06/07/2022

Temas Transversais No Ensino Fundamental: Um Estudo de Caso Com Professores de Educação Física de Tupanciretã - RS

Luisa Rodrigues

Acadêmica do Curso de Educação Física Licenciatura da Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ. Cruz Alta - RS, Brasil. E-mail: luisarodrigues29@outlook.com

Marília de Rosso Krug

Docente do Curso de Educação Física da Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ e do Programa de Pós - Graduação em Atenção Integral Á Saúde – PPGAIS/UNICRUZ/UNIJUÍ. Cruz Alta - RS, Brasil. E-mail: mkrug@unicruz.edu.br

RESUMO

O presente artigo trata-se de um estudo para analisar como estão sendo trabalhados os temas transversais no ensino fundamental das escolas públicas do município de Tupanciretã-RS. Pesquisa qualitativa do tipo descritiva. Participaram do mesmo dois professores da área de Educação física do referido município. Para coleta dos dados foi utilizado um questionário contendo perguntas abertas que versou sobre a caracterização pessoal e profissional dos participantes do estudo. Os resultados foram interpretados por meio da análise de conteúdo. Os resultados mostraram que os temas transversais mais trabalhados no âmbito escolar são: a ética, o meio ambiente, a saúde, a cultura e o respeito, sendo a saúde o que mais desperta o interesse dos alunos. Os temas estes trabalhados tanto por meio de projetos interdisciplinares como no dia a dia quando surge a oportunidade. Desta forma concluiu-se que os professores precisam diversificar os temas transversais, ou seja, trabalhar com todos os que estão propostos na BNCC e um dos professores precisa de formação específica para trabalhar os temas já que somente os desenvolve na forma de currículo oculto.

Palavras-Chave: Escola. Ensino Fundamental. Educação Física.

ABSTRACT

The present article deals with a study to analyze how the cross-cutting themes are being worked on, not fundamentally, in the public schools of the municipality of Tupanciretã-RS. Qualitative research of descriptive type. The same two teachers from the Physical Education area of the aforementioned municipality will participate. To collect two data, a questionnaire containing open questions was used that dealt with the personal and professional characterization of two study participants. The foram results interpreted by means of content analysis. The results will show that the cross-cutting themes most worked on in the school environment are: ethics, environment, health, culture and respect, being healthy or what most arouses or interests two students. You are working both through interdisciplinary projects and not day by day when an opportunity arises. In this way, it was concluded that teachers need to diversify the cross-cutting themes, or rather, work with all those who are intended for the BNCC and that two teachers need specific training to work on the themes that only develop in the form of a hidden curriculum.

Keywords: School. Elementary School. PE.

 

INTRODUÇÃO

Segundo o Ministério da Educação e Cultura – MEC (BRASIL, 1997), Temas Transversais, são temas que estão voltados para a compreensão e para a construção da realidade social e dos direitos e responsabilidades relacionados com a vida pessoal e coletiva e com a afirmação do princípio da participação política. Isso significa que devem ser trabalhados, de forma transversal, nas áreas e/ou disciplinas já existentes. Os temas transversais, nesse sentido, correspondem a questões importantes, urgentes e presentes sob várias formas na vida cotidiana (MENEZES, 2001).

Os Temas Transversais foram incorporados juntamente com as demais disciplinas no currículo, mostrando a sua importância para construção da cidadania. Os temas são: Ética, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Trabalho e Consumo, Orientação Sexual e Saúde (BRASIL, 1997). Entendendo que estes temas são pertinentes ao âmbito escolar e precisam ser necessariamente debatidos, partimos com o intuito de dar luz a esta temática. Assim, se faz necessária a abordagem desta pesquisa que tem como objetivo investigar a contribuição do ensino dos Temas Transversais nas aulas de Educação Física, para formação integral e construção de indivíduos críticos na sociedade, a partir das três dimensões: conceitual, atitudinal e procedimental (FONSECA; GODINHO, 2019).

Santos (2009) reforça que a escola atualmente ocupa um dos principais locais de socialização da sociedade, pois nela a criança conviverá com outras crianças desenvolvendo relações afetivas, conviverá também com outros adultos que não são seus familiares e se adaptarão às regras da escola. Além disso, a escola também é responsável pela transmissão cultural do conhecimento produzido pela humanidade ao longo dos anos e pela difusão de conhecimento (SANTOS, 2009), se tornando desta forma um espaço adequado para trabalhar as temáticas transversais. Neste sentido, no âmbito escolar e as diversas possibilidades de atuação, de acordo com uma perspectiva multidisciplinar em que, um mesmo elemento pode ser estudado por disciplina diferentes, não ocorrendo a sobreposição de um saber em relação ao outro, mas ambos cooperando em prol da construção de um novo saber (CARDONA, 2010).

