Tipos de líderes educacionais e não educacionais - Empáticos dinâmicos
Jorge Barros
Pós-graduado e Mestre em Administração e Gestão Escolar, Doutor em Administração e Gestão Educativa e Escolar, Professor no 2.º Ciclo do Ensino Básico no Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres (ESLA), Quarteira
Os líderes empáticos dinâmicos apresentam uma série de caraterísticas. Por exemplo, são amigos, carismáticos, calorosos, sinceros, bons ouvintes, intuitivos, possuidores de bom humor e compaixão, independentes, de confiança, altruístas, otimistas, fortes e amáveis. São de fácil relacionamento, bons a aproximar as pessoas e têm como primeira preocupação precisamente as pessoas, no sentido de as ajudar, o que também os satisfaz bastante. Tratam as pessoas com dignidade, respeito e atenção e são frequentemente conversadores, o que faz com que os outros se sintam bem perto deles.
Este tipo de pessoas não é arrumado nem organizado, contudo a sua qualidade dinâmica faz deles pessoas determinadas, enérgicas e seguras.
Este tipo de líderes são sensíveis às necessidades das pessoas e sentem-se mais realizados nas profissões ou nos cargos onde podem ajudar os outros.
As qualidades destes líderes, também, operam num continuum, de cima para baixo. Por exemplo, quando não têm o impulso de dirigir, mas de ajudar os outros, os líderes empáticos dinâmicos, por vezes, funcionam no extremo inferior do continuum afetando a sua saúde e o seu bem-estar. Ainda neste extremo e pela negativa, são os mais preguiçosos de todos os tipos de líderes.
No extremo superior, uma das suas qualidades, a orientação por objetivos, faz com que consigam atingir os seus objetivos e os da organização que lideram.
Estes são líderes que realizam melhor o seu papel quando reservam tempo para si, quando estabelecem prioridades e quando consideram assumir posições de direção de pequena ou média importância.