UFPA oferece novo curso de graduação
Com o objetivo de aumentar as possibilidades de difusão e produção de conhecimento artístico-cultural na sociedade, a Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA) está com inscrições abertas para um nova graduação: o curso superior de tecnologia em Produção Cênica.
A nova formação tem por objetivo graduar novos diretores teatrais e será a primeira curso tecnológico oferecido pela escola. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de fevereiro de 2020, por meio do site do CEPS.
Até o momento, a ETDUFPA ofertava duas graduações voltadas para a formação de professores: licenciatura em Dança ou em Teatro.
Com o curso superior tecnológico em Produção Cênica, a instituição passa também a atender a uma nova demanda no cenário do ensino de Artes da Amazônia, que é de uma formação específica no âmbito da direção teatral.
Público-alvo
O curso é direcionado para pessoas que tenham interesse em atuar no mundo artístico, tais como:
-
casas de espetáculo;
-
teatros e grupos teatrais;
-
espaços alternativos de interação social, lazer e cultura;
-
festivais e mostras;
-
espaços de produção de mídia e eventos espetaculares de diversas naturezas, escolas, empresas e outras instituições públicas e privadas.
O que faz um diretor teatral?
O diretor teatral tem domínio das fases e das estratégias para a produção do espetáculo, com conhecimentos artísticos contextualizados político-cultural, econômica e cientificamente.
Ele é o responsável pela direção, criação, produção, coordenação, supervisão e avaliação do processo criativo, seja na composição dos diversos elementos poéticos do espetáculo teatral (dramaturgia, trabalho dos atores, iluminação, cenografia, figurinos etc.), como também pela gestão dos recursos e dos usos possíveis da tecnologia no ambiente de trabalho.
Sobre o curso
O curso de graduação tecnológica em Produção Cênica tem duração de três anos e meio. O desenho curricular irá contemplar noções que atravessam os diversos aspectos envolvidos na criação do espetáculo teatral, incluindo noções de produção cultural e elaboração de projetos.
Serão abertas 30 vagas, e o processo seletivo será baseada na nota do ENEM, sendo que metade serão direcionados para o sistema de cotas:
-
Ensino médio cursado exclusivamente em escolas públicas;
-
Educação de Jovens e Adultos(EJA);
-
Certificado de conclusão com base no ENEM, Encceja ou outros exames de certificação de competência realizados pelos sistemas estaduais de ensino.
Brasileiros que, por alguma razão, seja por trabalho, gestação ou outro motivo, não tenham concluído os estudos dentro do período regular devem ficar atentos ao período de inscrição do Encceja 2020, ENEM e de outros programas que atuam como forma de certificação dos estudos e que também abrem as portas ao ensino superior.