Inicialmente os temas transversais foram propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN, em 1997, onde propõe como princípio básico a necessidade de as aulas serem dirigidas a todos os alunos. A sistematização dos objetivos, conteúdos, processos de ensino e aprendizagem e avaliação tem como meta a inclusão do aluno na cultura corporal de movimentos, por meio da participação e reflexão concretas e efetivas (DARIDO, 2001).

Os temas transversais propostos pelos PCN, expressam conceitos e valores básicos à democracia e à cidadania e obedecem a questões importantes e urgentes para a sociedade contemporânea. São temas que envolvem um aprender sobre a realidade, na realidade e da realidade, preocupando-se também em interferir na realidade para transformá-la. O estudo dos temas transversais compreende seis áreas: Ética (respeito mútuo, justiça, diálogo, solidariedade), Orientação Sexual (corpo: Matriz da sexualidade, relações de gênero), Meio Ambiente (conservação ambiental), Saúde (autocuidado, vida coletiva), Pluralidade Cultural e Trabalho e Consumo (BRASIL, 1997).

Mais recentemente foi aprovada a Base Nacional Curricular Comum - BNCC que é um documento de caráter normativo cujo intuito é aprimorar a aprendizagem, assegurando o desenvolvimento dos conhecimentos essenciais dos alunos em todas as instituições de ensino do país de forma igualitária. Com a homologação da BNCC nas etapas da educação infantil e do ensino fundamental, no ano de 2017, e na etapa do ensino médio, em 2018, os temas transversais foram estabelecidos na geração dos novos currículos como Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) (BRASIL, 2019). Os TCTs indicam seis assuntos: Cidadania e Civismo, Ciência e Tecnologia, Economia, Meio Ambiente, Multiculturalismo e Saúde, compreendendo quinze temas contemporâneos (VEIRA, 2022).

Nas Diretrizes Curriculares Nacionais consta a obrigatoriedade dos TCTs, de acordo com as Resoluções CNE/CEB n 7/2010 e nº 12/2012, enquanto na BNCC são considerados conteúdos primordiais para a Educação Básica devido à sua contribuição para o desenvolvimento das habilidades ligadas aos componentes curriculares (BRASIL, 2019).

Desta forma, busca-se com este estudo analisar quais e como estão sendo trabalhados os temas transversais no ensino fundamental das escolas públicas do município de Tupanciretã – RS.

 

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Com intuito de alcançar os objetivos propostos, será realizado um estudo de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. A pesquisa qualitativa busca entender fenômenos humanos, buscando deles obter uma visão detalhada e complexa por meio de uma análise científica do pesquisador. Esse tipo de pesquisa se preocupa com o significado dos fenômenos e processos sociais, levando em consideração as motivações, crenças, valores e representações encontradas nas relações sociais (KNECHTEL, 2014).

Os pressupostos básicos desse tipo de pesquisa, segundo Knechtel (2014), são: a preocupação primária com os processos, não se preocupando diretamente com o resultado e o produto; o interesse pelo significado, como as pessoas relatam suas vivências e experiências, sua visão de mundo; a busca por informações diretamente no campo de pesquisa; a ênfase na descrição e explicação de fenômenos; a utilização de processos indutivos, a fim de construir conceitos, hipóteses e teorias. O estudo de caso tem sido uma importante estratégia de pesquisa utilizada para investigar fenômenos relacionados à saúde por possibilitar a captação de diferentes pontos de vista, aspectos objetivos e subjetivos presentes em uma situação social (LÜDKE; ANDRÉ, 1986).

O estudo será desenvolvido em Tupanciretã-RS, tendo como cenário uma Escola da rede pública. Participaram dos mesmo dois professores da área de Educação física do referido município.

Para coleta dos dados foi utilizado um questionário contendo perguntas aberta que versou sobre a caracterização pessoal e profissional dos participantes do estudo, o entendimento dos professores sobre as questões transversalidade e interdisciplinaridade, as estratégias utilizadas para abordar os temas transversais nas suas aulas e as fragilidades/desafios para trabalhar com os temas transversais.

