29/08/2023

TCU debate evasão na Rede Federal de Educação Profissional

Objetivo foi promover análise da atuação da Rede Federal e identificar boas práticas adotadas pelas instituições para redução dos índices. MEC foi representado pela Setec

O Ministério da Educação (MEC) participou, nesta segunda-feira, 28 de agosto, do evento “Evasão na Rede Federal de Educação Profissional”, realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O debate teve o objetivo de promover uma análise da atuação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com foco nos desafios para a garantia de êxito e permanência dos estudantes, devido à evasão, e identificar boas práticas e medidas adotadas para a redução dos índices. O encontro foi transmitido pelo canal do TCU no YouTube. 

O MEC foi representado pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Getúlio Marques Ferreira, que destacou a importância do debate, no intuito de minimizar e, no futuro, erradicar a evasão na educação profissional. Para o secretário, é preciso trabalhar em prol de uma escola mais atrativa, em que os alunos entendam que estar ali tem algum sentido. De acordo com o secretário, a evasão escolar atinge, principalmente, os mais vulneráveis. “Precisamos apoiar os estudantes, especialmente os que mais precisam”, disse.

 O secretário destacou que a Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, que será construída pelo MEC em colaboração com os estados e o Distrito Federal e articulada com o Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034. “Já estamos instituindo o grupo de trabalho para essa política. E não dá para fazer política sem atacar a evasão”, destacou. 

Programação – O evento contou com a apresentação de três painéis, seguidos de debates. A primeira palestra, com o tema “A atuação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e a relação com a efetividade da política de formação/qualificação profissional”, foi apresentada por Marcelo Bregagnoli, diretor de Desenvolvimento da Rede Federal da Educação Profissional, Científica e Tecnológica do MEC. O debate foi mediado por Rosana Aragão, auditora-chefe adjunta da Unidade de Auditoria Especializada em Educação, Cultura, Esporte e Direitos Humanos (AudEducação) do TCU. 

A segunda palestra do dia abordou sobre os “Desafios para o êxito e a permanência dos estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica” e foi apresentada por Carlos Artur de Carvalho Arêas, pró-reitor de Ensino no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). O painel foi mediado por Renata Miranda Passos Camargo, assessora da AudEducação. 

Com o tema “A evasão nos cursos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: propostas de superação”, Oneida Cristina Barcelos Irigon, reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), encerrou o ciclo de palestras do evento. O debate contou com a mediação de Fernando Costa Neira, coordenador dos Trabalhos de Fiscalização da AudEducação. 

Participantes – Além de Getúlio Marques, também estavam presentes, na abertura do evento, Vanessa Lima, da Secretaria de Controle Externo de Desenvolvimento Sustentável do TCU; Ana Paula Silva, da AudEducação; e Maria Leopoldina Veras, presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec e do TCU - 28.08.2023

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×