06/08/2022

Tipos de líderes educacionais e não educacionais - Empáticos adaptáveis

Jorge Barros

Pós-graduado e Mestre em Administração e Gestão Escolar, Doutor em Administração e Gestão Educativa e Escolar, Professor no 2.º Ciclo do Ensino Básico no Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres (ESLA), Quarteira

 

Estes líderes não têm o dinamismo e a capacidade de influenciar os outros como os agressivos dinâmicos e como os assertivos dinâmicos. Também lhes falta o carisma dos empáticos dinâmicos e embora possuam a caraterística «adaptável» dos agressivos adaptáveis, são desprovidos de agressividade, assim como não dispõem da assertividade dos assertivos adaptáveis.

Estes líderes educacionais têm diversas caraterísticas. Para liderar, têm que ser dotados de poderes, encorajados e orientados pelos outros tipos qualitativos. Reagem melhor a solicitações de Empáticos Dinâmicos (pela qualidade comum que partilham), mas também podem aceder aos desejos dos outros grupos.

Esta circunstância pode, ainda, ajudá-los a desenvolver o género de liderança pessoal necessária em determinadas situações.

São líderes que inspiram confiança por serem leais, inteligentes, bem-humorados e se preocuparem com os outros. Geralmente são realistas, apolíticos e desprovidos de instintos manipuladores. Estabelecem relacionamentos fortes e estáveis, que podem conservar para toda a vida. No entanto, apesar destes atributos a sua capacidade para liderar é a menor de todos os tipos qualitativos de líderes e, assim, por consequência, na maioria das situações desempenham o papel de seguidores da liderança de outros. Apesar disto, sublinha-se que os líderes empáticos adaptáveis são trabalhadores competentes que podem, quando dotados ou investidos dos poderes adequados, agir como líderes dentro de esferas de influência específicas.

As suas qualidades operam num continuum, de cima para baixo, pelo que, por vezes, estes líderes são inflexíveis nas decisões que tomam e receiam a mudança pelo que não são os mais indicados para anteciparem e acompanharem as mudanças educacionais, nem para introduzirem práticas inovadoras, quando operam no extremo inferior, o que confirma a sua menor capacidade para liderar em relação aos outros tipos de líderes educacionais.

São líderes que procuram liderar a uma escala pequena e de acordo com a sua serenidade.

Pretendem trabalhar, visando o cumprimento das suas tarefas e ser felizes, o que acontece quando operam no extremo superior.

Estes são líderes que realizam melhor o seu papel quando servirem de modelo a seguir ao encorajar a participação igualitária, quando ajudarem os outros a darem o seu melhor e quando estabelecerem e comunicarem valores fundamentais.

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