UMA BREVE VISÃO SOBRE O DESIGN INSTRUCIONAL E O DESIGNER INSTRUCIONAL.
UMA BREVE VISÃO SOBRE O DESIGN INSTRUCIONAL E O DESIGNER INSTRUCIONAL.
Ellen Cristiane Storch da Silva
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo analisar e explanar o design instrucional e designer instrucional, é resultado de uma pesquisa teórica pautada no estudo bibliográfico, analítico e descritivo. A pesquisa tem como propósito oferecer uma breve visão sobre a função e as capacidades do design instrucional e designer instrucional, contribuindo para um melhor entendimento sobre o planejamento, execução e produção de materiais educacionais. Além disso, destaca a necessidade de os profissionais que trabalham com design instrucional possuírem uma formação ampla que englobe habilidades em áreas como comunicação, design, gestão de processos e pessoas, pedagogia e tecnologia da informação. Como metodologia para construção do paper foram utilizadas pesquisa bibliográficas dos seguintes autores: Filatro (2008), Pazmino (2015), Smith e Ragan (1999), Roncarelli (2010), Kenski e Barbosa (2007), Neto e Heskesth(2017). Como resultado dessa pesquisa sobre design educacional e designer educacional o objetivo desta pesquisa não se limita a estabelecer a distinção entre os termos. Ela também busca, com base nessas diferenças, e traz um entendimento sobre a função de cada uma . Além disso, procura refletir sobre o papel e/ou função desse sujeito integrador no desenvolvimento de aprendizagem.
Palavras-chave: Design. Design Instrucional. Designer Instrucional.
ABSTRACT
This article aims to analyze and explain instructional design and instructional designer, it is the result of theoretical research based on bibliographic, analytical and descriptive study. The research aims to offer a brief overview of the function and capabilities of instructional design and instructional designer, contributing to a better understanding of the planning, execution and production of educational materials. Furthermore, it highlights the need for professionals who work with instructional design to have broad training that encompasses skills in areas such as communication, design, process and people management, pedagogy and information technology. As a methodology for constructing the paper, bibliographic research by the following authors was used: Filatro (2008), Pazmino (2015), Smith and Ragan (1999), Roncarelli (2010), Kenski and Barbosa (2007), Neto and Heskesth (2017). As a result of this research on educational design and educational designer, the objective of this research is not limited to establishing the distinction between the terms. It also searches, based on these differences, and brings an understanding of the function of each one. Furthermore, it seeks to reflect on the role and/or function of this integrating subject in the development of learning.
Keywords: Design. Instructional Design. Instructional Designer.
1 Introdução
A presente pesquisa teórica aborda o design, design instrucional e o designer instrucional , O Design Instrucional (DI), é um campo emergente no âmbito da educação, é caracterizado como o planejamento do processo de ensino-aprendizagem, englobando atividades, estratégias, sistemas de avaliação, técnicas e materiais didáticos, dessa forma, podemos afirmar que a partir de novas práticas educativas, hoje em dia se baseia em metodologias que colocam os alunos no centro do processo de ensino e aprendizagem. Filatro (2008, p. 3) comenta que o design instrucional é definido como:
A ação intencional e sistemática de ensino, que envolve o planejamento, o desenvolvimento e a aplicação de métodos, técnicas, atividades, materiais, eventos e produtos educacionais em situações didáticas específicas, a fim de promover, a partir dos princípios de aprendizagem e instrução conhecidos a aprendizagem humana.
Nesse contexto, o profissional que atua como designer instrucional tem uma responsabilidade significativa, uma vez que precisa estar atento ao processo de desenvolvimento e implementação do curso. Os profissionais de Design Instrucional e O Designer Educacional contribuem para a melhoria do processo de ensino, aplicando tecnologias e estratégias para um ensino mais eficaz, adequando o conteúdo à metodologia específica de educação a distância e à organização educacional.
A principal questão que guia esta pesquisa é mostrar que existe uma diferença conceitual e pedagógica entre os dois profissionais em análise. Design instrucional é o processo de criação de materiais educacionais e de treinamento, como cursos online, manuais e cursos. Designers instrucionais são profissionais que trabalham no processo, usando princípios de aprendizagem e tecnologia para projetar experiências educacionais eficazes. Simplificando, o design instrucional é um campo de estudo e prática, e os designers instrucionais são as pessoas que trabalham nessa área.
