08/08/2022

Uma perspetiva da reengenharia

Jorge Barros

Pós-graduado e Mestre em Administração e Gestão Escolar, Doutor em Administração e Gestão Educativa e Escolar, Professor no 2.º Ciclo do Ensino Básico no Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres (ESLA), Quarteira

 

A reengenharia significa fazer uma nova engenharia da estrutura organizacional com o propósito de contribuir para a redução da enorme distância que por vezes existe em determinadas organizações entre a velocidade das mudanças ambientais e a permanência das próprias organizações. Com esta abordagem pretende-se criar um processo novo baseado na tecnologia de informação e não no aperfeiçoamento gradual e lento do processo atual. Os seus componentes são as pessoas, a tecnologia da informação e os processos. Trata-se de um método de gestão que visa organizar a empresa e criar regras de funcionamento, libertando-se das ideias estabelecidas, ou pode dizer-se que respeita a um redesenho radical dos processos de negócio com vista à obtenção de melhorias drásticas ao nível da redução de custos, qualidade dos serviços e tempo.

A reengenharia pode também ser concetualizada por uma revisão fundamental e uma redefinição radical dos processos operacionais para obter ganhos espetaculares nos desempenhos críticos que constituem hoje os custos, a qualidade, o serviço e a rapidez. Isto é, a reengenharia é começar de novo, começar do zero, é voltar ao princípio e inventar uma forma nova e melhor de se trabalhar, abandonando os procedimentos instalados, dirigindo-se à raiz das dificuldades na redefinição: uma reinvenção da empresa que se diferencia das estruturas e procedimentos vigentes, da simples melhoria, aperfeiçoamento ou das pequenas mudanças e/ou modificações do que existe.

Portanto, a reengenharia consiste no (re)pensar fundamental e do (re)desenhar substancial dos processos de trabalho, visando obter melhorias substanciais nas medidas contemporâneas na performance da empresa, ou de qualquer outra organização, seja nos custos, na qualidade, no serviço prestado ou no tempo despendido.

Trata-se, assim, de um procedimento que visa uma nova forma de realizar um processo a partir de uma nova realidade tecnológica, para obter a performance máxima pela utilização dessa nova tecnologia.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×