01/05/2022

Teoria Comportamental da Administração - Teoria de Campo (1935)

Jorge Barros

Pós-graduado e Mestre em Administração e Gestão Escolar, Doutor em Administração e Gestão Educativa e Escolar, Professor no 2.º Ciclo do Ensino Básico no Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres (ESLA), Quarteira

 

Esta teoria foi desenvolvida por Lewin em meados da década de 30 do século XX e considera que o comportamento humano depende do ambiente em que o indivíduo desenvolve a sua atividade e de um conjunto de fatores que definem a forma como a pessoa interpreta o ambiente que a rodeia, designado por campo psicológico e é explicado pela seguinte equação: C = f (P, A), em que C diz respeito ao Comportamento Humano, F alude a função, P refere-se ao Campo Psicológico de cada pessoa e A significa o Ambiente que rodeia o indivíduo. Neste âmbito, podemos dizer que o comportamento humano (C) é função (F) ou resultado da interação entre a pessoa (P) e o ambiente (A) que a rodeia.

Lewin elaborou e desenvolveu esta teoria para explicar o comportamento social. Ele entendia que a vida do grupo de pessoas (vida social) derivava do resultado de constelações específicas de forças existentes numa conjetura mais ampla – o campo como um todo, incluindo os seus componentes psicológicos e não psicológicos. Este campo é o espaço de vida que contém a pessoa e o seu ambiente psicológico. Portanto, o comportamento humano é resultado de um campo, já que o indivíduo e o seu meio envolvente nunca devem ser percecionados como duas realidades distintas e separadas. Na prática, estão sempre interligadas e interagindo entre si e modificam-se mutuamente em tempo real. Assim, para compreender o comportamento humano devem ser consideradas todas as variáveis.

Deste modo, podemos referir que as variações individuais do comportamento humano com relação à norma são condicionadas pela tensão entre as perceções que o indivíduo tem de si mesmo e pelo ambiente psicológico em que se insere.

Podemos ainda acrescentar que o homem é na Teoria do Campo produto do meio (campo) presente e da energia que possui em determinado momento. O ambiente psicológico (ou ambiente comportamental) é o ambiente tal como é percebido e interpretado pela pessoa. Mais do que isso, é o ambiente relacionado com as atuais necessidades do indivíduo.

 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×