01/08/2006

UFMG e FEI são as grandes vencedoras da 3ª Maratona de Eficiência Energética

A 3ª Maratona Energética terminou com um novo recorde na categoria gasolina, batido pela Universidade Federal de Minas Gerais. A marca obtida foi de 598,856km/l, contra 396,5km/l em 2005 e 151 km/l em 2005.
Com um protótipo pensando 35 kg, o "CEA M2, da UFMG fez o percurso de 4.340m com uma média de 24,22 km/h. "Esse foi o resultado do trabalho de 20 pessoas. Colocamos em prática o bom senso da engenharia. Usamos o conceito multidisciplinar, como aeronáutica, eletrônica para desenvolver o nosso veículo" explica o professor Paulo Iscold da universidade.
Já a FEI (SP), que concorreu com três veículos foi a campeã na categoria elétrica, com o "X-17" ao fazer um percurso de 29,139 km, com a marca de 135 km/W.h.

As duas universidades vencedoras ganharam veículos Chevrolet, utilizados em testes e doados pela General Motors, o Celta.

Vencedores 3ª. Maratona - Categoria Gasolina
Colocação Veículo Universidade Km/l
1º. CEA-M2 UFMG 598,856
2º. ECO MACK Mackenzie 200,342
3º. ÉRRRBA Anhembi Morumbi 199,128

Vencedores 3ª. Maratona - Categoria Elétrico
Colocação Veículo Universidade Km/W.h
1º. X-17 FEI 135
2º. Sinergia FAAP 107
3º. Solution Mackenzie 96

Melhor projeto
Em paralelo, aconteceu a premiação dos melhores projetos, julgadas por uma comissão formada por engenheiros. Na categoria gasolina, a FEI levou a primeira e a segunda colocação com os protótipos X18 e X17, respectivamente.

E o vencedor da elétrica foi a Universidade de Design de Mauá (FADIM) com o veículo FIO. Utilizando materiais como Spectar da família do acrílico, transparente, o FIO foi construído em 10 meses, inclusive o capacete que foi desenvolvido com fibra de carbono.


Universidades Participantes

1 - Anhembi / Morumbi (SP) com um protótipo da categoria gasolina.
2 - Faculdade de Design Industrial - Mauá (SP) com quatro protótipos: dois elétricos e dois a gasolina
3 - FEI (SP) com três protótipos: um elétrico e dois a gasolina
4 - Mackenzie (SP) com dois protótipos: um elétrico e um a gasolina
5 - UNICAMP (SP) com dois protótipos: um elétrico e outro a gasolina
6 - Universidade Estadual de Maringá (PR) com dois protótipos: um elétrico e outro a gasolina
7- FAAP (SP) com dois protótipos: um elétrico e um a gasolina
8 - Universidades Federal de Minas Gerais (MG) com um protótipo a gasolina
9 - Universidade Estadual de Minas Gerais (MG) com um protótipo a gasolina
10 - Instituto Mauá com um protótipo a gasolina
11 - Universidade Luterana do Brasil - ULBRA -(RS) com dois protótipos: um a gasolina e um elétrico
12 - UNIFEI (MG), com um protótipo a gasolina
13 - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro com um protótipo elétrico

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