Primeiramente entrou-se em contato com a direção da escola, explicando os objetivos do estudo e os procedimentos para coleta de dados. Após, entrou-se em contato com os professores de Educação Física, convidando-os para participarem voluntariamente do estudo. Neste momento, foi entregue o questionário e agendado um dia para retorno dos mesmos.

Os dados foram interpretados a partir da análise de conteúdo, levando em conta suas três etapas: a pré-análise, onde foi realizada a organização e seleção do material, para construção dos indicadores; a exploração do material, onde foi realizada a leitura do material, codificação e escolhas das categorias; e, a análise, onde ocorreu a descrição e a análise dos dados. O tipo de análise de conteúdo aplicada foi de exploração quantitativa, onde foi realizada a exploração das temáticas, buscando informações emergentes sendo essas interpretações baseadas em quantidades de referências e na frequência das ocorrências (BARDIN, 2011).

 

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Para preservar a identidade dos participantes do estudo, os mesmos foram tratados por nomes fictícios: “P1 E P2”. Os participantes do estudo apresentavam as seguintes características: P1: era do sexo masculino, com idade de 39 anos, formado a 17 anos e atuando em escola de Rede Estadual. O P2 era do sexo feminino, com idade de 40 anos, formado a 15 anos e trabalhando a 15 anos pela Rede Estadual.

Apresenta-se que os participantes P1 e P2, anteriormente denominados como participantes do estudo, responderam ao seguinte questionamento: “Os temas transversais são abordados em suas aulas?”. Onde ambos afirmaram utilizar as abordagens em seu cotidiano com os alunos da instituição.

Questionados sobre os temas mais trabalhados no âmbito escolar, os resultados apontaram para: ética, meio ambiente, saúde e cultura (P1) e meio ambiente, saúde e respeito (P2).

Quando questionados em relação a como costumam trabalhar com os temas transversais em suas aulas, P1 afirmou que “são trabalhados tanto em forma de projetos interdisciplinares, como no dia a dia criando situações problemas para vivência dos alunos”.É definido um tema e todos os professores trabalham os conteúdos de suas disciplinas a partir do mesmo tema. Já P2 relatou que “são trabalhados no dia a dia principalmente quando o assunto referente ao tema é citado na aula por um acontecimento ocorrido na escola ou muito falado nos meios de comunicação”. Mas ele não trabalha em conjunto com demais professores e está limitado em sua própria área.

Os professores destacaram que as propostas dos temas transversais constam no Projeto Político Pedagógico da Escola e que os alunos têm muito interesse com as temáticas abordadas (P1) e de acordo com o “P2”, os alunos com mais idades tendem a mostrar bastante interesse, principalmente com temas relacionados à saúde.

Pontua-se que os entrevistados possuem opiniões distintas aos temas transversais propostos pelo PCN e propostos na BNCC, onde P1 afirmou que os temas transversais são importantes para o pleno desenvolvimento de caráter e cidadania. O P2 destacou que os temas transversais são benéficos quando inseridos nas aulas por mais que nem todos os professores consigam trabalhá-los, pois os conteúdos de cada disciplina já são bem volumosos e seria necessário mais tempo para inserir de forma satisfatória os temas transversais.

Constatou-se que os temas transversais mais trabalhados no âmbito escolar estudado, estão diretamente ligados aos propostos pelos PCN, o qual prevê também a importância de discutir, na escola e na sala de aula, questões da sociedade brasileira, como as ligadas à Ética, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Pluralidade Cultural, Saúde, Trabalho e Consumo ou a outros temas que se mostrem relevantes (BRASIL, 1998).

Verificou-se que os temas transversais são trabalhados seguindo propostas de interação do professor, como ressalta nos PCN onde deve contar com a participação de toda a equipe pedagógica, buscando um comprometimento desses profissionais com o trabalho realizado, com os propósitos discutidos e com a adequação de tal projeto às características sociais e culturais da realidade em que a escola está inserida. É no âmbito do projeto educativo que professores e equipe escolar discutem e organizam objetivos, conteúdos, abordagens metodológicas e critérios de avaliação para cada ciclo (BRASIL, 1997).

