26/06/2019

Trabalhos de enfermagem são apresentados em encontro

Mestrados profissionais buscam melhorar a capacitação com o estudo de técnicas, processos ou temáticas que atendam às demandas do mercado. Essas foram as motivações de Jéssica Eugênio Pessan, mestranda de enfermagem da Universidade Estadual Paulista (Unesp), ao implementar um catálogo de atendimentos no município de Lins, interior paulista. O trabalho foi apresentado durante o I Encontro Nacional dos Pesquisadores dos Mestrados Profissionais de Enfermagem, nesta terça-feira, 25, na CAPES.

A mestranda é uma das 140 beneficiadas pelo convênio CAPES/Cofen, que estimula a formação profissional. Trabalhando nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Lins e contando com a colaboração de enfermeiros, Jéssica aplicou uma sistemática nas consultas de enfermagem para melhorar o atendimento de saúde mental na região. Além do trabalho, foram apresentados os números de registros e patentes em produções tecnológicas de enfermagem. Lorena Barros Furieri, coordenadora-adjunta do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo, explicou em quais tipos de produção acadêmica podem ser pedidas as certificações.

O convênio entre a CAPES e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) surgiu em 2016 e já foram selecionados 16 programas de mestrado. Para participar do acordo, o programa de pós-graduação (PPG) deve ser recomendado pela CAPES, possuir conceito igual ou superior a 3, pertencer a instituições de ensino superior públicas ou privadas sem fins lucrativos e ter como proponente o coordenador do PPG ou o representante da coordenação do Mestrado Profissional.

(Brasília – Redação CCS/CAPES) - 25.06.2019

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×