02/10/2021

Tudo que precisa saber para aplicar o marketing digital no seu negócio

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Tudo que precisa saber para aplicar o marketing digital no seu negócio

 

Nos dias atuais é impossível pensar em montar um negócio de sucesso sem que ele esteja na internet.

Até alguns anos atrás ainda era possível se beneficiar das estratégias tradicionais de marketing para gerar destaque e alavancar vendas.

Mas esse tempo passou e daqui pra frente apenas aqueles que possuem o conhecimento e aplicam as estratégias de marketing digital no seu negócio que irão conseguir continuar crescendo.

Bom, já deu pra sentir que esse lance de marketing digital não é brincadeira, não é mesmo?

Então leia atentamente esse artigo até o fim para aprender tudo que você precisa sobre marketing digital e assim aplicar no seu próprio negócio.

 

O que é marketing digital?

Bom, de forma bem resumida, marketing digital consiste em estratégias que se aplicadas irão gerar destaque, valor, reconhecimento, confiança e credibilidade para o seu negócio afim de realizar vendas.

No fundo o que todos queremos no fim das contas é vender.

Não esquecendo que além das estratégias que vou passar daqui pra frente, você deve compreender que se deseja ter credibilidade, o primeiro passo a se pensar é ter um produto ou serviço que seja de qualidade.

Mas continuando.

Toda grande empresa que presa pelo avanço e expansão do seu negócio está inserida na internet.

E por quê?

Simples, se você quer vender seus produtos, tem que estar onde estão seus possíveis clientes.

Antigamente se conseguia esse feito colocando lojas em grandes centros urbanos, em shoppings, criando propagandas em rede nacional, etc.

Hoje é muito mais simples, você só precisa estar na internet, porque é lá que as pessoas estão.

O avanço da tecnologia transformou o modo como o mercado funciona.

Você só precisa de um celular e pronto, consegue procurar tudo que quiser na internet, seja onde estiver.

Por isso que todos estão adaptando seus negócios.

Nunca antes foi possível mostrar sua marca para tantas pessoas em um só lugar.

Todos querem a sua fatia do bolo.

E claro, a concorrência existe.

O mercado é gigante, mas o sol brilha pra todos, não tem jeito.

Cada um quer conquistar o máximo de clientes possível, é assim que funciona.

E é aplicando as estratégias de marketing digital que eles conseguem fazer isso.

Então vamos em frente.

 

Estratégias do marketing digital

 

1 – Redes sociais

De longe essa é a estratégia mais aplicada hoje em dia.

Toda grande marca possui um perfil, seja no facebook ou instagram.

E é muito simples, segue exatamente o que mencionei anteriormente, você tem que estar onde seus clientes estão.

Todas as pessoas que gostam de uma determinada marca, procuram segui-la nas redes sociais, seja para conhecer o que há de novo ou ficar pode dentro de alguma promoção.

E a interação entre marca e cliente é muito maior.

As empresas conseguem ter um feedback muito mais preciso do que seus clientes querem.

É só conferir o que estão comentando nos posts.

E além disso, a própria empresa pode responder os comentários gerando uma conexão ainda maior com as pessoas.

O poder das redes sociais é enorme e muitos não fazem ideia.

Se fosse possível aplicar apenas o que mencionei até aqui, já seriam incríveis os resultados que você teria no seu negócio.

Mas as redes sociais ainda nos permitem utilizar as ferramentas de anúncios pagos, como Facebook ads e Instagram ads.

Você já ouviu falar sobre?

São aquelas propagandas que aparecem no seu feed em meio aos posts das páginas que você segue.

Esses anúncios são de extrema importância para atrair novos clientes.

Eles substituem as antigas propagandas em redes nacionais.

E tem a vantagem de serem exibidos apenas para pessoas que sejam possíveis clientes, pessoas que estão procurando pelo que você tem a oferecer.

É excelente!

 

2 – Marketing de conteúdo

Essa é uma estratégia muito importante no marketing digital pois é através dela que você gera credibilidade e segurança para que seus clientes comprem de você.

