Uma Analogia da Arte na Educação
Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br
Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/9745921265767806
A arte nos permite fazer analogias com o nosso cotidiano, e partindo desta premissa, temos na pintura de Joseph Désiré Court, intitulada Scene from the Great Flood, que em sua tradução é interpretada como “Cena do Grande Dilúvio” uma pessoa jovem tentando salvar o seu pai e ignorando por completo a esposa e o filho que estão mais próximos a ele.
Obviamente o filho é o peso mais leve a suportar e resgatar, o que representa o futuro, a mãe, representa a vida e o pai já com sua idade senil representa o passado, dito isso, o homem se agarra ao passado e perde sua vida e o seu futuro.
Este ato representa o adágio de que realmente somos frutos de nossas escolhas e na educação, não é diferente.
Optamos pelo velho, a educação tradicional que nem sempre é efetiva e olvidamos das novas práticas educativas e das metodologias ativas que enriquecem o processo ensino-aprendizagem, que validam o educando em sua essência, que buscam a inovação como forma de encantar a aprendizagem, fomentando neste educando a criticidade e o protagonismo.
Educação é uma seara que exige uma busca constante do conhecimento, todavia, não basta conhecer, faz-se necessário conquistar o educando, ouvi-lo, ensinar algo que possa ser aplicado a sua realidade, abstraindo-se da forma conteudista e manipuladora com informações estéreis e propositais para enraizar cada vez mais a ignorância e a manipulação.
Educar é um processo a longo prazo e exige um esforço hercúleo para abrirmos mãos do velho, o que implica no enfrentamento do sistema educacional intimidador e manipulador, que não faz uso de todo poder para se manter no status quo.
Lamentável que nem todos entendam de arte ou não enxergam uma analogia com a nossa realidade, e a prova disso, tivemos no dia 08 de janeiro em que um grupo mal intencionado deixou um rastro de destruição nas sedes dos Três Poderes em Brasília e este grupo formado por néscios e imbecis atacaram até as obras de arte que tem a sua representatividade não só artística como histórica em nosso país.
Trabalhar arte na educação favorece o desenvolvimento cognitivo do educando além de trabalhar valores morais, éticos e estéticos buscando despertar e ampliar criatividade do educando bem como na sua formação cidadã e protagônica.
Dito isso, que possamos por meio da educação, fazer o uso das artes ligando com o contexto atual de nossos educandos e instigando a uma interpretação análoga a realidade vivenciada pela sociedade.
Educar nos dias de hoje, exige coragem para lidar com os intempereis impostos pelo sistema educacional e em contrapartida, temos a satisfação de colocar as sementes da autonomia, do discernimento e da ética na vida de nossos educandos.
Cabe a nós professores torcermos para que nossos educandos tenham as condições favoráveis para a germinação destas sementes e assim consigam em algum momento, as mudanças tão esperadas na sociedade, minimizando as diferenças sociais e rompendo o elo da manipulação.