Entende-se que com a Base Comum Curricular os estudantes acessam a uma formação cheia de possibilidades com interação de forma ativa com a vida social e com o mundo do qual faz parte, a incorporação desses assuntos contribui para que os conteúdos científicos (também essenciais) se integrem aos conteúdos sociais e políticos. Contudo, manteve-se a orientação de que os sistemas de ensino trabalhem esses temas de forma transversal, por meio de abordagens intra, inter e transdisciplinares (BRASIL, 2019).

Sabe-se que com os PCN, o aluno irá aprender a lidar com motivações, auto-estima, a adequar atitudes no convívio social, a valorizar o trabalho escolar. Essas aprendizagens o levarão a compreender a si mesmo e aos outros, possibilitando o desenvolvimento da capacidade de relação interpessoal, que envolve compreender, conviver e produzir com os outros, com suas distinções, contrastes de temperamento, de intenções e de estados de ânimo.

 

CONCLUSÃO

Conclui-se que nesta situação analisada, os temas transversais são trabalhados durante o percurso metodológico da escola, e que estes são empregados de maneiras diferentes, os quais buscam formas diversas em inserção dos temas, através de interação e projetos.

Evidencia-se que os temas transversais observados na pesquisa, contribuem para a apreensão a responder determinadas situações, lidando com motivações, autoestima. Temas pertencentes aos PCN.

Revela-se que os temas transversais são trabalhados de forma a criar situações do dia a dia de problemas de vivência, através de projetos propostos pelo professor e a equipe da escola. Assim como os temas transversais são trabalhados quando determinados acontecimentos surgem na escola, e através de diálogo, o mesmo é citado e trabalhados durante a aula.

 

REFERÊNCIAS

BARDIN, L. Análise de conteúdo: a visão de Laurence Bardin. São Paulo: Edições 70, 229 p. 2011.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf>. Acesso em: 21 Jun. 2022. 

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais, Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf>. Acesso em: 04 Jul. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica; Diretoria de Políticas e Regulação da Educação Básica. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: Contexto Histórico e Pressupostos Pedagógicos. [S. l.: s. n], 2019. Disponível em:<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf>. Acesso em: 14 Jun. 2022.

CARDONA, F. V. B. Transdisciplinaridade, Interdisciplinaridade e multidisciplinaridade. Mar. 2010. Web Artigos.  Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/transdiciplinaridade-interdisciplinaridade-e-multidiciplinaridade/34645/>. Acesso em: 14 Jun. 2022.

DARIDO, S. C.; RANGEL-BETTI, I. C.; RAMOS, G. N. S.; GALVÃO, Z.; FERREIRA, L. A.; SILVA, E. V. M. e; RODRIGUES, L. H.; SANCHES, L.; PONTES, G.; CUNHA, F. A educação física, a formação do cidadão e os parâmetros curriculares nacionais. Revista Paulista de Educação Física, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 17-32, 2001. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rpef/article/view/139482. Acesso em: 4 jul. 2022.

FONSECA, P. M.; GODINHO, J. A Educação Física escolar e os Temas Transversais: construindo caminhos na prevenção às drogas. In: CONGRESSO AMAZÔNICO DE INICIAÇÃO CINETÍFICA: Ensinando e aprendendo ciência, 2º. Manaus. Anais eletrônicos... Manaus: Faculdade La Salle, 2019. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Jones-Godinho/publication/348848256_A_Educacao_Fisica_escolar_e_os_Temas_Transversais_construindo_caminhos_na_prevencao_as_drogas/links/601303af92851c2d4dfec6dd/A-Educacao-Fisica-escolar-e-os-Temas-Transversais-construindo-caminhos-na-prevencao-as-drogas.pdf>. Acesso em: 6 jul. 2022.

KNECHTEL, M. do R. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: Intersaberes, 2014.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. 99p.

MENEZES, E. T. Verbete Temas Transversais. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/temas-transversais/>. Acesso em: 14 Jun. 2022.

SANTOS R. Família e escola no processo contemporâneo de socialização primária: Reflexão sociológica sobre representações e expectativas institucionais. In: ELIAS N.; GOETTERT J. D.; SARAT M. (Orgs). Tempos e espaços civilizadores: diálogos. Dourados, MS. 2009. Editora da UFGD, p. 156-167.

VIEIRA, K. M. et al. Os temas transversais na Base Nacional Comum Curricular: da legislação à prática. Educação: Teoria e Prática, v. 32, n. 65, p. e04[2022]-e04 [2022], 20

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