06/08/2022

Tipos de líderes educacionais e não educacionais - Assertivos criativos

Jorge Barros

Pós-graduado e Mestre em Administração e Gestão Escolar, Doutor em Administração e Gestão Educativa e Escolar, Professor no 2.º Ciclo do Ensino Básico no Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres (ESLA), Quarteira

 

Os líderes assertivos criativos são visionários, imaginativos, emotivos, imprevisíveis, meditativos, de sensibilidade apurada, reflexivos, autossuficientes, criativos e com capacidade de perceção.

São líderes que gostam de criar, deixando-se, muitas vezes, absorver pelos projetos em que se envolvem.

São entusiastas do trabalho e vivem absorvidos por ele, sobrepondo a atividade profissional em relação à pessoal.

São líderes reflexivos, autossuficientes e por vezes voláteis. Sabem exatamente o que querem e o que têm que fazer par o alcançar.

Não são dinâmicos nem carismáticos, todavia dão mostras de uma sensibilidade apurada e de capacidade de perceção. Veem o mundo e o que nele acontece, interpretando-o de forma diferente dos restantes líderes educacionais.

Nos estabelecimentos escolares, estes líderes têm ideias brilhantes e inovadoras sobre reformas totais ou parciais, sendo capazes de lidar com os problemas criativamente. Embora se afastem de posições de gestão, a sua visão e liderança constituem contribuições inestimáveis que tornam a realidade da escola mais interessante.

No que se refere à sua vida pessoal, são pessoas amáveis, sensíveis e atenciosas, capazes de desenvolver relacionamentos significativos.

Também as suas qualidades operam num continuum, de cima para baixo, isto é, são líderes que exibem grande volatilidade emocional. Por vezes são bruscos, o que confirma o comportamento imprevisível que possuem e que pode ser muito desconcertante e exigir uma grande dose de paciência àqueles com quem se relacionam, quando operam no extremo inferior. Por outro lado, no que fazem são fiáveis, seguros, deixam-se absorver pelo trabalho e orientam-se para as pessoas, quando operam no extremo superior.

Os assertivos criativos assumem-se como líderes criadores e organizadores e dão, em virtude do seu raciocínio imaginativo, um contributo inestimável à organização escolar, que sem eles constituiria uma organização muito pouco interessante.

Cada líder tem a sua capacidade de liderança. Devemos ter presente que estes indivíduos são capazes de algum tipo de liderança educacional, em maior ou menor grau, consoante as situações ou circunstâncias em que se encontram envolvidos. De qualquer forma, os líderes educacionais devem estar preparados para lidar com as questões políticas, económicas, sociais e tecnológicas inerentes ao ensino. As instituições educacionais são demasiado complexas para esquemas centralizadores de liderança.

Sabendo-se que a liderança eficiente depende do contexto, o mais importante é fazer corresponder o líder adequado a cada situação particular.

As organizações bem-sucedidas precisam de todos os tipos de líderes, pelo que julgamos que diferentes líderes, colocados estrategicamente num Agrupamento de Escolas ou numa Escola não Agrupada, podem contribuir em grande medida para a sua coordenação escolar e eficácia organizacional.

Não sendo todos iguais, os líderes utilizam de forma distinta as diferentes capacidades e competências. Pelo que nos parece que um equilíbrio na utilização das caraterísticas destes líderes, porventura, poderá originar uma liderança educacional mais consistente e melhor conseguida.

Os líderes assertivos criativos assumem-se como criadores e concretizadores naturais.

Estes são líderes que realizam melhor o seu papel quando ajudam os outros a descobrir alternativas às práticas correntes, quando desenvolvem uma visão coletiva da direção a seguir pela escola (o que entra em contradição com os normativos legais publicados em Portugal sobre esta temática, já que preveem a existência nos Agrupamentos de Escolas ou nas Escolas não Agrupadas de um órgão unipessoal, com uma liderança forte centrado na figura do(a) Diretor(a) de Escola) e quando chamam a atenção para a importância da aprendizagem contínua, tanto para alunos como para professores no ativo. 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×