O meio mais utilizado para isso hoje, são vídeo reviews.

Mas como assim?

Você faz um vídeo mostrando seu produto em detalhes, com os pontos positivos e características que o destaquem da concorrência, e pronto.

As pessoas se sentiram mais tranquilas na hora de realizar a compra.

Marketing de conteúdo também serve para quem quer vender produtos digitais.

No caso, você irá nutrir seus clientes com conhecimento.

Vídeos ensinando algo que eles desejam aprender, algo que irá agregar valor na vida deles e assim você gera credibilidade e autoridade no assunto para que possa vender seus produtos.

Uma plataforma muito boa para isso é o Youtube.

Assim como o Google, hoje quando temos alguma dúvida sobre algum assunto, pesquisamos no Youtube afim de encontrar vídeos explicativos.

Então, se você possui algum conteúdo que responde a pesquisa do seu possível cliente, ele irá te encontrar e a chance de vender é muito grande.

Outra maneira, caso as pessoas não te encontrem por pesquisa, é utilizar a ferramenta Youtube ads para colocar anúncios no início de vídeos.

Assim você atinge um público mais amplo e também pode gerar vendas.

 

3 – Copywriting

Todas as estratégias anteriores funcionam e muito bem.

Mas existe um meio para aprimorar o modo como você se comunica com as pessoas.

Uma comunicação persuasiva que cativa as pessoas e as fazem querer comprar de você.

A estratégia de copywriting tem essa função e com certeza você já foi afetado por ela algumas vezes.

Toda e qualquer propaganda utiliza uma comunicação persuasiva para vender.

Essa é uma estratégia que não é exclusividade do marketing digital, ela já era utilizada a muito tempo.

Mas continua sendo excelente.

A utilização de textos com objetivo de gerar sentimento nas pessoas e tocar o lado inconsciente é se torna uma arte para quem os desenvolve.

Os principais mecanismos são a quebra de objeções e gatilhos mentais.

Você mostra para seu cliente que ele não precisa ter medo de comprar de você, que ele pode comprar e que deve comprar.

Basicamente você faz com que seu cliente descubra que ele precisava do seu produto e não sabia.

 

4 – Site/Blogs

Por último vou te mostrar como você pode se beneficiar de um site ou blog para conquistar mais clientes.

Assim como no caso anterior onde as pessoas pesquisam no Youtube para solucionar algum problema, quando pesquisado no Google, as pessoas encontram primeiramente blogs e sites.

Então é importante estar presente também nas pesquisas do Google.

Se evitar utilizar essa estratégia, você estará deixando dinheiro na mesa e isso é péssimo.

Bom, o ponto positivo é que aqui as pessoas encontram você por conta própria e isso se chama tráfego orgânico.

Significa que você não pagou por esses visitantes.

E além disso, quando alguém te encontra por conta própria, se classifica como um tráfego qualificado, onde a chance de vender é muito maior.

Mas nem tudo são flores.

Pesquisas apontam que 90% das pessoas que pesquisam no Google, clicam em algum dos cinco primeiros sites sugeridos na primeira página.

E é aqui que entra a parte complicada e que exige uma maior atenção.

Para que você consiga se posicionar nas primeiras posições, você tem que aplicar as estratégias de SEO no seu site.

Leva um certo tempo, mas que rende bons resultados no futuro.

Por fim, como todas as outras plataformas anteriores, o Google também possui anúncios pagos.

Através do Google ads você consegue colocar seu site em primeiro nos resultados sugeridos e também pode aparecer em sites parceiros da plataforma.

Diferente do tráfego orgânico, aqui você está obtendo tráfego pago.

Gera menos ROI (retorno sobre investimento), mas é muito importante também.

 

Conclusao

 

Bom, tentei ser o mais breve possível para te mostrar tudo que você precisava saber para adaptar seu negócio para o marketing digital e assim alavancar suas vendas.

Espero ter te ajudado e que daqui pra frente você consiga aplicar todas essas estratégias.

 

 

 

 

 

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