Turismo: Projeto forma guias mirins
Florianópolis/SC – Projeto desenvolvido pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em parceria com a Associação Florianópolitana de Voluntários (Aflov) e Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF), forma jovens para atuar como guias mirins de turismo no Centro de Florianópolis.
O projeto valoriza os recursos histórico-culturais e fortalece o desenvolvimento turístico da Ilha de Santa Catarina. Os participantes do programa são jovens com idade entre 14 e 18 anos, matriculados em escolas públicas e residentes, preferencialmente, no Centro da cidade.
O trabalho é destinado à parcela da juventude brasileira caracterizada pela alta vulnerabilidade sócio-econômica, provenientes de famílias de baixa renda localizados em bolsões de pobreza de periferia urbana.
Aulas de postura e apresentação pessoal, atendimento e comunicação, turismo e cidadania, história e patrimônio histórico-cultural fazem parte do conteúdo trabalhado durante o curso.
O desenvolvimento das aulas envolve visitas técnicas de estudo à destinação turística referente ao patrimônio histórico-cultural relacionando o espaço, a cultura, o lazer e o entretenimento, integrado ao sistema turístico.
A proposta prevê ainda a formação de jovens com capacidade de observação, análise, criatividade e conservação do patrimônio cultural de Florianópolis, além de potencializar suas técnicas profissionais de recepção.
Os módulos são ministrados por professores do curso de Turismo e Hotelaria da Univali. Além do conhecimento teórico, os alunos adquirirem conhecimento técnico por meio das aulas práticas realizadas no Centro histórico de Florianópolis.
Informações para a imprensa: (48) 9981-8163, com Flávia Secca, coordenadora do projeto.