31/10/2022

Todas as universidades têm que oferecer acomodação

Pexels-vlada-karpovich-4050295

Ao entrar na faculdade, uma das coisas que os alunos consideram ao decidir qual faculdade cursar é onde eles vão morar durante a graduação.

Saiba que mais difícil do que passar no vestibular será conseguir uma moradia estudantil gratuita nas universidades públicas ao redor do Brasil. De um modo geral, quase todos têm benefícios e são projetados para atender alunos carentes que moram fora da cidade onde a universidade atua, porém sempre há menos vagas do que o necessário.

No Brasil, ir para a universidade geralmente significa mudar-se para um lugar distante de onde o estudante veio, principalmente para estudantes universitários que ingressam em universidades públicas.

Portanto, saiba que uma das principais políticas do órgão permanente é o auxílio-moradia.

Ele será oferecido aos alunos que precisam desse benefício. Segundo os Cursos Online, cada universidade terá a sua própria política em conceder esse benefício.

Em vez de opções de moradia, algumas universidades oferecem subsídios de moradia em dinheiro. Na maioria dos casos, os alunos beneficiários devem ter um bom desempenho na faculdade para continuar recebendo os benefícios até a conclusão do programa.

Além de decidir qual faculdade cursar, muitos alunos precisam se preocupar com outra questão fundamental, que é onde e quando irão se formar. A disputa por uma vaga dentro da rede pública de ensino superior do Brasil fica mais difícil a cada ano e, em muitos casos, os alunos têm que sair de suas cidades para estudar. Para isso, existe a chamada moradia universitária, uma opção para ajudar os estudantes universitários que muitas vezes são menos favorecidos.

As universidades públicas se destacam nessa situação quando aceitam alunos de todo o país. Alguns possuem moradia estudantil dentro da própria instituição, onde diversos universitários vão morar durante a graduação.

O que é um dormitório universitário?

Várias universidades públicas oferecem moradia para estudantes de baixa renda ou para os estudantes que precisam se mudar para outra cidade por causa da faculdade. Nas residências, os alunos vão dividir quartos com outras pessoas da universidade durante toda a graduação.

Simplificando, os dormitórios universitários são acomodações (moradia) em que estudantes de baixa renda ou estudantes de outros lugares moram até a formatura. Várias instituições públicas brasileiras têm moradia estudantil, mas conseguir uma vaga em uma dessas instituições é, na verdade, um segundo vestibular.

O número de alunos que solicitam este apoio é muito superior ao número de vagas oferecidas, existindo nestes casos a opção de subsídio de habitação, que é em dinheiro.

Experiência de habitação

Cada universidade tem sua própria política interna em relação à acomodação universitária. No entanto, conforme os Cursos Online Gratuitos, pode-se dizer que eles proporcionaram um mínimo de conforto e apoio aos alunos durante o curso. Diversos estudantes que vêm de fora do Brasil vivem atualmente em um dormitório universitário, conhecido como CEU.

Para conseguir uma vaga e poder ter a oportunidade de morar no CEU, é preciso se inscrever no SIGAA, o sistema abrangente de gestão da atividade acadêmica e a ferramenta online mais comum para os alunos se conectarem.

Após preencher um formulário com todos os dados pessoais e fornecer as devidas informações socioeconômicas aos alunos, serão selecionados os de menor renda.

Sobre o espaço físico nas residências, tudo é pensado para garantir a intimidade e a integridade de todos, além de favorecer a convivência entre os alunos. Cada quarto pode acomodar três pessoas, com cozinha comunitária, sala de estar e espaço de relaxamento, além de áreas de estudo. Há também separações de gênero no CEU. A aluna lembra que o lema principal da residência onde mora é o respeito.

A partir do Censo do Ensino Superior de 2019, a Revista Quero analisou dados coletados de pesquisas, que mostraram que a maioria das universidades brasileiras com mais de 5.000 alunos tem o auxílio-moradia como política permanente para os alunos. Esses números foram fornecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

USP (Universidade de São Paulo)

A maior universidade pública do país, tem mais de 65 mil alunos, possui cerca de 1.187 vagas de graduação e 378 de pós-graduação em seu campus principal em Butantã, capital de São Paulo.

Os apartamentos possuem quartos individuais, banheiros e áreas comuns, a cozinha é compartilhada.

Podem se inscrever estudantes com 1º grau e renda per capita com até três salários mínimos.

A universidade também garante auxílio-moradia de 400 reais por um período máximo de 12 meses.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

A Universidade Federal do Rio de Janeiro tem 39.887 alunos e oferece hospedagem para alunos no campus da Cidade Universitária, com um total de 504 vagas.

Sendo dois blocos, um feminino e outro masculino, cada um com uma mais ou menos de 250 vagas.

O site da UFRJ aponta que a prioridade é atender aos alunos mais pobres e que moram fora da cidade do Rio de Janeiro. Além disso, muitos alunos têm direito a uma bolsa de manutenção, sendo no salário de R$ 400 por mês.

 

 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×