Explorando como o design instrucional e o designer instrucional podem aproveitar as oportunidades oferecidas pela Internet para integrar elementos como aprendizagem nas situações reais de educação, a fim de atender às demandas da sociedade por um novo modelo educacional. Ao revisar a bibliografia sobre o assunto, as terminologias "design instrucional" e "designer educacional" são empregadas de forma intercambiável para descrever o profissional responsável por analisar, planejar, implementar e avaliar os cursos de Educação a Distância e os materiais didáticos.
2 Aspectos conceituais do design , design instrucional e o designer instrucional:
O design: o termo design tem origem na palavra latina designare, que significa designar, e foi, posteriormente, traduzido para o inglês design. O objetivo do design é aprimorar os aspectos funcionais, ergonômicos e visuais dos produtos, com o objetivo de satisfazer as demandas do consumidor e aprimorar o conforto, a segurança e a satisfação. O design é caracterizado, sobretudo, por duas qualidades fundamentais: funcionalidade e estilo. As pessoas sempre associam design ao bom gosto, ao bem-fazer. Conforme Pazmino, (2015, p.118),“O design é definido como uma atividade projetual e multidisciplinar que por meio de um processo de análise, síntese e criatividade, transforma, modifica e melhora o ambiente satisfazendo as necessidades e anseios das pessoas.” O design é uma atividade que transforma e melhora o meio, atendendo às necessidades das pessoas, sendo importante para o ensino porque combina conhecimentos fundamentais, métodos de trabalho de diferentes disciplinas, como ergonomia, estética, sociologia, marketing, semiótica formas de interagir na formação da cultura material, como é realizado o design dos objetos e a necessidade de conhecimentos técnicos e materiais que atendam às mais diversas necessidades.
O design instrucional (DI): é uma abordagem centrada na aprendizagem com foco na criação de sistemas, melhoria especifica de materiais instrucionais e recursos educacionais para auxiliar a aprendizagem. O desenvolvimento da inteligência artificial é uma técnica sistemática e intencional para criar experiências de aprendizagem eficazes e envolventes. O design instrucional (DI) serviu e continuará a servir na concepção de cursos e livros didáticos impressos. Porém, com a expansão das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), o DI tornou-se não apenas um método de design, mas também um método de gestão de produtos educacionais. De acordo com Smith e Ragan (1999), o design instrucional é um processo sistemático e reflexivo, que traduz princípios de cognição e aprendizagem, para o planejamento de materiais didáticos, atividades, fontes de informação e processos de avaliação.
O design instrucional é a arte e ciência de criar experiências de aprendizagem efetivas e eficientes. Ele compreende a análise das necessidades de aprendizagem, a definição dos objetivos de aprendizagem, a seleção dos métodos de ensino e avaliação, e a criação de materiais de aprendizagem.
O designer instrucional: os designers instrucionais trabalham em vários campos, incluindo educação, negócios e tecnologia. Eles são pela criação de materiais didáticos e recursos educacionais e responsáveis por garantir que o ensino sejam eficazes e envolventes e atendam às necessidades dos alunos. Roncarelli et al, (2010 ).“O designer instrucional é o profissional que aplica tal metodologia. Tem papel fundamental de cooperar com os professores, propondo as estratégias didáticas mais adequadas para a criação de objetos de aprendizagem e ambientes virtuais de aprendizagem”.
O designer instrucional é encarregado de criar um ambiente de aprendizado que seja atrativo, envolvente e significativo para os estudantes, trabalhando em estreita colaboração com os educadores para identificar as necessidades de aprendizado dos estudantes e criar táticas de ensino que atendam a essas exigências. Kenski e Barbosa (2007) afirmam que o “designer instrucional é responsável por todas as fases da elaboração de um curso, desde o planejamento e desenvolvimento até a seleção da metodologia mais adequada, para que se possa atingir os objetivos educacionais propostos diante de cada contexto”. Portanto o designer instrucional é um indivíduo que vem de um processo de ensino no qual recebe conhecimento efetivo, educação e treinamento para projetar produtos ou serviços para a sociedade.
2. 1 Conceito histórico Design Instrucional:
A criação do design instrucional surgiu como uma necessidade da Segunda Guerra Mundial, onde foi criado um padrão de produção de treinamentos e instruções para assegurar que todos tivessem acesso ao mesmo material, com excelência, o objetivo global é capacitar os soldados das forças armadas para aprimorar sua atuação. Assim, buscavam reduzir os gastos com recursos humanos e materiais no campo. Com o progresso tecnológico e a globalização ao longo dos anos, conseguimos ultrapassar fronteiras e aumentar as chances de se profissionalizar em novas áreas. Este processo pode ser considerado inovador no Brasil, uma vez que os benefícios oferecidos foram identificados a partir das necessidades e particularidades da modalidade de educação a distância.Com isso, a demanda por especialistas para a realização de projetos educacionais aumentou significativamente. De acordo com Smith e Ragan (1999), o design instrucional é um processo sistemático e reflexivo, que traduz princípios de cognição e aprendizagem, para o planejamento de materiais didáticos, atividades, fontes de informação e processos de avaliação.
