30/10/2021

Tecnologia Auxiliando a Educação

Adelair Mendes Conceição

1Mestre em Ambiente e sistema de produção Agricola, Universidade do Estado de Mato Grosso, Tangará da Serra-MT, adelairmendes@hotmail.com.

Alice Medeiros Osti

2Mestre em Ambiente e sistema de produção Agricola, Universidade do Estado de Mato Grosso, Tangará da Serra-MT,

medeiros.dii@gmail.com

Wallace Alves Barroso

3Mestre em ciencias ambientais, Universidade do Estado de Mato Grosso,Tangará da Serra-MT.

barroso.ecobio@hotmail.com.

 

 

RESUMO - A tecnologia é uma parte indispensável da vida diária dos alunos, por isso é muito importante usar a tecnologia no processo de ensino. O trabalho tem como objetivo de trazer informações sobre das novas tecnologias da educação. A pesquisa localiza-se na área da educação, com abordagem qualitativa, tem eixo histórico bibliográfico. Para a produção deste trabalho foi realizado um estudo qualitativo, através de revisão da literatura sistematizada de artigos científicos, revistas, documentos eletrônicos e Scielo, publicados no Brasil (e ou internacionais) no período 2010 a 2020 abordando o tema.  Nota-se assim da importância da educação na sociedade, buscou-se realizar uma revisão de bibliografia sobre a atualidade da educação a distância. Já que a interculturalidade estará cada vez mais presente na educação, especialmente no contexto criado pelo COVID-19, onde teremos que contar com a possibilidade do afastamento parcial ou total das pessoas. Sendo assim, a Educação tende a seguir as tendências da realidade em que está inserida, desta forma, o ensino sofreu várias alterações de acordo com as mudanças no contexto social. Conclui-se, portanto, que nessa modalidade de ensino o conhecimento se difunde de diferentes formas, nesse processo as pessoas devem se esforçar para desenvolver sua autonomia, capacidade de pensamento e capacidade de resolução de problemas. Tome decisões e descubra como lidar com o seu próprio aprendizado, tornando-se um cidadão mais preparado e consciente na vida social.

Palavras-chave: Tecnologia. Ensino. Aprender. Educação.

 

1 .  INTRODUÇÃO

            A sociedade de hoje está passando por grandes mudanças no cenário atual, com a crise da Covid-19, que parou a maioria das escolas, universidades e modificou a postura da maioria das organizações institucionais no Brasil e no mundo, ensinou e mostrou que estamos passando por mudanças climáticas que estão influenciado diretamente no modo que vivemos.

Muitas mudanças ocorreram na maneira de como nos comunicamos, trabalhamos e, especialmente, na maneira como entendemos e interagimos com as informações. Desde o advento da Internet, novas atitudes surgiram. Certamente, o método de ensino baseado na relação do professor como o centro do conhecimento no ambiente escolar, em que o professor escreve na lousa e os alunos copiam sistematicamente as informações no caderno, já passou.

A Internet mudou repentinamente o comportamento das pessoas, incorporando novo vocabulário, especialmente novos hábitos. Agora, conhecimento e informação podem ser alcançados rapidamente a qualquer hora e em qualquer lugar. Sendo utilizado como uma das principais ferramentas na educação, principalmente em tempos de pandemia em que estamos passando.

A educação a distância tem gerado muitas discussões nas escolas públicas e privadas, e é claro no meio acadêmico, o que mostra interesse pelo assunto. Em tempos de pandemia o ensino a distância está fazendo parte em todas as esferas do ensino, incluindo alunos de graduação e pós-graduação são oferecidos diversos cursos em diversas áreas do conhecimento. A política pública de educação define o posicionamento sobre o tema e busca estabelecer uma legislação específica para incentivar programas de educação a distância. Esse tipo de ensino exige que os educadores realizem reflexões amplas e abrangentes sobre os educadores, fazendo-os repensar os conceitos de educação e tecnologia. Crie sugestões de ensino para desenvolver o potencial dessas tecnologias. Para o processo coletivo de construção do conhecimento, é necessário avaliar esse método de ensino, cujo método de aprendizagem não está relacionado à própria existência dos alunos nas instituições de ensino.

Tendo em vista o novo modelo de educação que surgiu na era digital, ou seja, a educação a distância, os professores tiveram a necessidade de se adequar o novo papel do professor, precisa ser repensado para ajudar a mudar a relação professor-aluno. O professor passa a ser aquele que orienta a aplicação do conhecimento, e o conhecimento é produzido por meio de um ensino cheio de vitalidade e de atração para os alunos.

