08/08/2022

Uma perspetiva da análise SWOT

Jorge Barros

Pós-graduado e Mestre em Administração e Gestão Escolar, Doutor em Administração e Gestão Educativa e Escolar, Professor no 2.º Ciclo do Ensino Básico no Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres (ESLA), Quarteira

 

O termo SWOT é uma sigla oriunda do inglês e as suas iniciais significam Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Por esse facto, a análise SWOT consiste na realização de um diagnóstico interno e externo que permite identificar e avaliar as forças e fraquezas da organização, assim como as oportunidades e as ameaças da sua envolvente. Este procedimento, que pode ser realizado e utilizado, tanto por um indivíduo como por um grupo, tem por objetivo fornecer informação que seja útil para guiar os decisores nas organizações, ou seja, para que as decisões sejam tomadas tendo por referência informações reais, válidas e confiáveis. Trata-se de um modelo que, normalmente, acaba por trazer vantagens competitivas às organizações onde é aplicado.

Este tipo de procedimento permite ao líder conhecer a organização na sua globalidade, portanto, isso pode ser uma facilidade para liderar, porque se um bom líder não conhecer a organização, pode ser um constrangimento, portanto, julgo que esta questão do conhecimento, se conhecer bem a organização é uma facilidade, se houver algum défice ao nível do conhecimento da organização, das pessoas, dos departamentos que as envolvem, pode ser um constrangimento.

No fundo, o tipo de análise SWOT quando realizado numa organização, seja ela qual for, permite enumerar os seus pontos fortes, os seus pontos fracos, as suas ameaças e as suas oportunidades, de forma a se poderem extrair os melhores resultados possíveis com a sua integração no desenvolvimento e funcionamento dessa organização. Por outras palavras, podemos referir que qualquer organização pode adotar, implementar, desenvolver e monitorizar este processo de sinalização dos pontos fortes, dos pontos fracos, das ameaças e das oportunidades tendo em vista a melhoria do seu funcionamento, a eficácia e eficiência no seu trabalho, na sua produção ou na sua prestação de serviços.

Portanto, trata-se de uma ferramenta gerencial ao dispor das organizações que examina o seu ambiente interno e externo visando ultrapassar as dificuldades e ameaças e encontrar oportunidades de melhoria e otimização do seu desempenho.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×