Neste sentido design instrucional é um processo de pensar e planejar materiais didáticos, atividades, fontes de informação e processos de avaliação. Para Neto e Heskesth,(2017)“O design instrucional deveria se basear em sólidos fundamentos científicos e teorias bem testadas em situações reais de aprendizagem”. O que acontece geralmente é que o design instrucional é também experimentação, invenção e descoberta e assim carrega uma certa dose de ousadia e criatividade.
Em geral , o design instrucional consiste em experimentos, invenções e descobertas que trazem certa coragem e criatividade. Em sua obra Filatro, (2008, n.p), menciona que :
[...] o design instrucional corresponde à ação intencional e sistemática de ensino, que envolve o planejamento, o desenvolvimento e a utilização de métodos, técnicas, atividades, materiais, eventos e produtos educacionais em situações didáticas específicas, a fim de facilitar a aprendizagem humana a partir dos princípios de aprendizagem e instrução conhecidos.
É possível notar que, de um conceito para o outro, a autora enfatiza a importância do design instrucional na construção da aprendizagem humana. O design instrucional é uma abordagem organizada e planejada para a produção de materiais didáticos e de treinamento. Ao elaborar a estrutura educacional de qualquer programa, é essencial considerar os objetivos do design instrucional. A eficácia na transmissão da mensagem aos estudantes é fundamental, garantindo que os recursos e programas desenvolvidos capacitem os alunos a compreender o conteúdo ao final da atividade. Para Savioli e Torezani (2020, p.19) “O Design Instrucional é responsável por criar experiências de ensino que sejam adequadas a recursos de aprendizagens, sendo eles tecnológicas ou não, levando em consideração uma análise de público e objetivos de aprendizagem”. O objetivo do design instrucional é criar experiências de aprendizado relevantes, envolventes e significativas, que atendam às metas de ensino e treinamento e sejam adequadas ao público-alvo.
2.2 As competências do designer instrucional:
O Designer Instrucional tem um campo de atuação amplo, podendo trabalhar em vários aspectos de projetos educacionais. Por exemplo, pode ser responsável por desenvolver o conteúdo de um curso ou treinamento, propor e implementar mudanças em disciplinas de cursos, adaptar um curso para a formação profissional ou criar recursos de ensino específicos. Dessa forma, a base teórica e prática do designer instrucional é aplicada de maneira específica de acordo com a atividade realizada e o contexto do projeto educacional em que atua. Kenski e Barbosa (2007) afirmam que o “designer instrucional é responsável por todas as fases da elaboração de um curso, desde o planejamento e desenvolvimento até a seleção da metodologia mais adequada, para que se possa atingir os objetivos educacionais propostos diante de cada contexto”. Esse profissional desempenha um papel fundamental na garantia do sucesso educacional por meio da concepção e implementação eficaz de cursos. Conhecer a aplicação das tecnologias digitais da Informação e comunicação é essencial para promover um processo de ensino-aprendizagem que contribua para o desenvolvimento do indivíduo na era digital.
O designer instrucional é um profissional de mediação, que tem como função auxiliar na criação de materiais que possam aumentar as relações socioeducativas e afetivas no ambiente virtual. Dessa forma, um conhecimento amplo da área pedagógico é indispensável para a elaboração de materiais educacionais, considerando inteligências múltiplas, estilos de aprendizagem e concepções de avaliação. De acordo com Filatro (2008, p.8).
A ação do designer instrucional ocorre em dois níveis: o macro e o micro. No nível macro, são pensadas e executadas atividades que estão relacionadas ao gerenciamento de um projeto educacional, tendo por foco a aprendizagem do aluno de acordo com objetivos e competências propostos pelo curso. Já no nível micro, a ação do designer instrucional é centrada na organização e adequação do conteúdo elaborado pelo professor, cujo objetivo está em apresentar um material dentro dos padrões da instituição alinhado à proposta pedagógica do curso.