Para a produção deste trabalho foi realizado um estudo qualitativo, através de revisão da literatura sistematizada de artigos publicados no Brasil (e ou internacionais) no período 2010 a 2020 abordando o tema. A pesquisa foi realizada através de estudos baseados em artigos científicos, revistas, documentos eletrônicos e Scielo.

Nota-se assim da importância da educação na sociedade. Sendo assim buscou-se realizar uma revisão de bibliografia sobre a atualidade da educação a distância é fazer uma reflexão sobre o papel da tecnologia na atualidade, com o objetivo de trazer informações sobre das novas tecnologias da educação.

2 .   DESENVOLVIMENTO

A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino que vem se tornando cada vez mais comum. Oferecer cursos técnicos, vocacionais de formação, graduação e pós-graduação, etc. É uma forma de ensino mediada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), que permite que professores e alunos estejam em ambientes físicos distintos. Isso significa que todos podem estudar em horários diferentes e onde quiserem (por exemplo, em casa, na biblioteca, no trabalho, etc.) em vez de todos fazerem reuniões na sala de aula em uma data e hora programadas. Em tempo de pandemia pelo Coronavírus (COVID-19) trouxe uma ressignificação para a educação, nunca antes imaginada.

Conforme Belloni (2012) evidencia que a escola pública tem o papel de proporcionar aos seus alunos acesso concomitante às tecnologias de comunicação e informação, buscando minimizar as diferenças sociais, tornando-se de fato um ambiente de inclusão digital e social. Na sociedade de hoje existe uma grande necessidade de renovação Profissionais. São muitas as mudanças na sociedade. Eles precisam encontrar uma maneira de aprender. Por outro lado, as atividades mais diversas da sociedade atual costumam impedir que as pessoas dediquem um tempo específico de sua vida diária à sala de aula. A educação a distância tornou-se uma ferramenta indispensável nesse processo. A Educação a Distância (EAD) é um método de ensino que pode ser tocado por muitas pessoas e uma realidade nas escolas públicas e privadas de ensino.

Moran (2015) Enfatiza que a tecnologia digital pode promover e expandir a prática, o conhecimento em grupos e comunidades de coautoria, onde os alunos também podem ser produtores de informação, autores em coautoria com colegas e professores e podem ser reagrupados para estudar. A autora reitera que essa mistura de salas de aula e ambientes virtuais é fundamental para abrir a escola ao mundo e trazer o mundo para dentro da escola. Portanto, espera-se que as escolas se reformem, o que faz com que os professores tenham que fazer uso adequado do escopo de conhecimentos trazido pela TDIC para sistematizá-lo na prática docente.

Considerando essa perspectiva, Leite (2014) Acredita-se que os alunos de hoje estão acostumados a se sentir super estimulados porque estão assistindo a apresentações a qualquer hora e em qualquer lugar. Em um mundo de materialização e imediatismo, os alunos tendem a encontrar mais e mais vergonha no processo psicológico relacionado à lógica, análise e abstração, e desenvolver processos psicológicos intuitivos e associativos. Portanto, eles devem ser constantemente estimulados, pois é difícil para eles se moverem na reflexão, o que levaria um certo tempo sem mostrar primeiro a realidade.

A interculturalidade estará cada vez mais presente na educação, especialmente no contexto criado pelo COVID-19, onde teremos que contar com a possibilidade do afastamento parcial ou total das pessoas. Sendo assim, a Educação tende a seguir as tendências da realidade em que está inserida, desta forma, o ensino sofreu várias alterações de acordo com as mudanças no contexto social. Deste modo na década de 90 devido ao acumulo de informações, produzido em decorrência das novas tecnologias, houve a necessidade de oferecer durante a formação dos cidadãos com conhecimentos básicos e atuais, proporcionando aos mesmos a capacidade de aprender, criar, formular, ao invés do simples exercício de memorização, de pesquisar, buscar informações, analisá-las e selecioná-las.

É preciso ter em mente que crianças e jovens estão cada vez mais próximos da tecnologia digital, tornando-se uma geração que constrói novas relações com o conhecimento e, portanto, precisa mudar na escola. (BACICH; TANZI NETO; TREVISANI, 2015). Nesse impasse entre a importância de uma boa formação e a realidade da educação, nas últimas décadas aumentaram as discussões sobre propostas pedagógicas, qualidade de ensino, ética, dentre outras, em nosso país, atingindo direta ou indiretamente, toda a população, haja visto que a educação se constitui como um bem primordial da sociedade.

