Teoria Comportamental da Administração - Teoria da Definição de Objetivos (1968)
Jorge Barros
Pós-graduado e Mestre em Administração e Gestão Escolar, Doutor em Administração e Gestão Educativa e Escolar, Professor no 2.º Ciclo do Ensino Básico no Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres (ESLA), Quarteira
Trata-se de uma teoria desenvolvida por Locke no final dos anos sessenta do século passado, em que a fonte de motivação se dirige para a intenção de lutar pelo cumprimento de um objetivo. Este, por sua vez, indica ao indivíduo o que necessita de fazer, além do esforço que terá de despender para o concretizar.
Esta teoria pretende avaliar o impacto da especificação do objetivo, do desafio e da retroação sobre o desempenho das pessoas. Para tal, os objetivos devem ser claros, bem definidos e quanto mais difíceis de serem alcançados melhores resultados proporcionam. Devem igualmente ser aceites pelos indivíduos, que devem estar capacitados de que quanto mais difíceis forem de alcançar, mais elevados serão os seus desempenhos. Também, a retroação no que se refere ao alcance dos objetivos provoca melhor desempenho e constitui um guia para o comportamento da pessoa. E a mesma se for autogerida, a pessoa consegue por ela própria monitorizar o seu desempenho e o seu progresso. No entanto, se for obtida por meio de fonte externa, é mais poderosa. Os objetivos podem ser definidos pelos chefes, todavia se implicarem ativamente a pessoa na sua definição, ela tende a se comprometer mais e a interiorizar como uma meta desejável a atingir. Neste campo, também a autoeficácia, isto é, a convicção íntima tem um papel fulcral, na medida em que quanto maior for, tanto maior será a confiança de que a tarefa será executada com êxito. Além deste aspeto, a definição individual de objetivos funciona melhor se a tarefa a desempenhar for simples, visto se a mesma for de elevada interdependência, então funciona melhor a sua definição em grupo.
Para a Teoria da Definição de Objetivos, existem quatro formas de motivar as pessoas quando se fixam os objetivos, nomeadamente: através do dinheiro, mediante a definição de objetivos, participando da tomada de decisões e no redesenhar de cargos e tarefas para proporcionar maior desafio e responsabilidade às pessoas.