O profissional do designer instrucional atua tanto na gestão global do projeto educacional quanto na adequação do conteúdo específico para atender às necessidades e diretrizes educacionais estabelecidas. Esses especialistas interagem extensivamente com outros profissionais, como redatores de conteúdo, editores, instrutores de professores, professores, web designers, artistas visuais, entre outros. Portanto, é fundamental que eles dialoguem com os demais membros da equipe envolvidos na elaboração do curso, considerando as capacidades técnicas, o conteúdo disponível e as fontes de avaliação do material.
O conhecimento é crucial para a formação do profissional. A falta de atualização do Designer Instrucional pode resultar em desalinhamento com os objetivos educacionais, levando os alunos a não alcançarem as metas de aprendizado estabelecidas. A ausência de uma abordagem pedagógica eficaz e a aplicação inadequada das técnicas de design instrucional podem comprometer a efetividade do ensino, resultando em baixa retenção e compreensão do conteúdo.
Portanto, é essencial garantir que o design instrucional e o designer instrucional sejam aplicados de forma adequada, levando em consideração as melhores práticas pedagógicas, as necessidades dos alunos e o uso eficaz da tecnologia educacional.
Podemos concluir que o profissional de designer instrucional conecta a teoria de aprendizagem com a prática educacional e pedagógica, além de conectar conteúdo, objetivos e estratégias instrucionais, esse profissional também deve criar objetos de aprendizagem em diversos formatos de apresentação.
3 Considerações Finais
O principal objetivo deste trabalho é refletir sobre os princípios do design instrucional e o designer instrucional mostrando diferença conceitual e pedagógica entre os dois profissionais trazendo o conceito de ambos. São apresentados referências bibliográficas de estudo sobre a utilização do design instrucional e designer instrucional, como uma possível alternativa para atender à demanda por iniciativas educacionais bem estruturadas, que possam se beneficiar de metodologias, modelos e processos de planejamento, assim como de uma ampla gama de tecnologias de informação e comunicação disponíveis. O paper trouxe uma análise do design instrucional que envolve a criação de um ambiente de aprendizagem bem estruturado que atenda às necessidades dos alunos e promova a aprendizagem. O designer instrucional é responsável por planejar, desenvolver e implementar estratégias instrucionais inovadoras alinhadas com as melhores práticas pedagógicas e tecnologia apropriada. Ambos ajudam a melhorar a qualidade da educação e a experiência de aprendizagem dos alunos. Desta forma, diante das características distintas, o design instrucional e os designer instrucional desempenham um papel crítico na educação, garantindo que o processo de aprendizagem seja eficaz, interessante e significativo.
4 Referências Bibliográficas
FILATRO, A. Design Instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.p.3,8.
KENSKI, V. M.; BARBOSA, A. C. L. S. Gestão de Pós-Graduação a Distância: Curso de Especialização em Designer Instrucional Para Educação On-Line. In: Congresso Luso Brasileiro de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, 2007. Anais. Porto Alegre:Anpae,2007.Acessadoem:https://www.passeidireto.com/arquivo/103070134/conceitos-e-inovacoes-no-design-instrucional-apostila 07/02/2024.
KENSKI, V. M. (Org.) Design Instrucional: Para Cursos On-line. 1. ed. São Paulo: Editora SENAC, 2015.
RONCARELLI, D., MOTTER, R. M. B., OBREGON, R. F. A., CATAPAN, A. H., & CYBIS, A. (2010).Desafios e perspectivas do design instrucional: contexto sociotécnico, saberes e abordagens pedagógicas. In: II Seminário Nacional em Estudos da Linguagem: Diversidade, Ensino e Linguagem, Cascavel-PR.
NETO,S,A. HESKESTH,G.C (2017) Didática e design instrucional 2. ed. p.48 - Curitiba, PR : IESDE Brasil, 2017.
PAZMINO, A. V. Como se Cria: 40 Métodos Para o Design de Produtos. São Paulo: Ed. Blucher. 2015.p 118.
SAVIOLI, C e TOREZANI, G. (2020). Design Instrucional e Negócio Digital: Como planejar, produzir e publicar um negócio virtual educacional. Brasília: Clube de Autores. Acessado em :https://my.mustedu.com/mod/url/view.php?id=82130&typemd=tpurlw1&modulo=url 07/2/2024.
SMITH, P. L.; RAGAN, T. J. Instructional Design. Toronto: John Wiley & Sons, 1999
1 Graduação em Letras, literatura e língua inglesa FIAR Faculdades integradas de Ariquemes . Especialização em Língua Portuguesa e Artes Faculdade Santo André. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. E-mail ellenstorch22@gmail.com.