Para esses autores, o uso da tecnologia digital no ambiente escolar oferece aos seus participantes diferentes possibilidades de um trabalho pedagógico mais significativo, mas não se esqueça que o plano do plano de ensino deve ser organizado em torno dos quatro pilares básicos da educação: “Aprender a aprender "(obter ferramentas para compreender)," aprender a fazer coisas "(ser capaz de agir sobre o meio ambiente)," aprender a conviver "(cooperar com os outros em todas as atividades humanas) e" aprender a se comportar "(integrar tudo Conceito principal) (DELORS, 2012).

Para Pereira e Silva (2013, p.91) Questões de educação de qualidade, construção de conhecimento na sociedade da informação e inclusão social são muito enfatizadas em nosso imenso país. Novos conceitos sobre processos de aprendizagem colaborativa, revisões e atualizações de papéis e funções de professores, educação continuada e compreensão de novas tecnologias E usar não é apenas para divulgar informações, mas também para aprender para os alunos.

Para Kenski (2012) a maioria das tecnologias é utilizada com a finalidade de auxiliar o processo educativo e, dependendo da tecnologia escolhida para o desenvolvimento da aula, pode haver mudanças no processo educacional, alterando a forma de comunicação entre os participantes. Conforme estudos realizados apontaram que a educação a distância ou ensino remoto é uma realidade na educação atual, portanto, o que era uma possibilidade, tornou indispensável na em todas esferas do ensino.  Isso causou um grande impacto na população brasileira, mudando o contexto da educação, consequentemente a sociedade e proporcionando uma educação diferenciada de acordo com a realidade de cada sociedade.

Diante desse novo cenário Vieira (2011) vem dizer que mesmo com toda implantação tecnológica, o professor continuará sendo responsável pela transmissão de conhecimento no processo de ensino aprendizagem. Assim sendo, com base nas discussões e citações dos autores, percebe-se que, as tecnologias educacionais, computador, internet, são ferramentas positivas para se auxiliar no processo de ensino aprendizagem.    

Para manter as organizações e escolas em contato durante o COVID-19, a Microsoft fornece acesso gratuito ao Microsoft Teams. Esta ferramenta é um centro de trabalho da equipe do Microsoft 365 que pode bater papo, conduzir reuniões, fazer chamadas e colaborar em um local de trabalho seguro. No Brasil, a Crescer Academy está oferecendo treinamento gratuito para educadores para ajudá-los a usar essas ferramentas.

Também estão sendo bastante utilizados pelos profissionais da educação, A Dataeduc, startup que desenvolve soluções para a gestão da educação hospedadas em nuvem, liberou gratuitamente o acesso para escolas, professores e alunos. No ambiente Dataeduc os professores podem tirar dúvidas dos alunos e passar tarefas e provas, entre outras atividades. Há recursos para videoaulas com compartilhamento da câmera, da tela ou utilizar a lousa online para anotações e explicações, deixando as aulas gravadas e disponibilizar para assistir novamente mais tarde.

A Dataeduc, empresa start-up do Parque Tecnológico UPTEC-U.Porto, desenvolveu uma plataforma online que integra todas as necessidades da escola. A tecnologia da startup já foi usada em mais de 6.000 escolas no Brasil. A plataforma permite que os alunos assistam a todos os conteúdos sobre diferentes temas, bem como a interação entre toda a comunidade escolar - alunos, professores, pais, coordenadores e até secretários de escola. Portanto, Dataeduc é uma ferramenta online que pode integrar tudo o que acontece nas escolas.

Conteúdos de diferentes tópicos (como cursos em vídeo) podem ser inseridos na plataforma e gerenciados por professores. A solução Dataeduc permite que professores e pais acompanhem os alunos de perto. Quando a maioria das escolas for fechada, "Achamos que neste caso [pandemia de Covid-19], os recursos online da sala de aula serão muito interessantes. Rodrigo Faria, cofundador do Dataeduc, disse que o curso será gravado e poderá ser acessado posteriormente, E os professores podem fazer testes, passar notas e outras opções. O aplicativo também pode enviar e monitorar tarefas de casa, criar fóruns para tópicos específicos, enviar outros materiais complementares (como livros, cartas ou tabelas) e esclarecer dúvidas dos alunos. Existe uma versão gratuita para escolas interessadas em utilizar este serviço.

A plataforma Zoom Meetings, a maioria das pessoas já conhece que é um espaço de videoconferência com múltiplas funções. Alguns deles são: compartilhamento de tela; gravação de webinars; entrevistas por telefone; envio de reuniões para a nuvem.

A versão gratuita da plataforma Zoom para uso pessoal é outra plataforma fácil de usar para professores e alunos realizarem reuniões pessoais ilimitadas e até 100 minutos de participantes e 40 minutos de chamadas em grupo.

