05/08/2022

Tipos de líderes educacionais e não educacionais - Agressivos adaptáveis

Jorge Barros

Pós-graduado e Mestre em Administração e Gestão Escolar, Doutor em Administração e Gestão Educativa e Escolar, Professor no 2.º Ciclo do Ensino Básico no Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres (ESLA), Quarteira

 

Estes líderes educacionais não são carismáticos. São orientados para objetivos e especialistas em encontrar a sua posição adequada na estrutura do poder e em fazer uso dela.

Os agressivos adaptáveis são líderes oportunistas brilhantes que conseguem realizar o que pretendem, ou seja, perseguem os seus interesses de forma agressiva, conseguindo geralmente obter aquilo que desejam. Sentem-se atraídos pelas pessoas poderosas e possuem os recursos necessários para trabalhar com elas. O seu lado menos bom consiste em serem muito secretos e em explorarem os outros. Para eles, os fins justificam os meios. Os relacionamentos que estabelecem refletem a sua natureza acelerada e volátil.

Têm vontade e determinação para controlar os outros. Adaptam-se bem às diversas situações e circunstâncias que se lhes deparam e perseguem os seus objetivos de forma agressiva, ficando satisfeitos somente quando os alcançam.

Estes são líderes sociáveis, autoconfiantes, determinados, poderosos, destemidos, brilhantes, possuem pensamentos independentes, recetivos às oportunidades, são engenhosos, resistentes a situações adversas e dedicam-se a serem bem-sucedidos, pois possuem uma orientação para o sucesso. Têm tendência para ter atitudes extremistas e tendenciosas, mas têm uma capacidade única de transformar as ideias em ações.

São líderes que têm as maiores probabilidades de resolução com êxito de situações bastantes complicadas e adversas.

As qualidades destes líderes operam, igualmente, num continuum, de cima para baixo, em que no extremo inferior, as qualidades de abusados, desonestos, maníacos e mentirosos podem causar grandes dissabores a estes líderes educacionais. Pelo contrário, o facto de serem extrovertidos, confiantes, excitantes e orientados para os objetivos e para as pessoas faz com que trabalhem assídua e arduamente para garantir com êxito que os seus planos de ação sejam concretizados, quando operam no extremo superior.

Estes são líderes que realizam melhor o seu papel quando tomarem consciência que os fins não justificam os meios, quando fizerem aliados e quando tiverem consciência das suas competências contextuais.

De todos os grupos de personalidade, os líderes agressivos adaptáveis são os que possuem mais recursos e são, potencialmente, mais poderosos.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×