caso das escolas), materiais, financeiros, assim como do capital intelectual.

O benchmarking teve a sua origem nos Estados Unidos da América, tendo sido lançado pela empresa Rank Xerox nos anos 80 do século XX. Trata-se de um novo instrumento de gestão que assenta num método de trabalho que consiste em observar o meio envolvente e a estabelecer nele desempenhos a igualar. Este método estruturante e mobilizador conduz a organização a sair do seu quadro de referência e a colocar-se em causa. É um instrumento útil para atingir a qualidade na organização e que a ajudará a melhorar continuamente os seus processos, aprendendo o modo como os outros fazem.

 Este processo visa desenvolver a habilidade dos administradores de visualizar no mercado as melhores práticas administrativas das empresas consideradas excelentes (benchmarks) em certos aspetos, comparar as mesmas práticas vigentes na empresa focalizada, avaliar a situação e identificar as oportunidades de mudança dentro da organização. Também se pode dizer que benchmarking se refere ao processo contínuo e sistemático que permite a comparação das performances das organizações e respetivas funções ou processos face ao que é considerado o melhor nível, visando não apenas a equiparação dos níveis de performance, mas também a sua ultrapassagem. Pode igualmente ser definido como o processo de comparação do desempenho entre duas ou mais organizações ou simplesmente, como o método sistemático de procurar os melhores processos, as ideias inovadoras e os procedimentos de operação mais eficazes que conduzam a um desempenho superior. Este instrumento é frequentemente usado para identificar os melhores métodos organizacionais, mas também pode ser usado não só por qualquer organização, mas também por qualquer pessoa para melhorar o seu desempenho pessoal e profissional, estudando para tal o que a sua concorrência sabe, faz e a que grau de velocidade o aprende. Ou seja, esta pesquisa de melhores práticas leva a organização a um desempenho superior e a entender as suas forças e fraquezas, bem como as forças e fraquezas dos líderes da atividade em questão.

O benchmarking pode ainda ser definido como a procura, por parte das organizações de métodos ou práticas de excelência que conduzam e sustentam desempenhos superiores. Trata-se, portanto, da busca das melhores práticas por parte da organização que a conduzem a um desempenho superior. O benchmarking pode ter como objetivo identificar pontos fortes e pontos fracos, nomeadamente aqueles em que a organização supera ou não atinge os valores de referência.

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