A versão paga é ideal para uso profissional. Para quem precisa de mais recursos e encontros, cursos, webinars, palestras e conferências, pode acomodar até mil participantes e até 49 na mesma tela vídeo. Os planos disponíveis são: $ 14,99 / mês (ideal para pequenas equipes); $ 19,99 / mês (empresa para pequenas e médias empresas); $ 19,99 / mês (negócios - muito adequado para grandes empresas com mais de 1.000 funcionários).

Lembre-se de que, além de realizar reuniões na plataforma Zoom, outros recursos pagos também são fornecidos, como Zoom Phone, webinars Zoom Video e Zoom Room. Todas essas opções oferecem preços e recursos diferentes.

A educação do novo milênio, após a pandemia, deverá estar permeada por estudos que envolverão a cultura, a partir de intersecções, numa perspectiva que adote o entrelaçamento cultural, onde a própria cultura será vista como entre lugar. Não só para os professores como para os alunos que tiveram que aprender adaptar as novas plataformas e ao novos modalidades de ensino.

3 .  CONCLUSÃO

Nas atuais circunstâncias, é inegável que as mudanças econômicas, sociais, políticas e culturais indicam que o valor da produção do conhecimento aumentou. No entanto, essa situação exige novas sugestões de atuação docente, o que pode oportunizar a troca de conhecimentos entre os alunos, a fim de formar alunos mais humanos e perceber seu papel de cidadãos.

Os professores devem estabelecer e cooperar com os alunos, não só para ajudá-los a melhorar a qualidade do aprendizado, mas também para ajudá-los a desenvolver ideias e construir conhecimento. Na era digital, é fundamental repensar os métodos de ensino a partir de uma compreensão aprofundada dos métodos de interação e colaboração em um ambiente de ensino a distância.

A educação a distância é a forma mais acessível de todos os métodos de ensino, pois utiliza tecnologias e métodos específicos para superar as barreiras temporais e geográficas, dificultando a construção e democratização da aprendizagem. Foi desenvolvido em um contexto social, no qual a influência da tecnologia reorganiza os valores e práticas de ensino necessários ao ensino e aprendizagem. Com excelentes plataformas gratuitas de fácil acesso e manuseio melhorando as formas de comunicação entre professor e aluno.

Conclui-se, portanto, que nessa modalidade de ensino o conhecimento se difunde de diferentes formas, nesse processo as pessoas devem se esforçar para desenvolver sua autonomia, capacidade de pensamento e capacidade de resolução de problemas. Tome decisões e descubra como lidar com o seu próprio aprendizado, tornando-se um cidadão mais preparado e consciente na vida social. Que a internet e os meios digitais são excelentes ferramentas para a aprendizagem, quando há um bom planejamento de ensino e utilização adequada dos recursos.

4 .    REFERENCIAS

 

BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Campinas: Autores Associados, 2012.

DATAEDUC.https://uptec.up.pt/pt-pt/dataeduc-a-plataforma-da-escola-online-chega-a-portugal. Acesso em: 16 Nov. 2020.

DELORS, Jaques (Org.). Educação: um tesouro a descobrir – Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

LEITE, Lígia S. (Coord.). Tecnologia educacional. Descubra suas possibilidades em sala de aula. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

LOPES, Marina. Plataformas liberam recursos para escolas fechadas durante pandemia do coronavírus. Disponível em: https://porvir.org/plataformas-liberam-recursos-para-escolas-fechadas-durante-pandemia-do-coronavirus/.

MICROSOFT. Microsoft Teams recursos. Disponível em: https://products.office.com/ptbr/microsoft-teams/get-started-working-remotely Acesso em: 14 de nov. 2020.

MORAN, José Manuel. Ensino híbrido: equilíbrio entre a aprendizagem individual e a grupal. In: Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 6º, Recife, 2015a. Anais... Universidade Federal de Pernambuco, 2015.

PEREIRA, Maria da Conceição; SILVA, Tânia Maria Da. O uso da tecnologia na educação na era digital. Revista Saberes em Rede CEFAPRO DE Cuiabá/MT, 2013. Disponível em: http://www.cefaprocuiaba.com.br/revista/up/ARTIGO%20IX.pdf. Acesso em 16 de setembro de 2020.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2012.

VIEIRA, Rosângela Souza. O papel das tecnologias da informação e comunicação na educação: um estudo sobre a percepção do professor/aluno. Formoso - BA: Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), 2011. v. 10, p.66-72.

ZOOM. About Zoom. Disponível em: https://zoom.us/about. Acesso em: 14 Nov. 2020.

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