19/03/2009

Teatro e Oficinas para crianças na Casa das Rosas

 

Literatura, teatro, dança, contação de história e, claro, poesia para crianças durante todo o mês de março e abril; ingresso para peça teatral custa R$ 10,00; demais eventos são gratuitos.    

                                       

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura apresenta durante os meses de março e abril programação especial para crianças. O público infantil poderá participar gratuitamente das contações de história, oficinas de dança e poesia. A riqueza do folclore brasileiro será apresentada em forma de literatura de cordel, com muito ritmo, diversão e rimas. As crianças poderão participar também de uma oficina de livro de pano; mergulhar nas cantigas de roda, parlendas e trava-línguas; dançar com a poesia de Manoel de Barros, além de fazer uma viagem através da narrativa de Monteiro Lobato.



Para assistir a peça teatral Um caldeirão de poemas, em cartaz a partir de 04 a 26 de abril, com espetáculos sempre aos sábados e domingos, às 17h, será cobrado ingresso no valor de dez reais. O Grupo Núcleo Caboclinhas traz poemas de grandes poetas como Bertold Brecht (1898 -1956) e Aleksandr Pushkin (1799 -1837) traduzidos  pela  escritora  Tatiana Belinky.  A peça narra a história de três bruxinhas e seu caldeirão, de onde saem rimas, versos, ritmos e brincadeiras populares. O objetivo é apresentar às crianças os textos de poetas importantes de forma lúdica e divertida. O espetáculo conta com pesquisa e encenação de Karin Mellone e Geni Cavalcante, Luciana Silveira, Marina Fossa e Viviane Victtorin, no elenco. A realização é da Secretaria de Estado da Cultura em conjunto com a Poiesis – Organização Social de Cultura.



Confira a programação:

28 de março, às 17h

Literatura de cordel para jovens e crianças e lançamento do livro: 'O Valente Domador'

O escritor e educador, César Obeid, por meio de contação de histórias, improvisos e dinâmicas com rimas, abordará a literatura de cordel destinada ao público infanto-juvenil. Haverá também o lançamento do livro 'O Valente Domador' da Editora Scipione, que trata do uso dos animais pelos circos.

Evento gratuito

Dias 09, 16, 23 e 30 de abril, das 16h às 17h30, sempre às quintas-feiras

Oficina de livro de pano

com Carmem Lazari



Dia desses andava Emília pelo sítio perguntando pra todo mundo: “Por que não existe livro de pano para bonecas de pano?”. E lá foi ela, danada que só, a procurar coisas para fazer seu livro. Pegou tecidos, tintas, pincéis, canetas, linhas, agulhas, palitos...



09 de abril: percurso histórico com tingimento do tecido por elementos naturais;

16 de abril: expressionismo, pinceladas, exagero do traço;

23 de abril: fotografia e colagem com revistas velhas e recortes da realidade com garrafas PET;

30 de abril: bordado com linhas, tecidos e objetos.

Público-alvo: crianças a partir de sete anos



Vagas: 10

Evento gratuito

Dias 04, 05, 11, 12, 18, 19, 25 e 26 de abril, às 17h, aos sábados e domingos

Teatro infantil - Um caldeirão de poemas, de Tatiana Belinky

com Núcleo Caboclinhas



Utilizando jogos teatrais e um grande túnel de pano, poemas se transformam em encenações, acompanhados por música ao vivo e canções compostas para o espetáculo.



04 de abril, às 16h: bate-papo com a poetisa Tatiana Belinky sobre seu livro 'Um caldeirão de poemas'

Pesquisa e encenação: Karin Mellone

Elenco: Geni Cavalcante, Luciana Silveira, Marina Fossa e Viviane Victtorin

Duração: 45 minutos

Lotação: 40 lugares

Ingresso: R$ 10

Recomendado para crianças de até 10 anos

Dias 17, 24 e 31 de março e 07 e 14 de abril, sempre às terças-feiras, das 16h às 17h

Oficina Encantando Palavras

com Tatiana Fraga



Oficinas de poesia para crianças, trabalhando desde cantigas de roda, parlendas e trava-línguas, até poetas que se dedicaram à literatura infantil. As aulas acontecem com jogos, brincadeiras e a construção e desconstrução das palavras.

Dias 07, 14, 21 e 28 de março e 04, 11, 18 e 25 de abril, sempre aos sábados, das 11 às 13h

Dança e Poesia: Manoel de Barros

com Cia. Micrantos

Encontros com o objetivo de realizar pequenas criações inspiradas em poesias de Manoel de Barros, especialmente aquelas que compõem a trilogia Memórias Inventadas.

Vagas: 20 crianças


 

21 de março – Histórias de Cordel

Dias 04 e 18 de abril – Histórias de Monteiro Lobato

Sempre aos sábados, das 14h30 às 15h30

Contações de Histórias

com Mafuane Oliveira e Marília Maia

Uma viagem através da narrativa de quatro belas histórias da cultura popular brasileira. Com delicadeza e imaginação, a narração será um momento mágico que vai encantar crianças e adultos.



Serviço Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Endereço: Av. Paulista, 37, Bela Vista - próxima à Estação Brigadeiro do Metrô

São Paulo – SP

Tels.: (11)3285-6986 ou (11) 3288-9447

Site: http://www.poiesis.org.br/casadasrosas
 
Horário de funcionamento

De terça-feira a sexta-feira, das 10 às 22 horas

Sábados e domingos, das 10 às 18 horas (com possibilidade de alteração de acordo com a programação).

 


(Envolverde/Assessoria de Imprensa)
 
© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×