Sustentabilidade: preparando a gestão sustentável
Carlos Eduardo de Mira Costa - UNIFEI
cadumira@gmail.com
Antonio Gil da Costa Junior - UFRN
antonio.gil@gmail.com
RESUMO
O objetivo deste artigo é apontar a importância da aplicação das práticas da gestão empresarial, responsabilidade social, sustentabilidade, governança corporativa, planejamento e organização empresarial, execução e controle, excelência do atendimento ao cliente, ética e valores, gestão de vendas e relacionamentos para que uma empresa sobreviva nos dias de hoje. Através de pesquisas descritivas, bibliográfica qualitativa e quantitativa podemos concluir que atualmente uma empresa para alcançar o sucesso deve desenvolver suas atividades de forma sustentável, a partir de posturas éticas responsáveis de curto, médio ou longo prazo. Hoje em dia para uma empresa se manter no mercado é indispensável que ela possua padrões éticos, sempre buscar contribuir para o desenvolvimento comunitário praticando a cidadania e a responsabilidade social. Praticar a governança coorporativa tendo a divisão de trabalho definida com bons funcionários e gestores competentes. Manter um planejamento que aponte os objetivos a serem alcançados. Definir as principais políticas e valores que pretende honrar e decidir as esferas competitivas que deseja opera. Além disso, é preciso ter em mente as práticas da execução, do controle e da excelência no atendimento, possuir padrões éticos, ser sustentada de valores como transparência qualidade, profissionalismo, seriedade, honestidade e ética. Para alcançar o sucesso com as vendas é importante que exista um bom gerenciamento da equipe de vendas, investindo em treinamentos, saber gerenciar o relacionamento com os clientes, entendendo e atendendo suas necessidades e assim conquistar a sua confiança e admiração.
Palavras-chave: Gestão Empresarial, Responsabilidade Social, Sustentabilidade, Governança Corporativa, Planejamento, Gestão de Vendas.
ABSTRACT
The objective of this paper is to highlight the importance of applying the practices of corporate social responsibility, sustainability, corporate governance, planning and organization, execution and control, customer service excellence, ethics and values, sales management and relationships to a business to survive today. Through descriptive research, qualitative and quantitative literature we can conclude that today a company to succeed must develop its activities in a sustainable way, from ethical stances responsible for the short, medium or long term. Nowadays for a company to stay on the market and it has necessary ethical standards, always seeking to contribute to community development practice citizenship and social responsibility. Practicing corporate governance since the division of labor set with good employees and skilled managers. Keep a plan to point out the goals to be achieved. Set major policies and values that you want to honor and decide you want competitive spheres operates. In addition, one must keep in mind the practical implementation, control and service excellence, ethical standards have to be sustained quality values such as transparency, professionalism, integrity, honesty and ethics. To achieve success in sales is important to have a good management of the sales team, investing in training, learn to manage customer relationships, understanding and meeting their needs and thus gain their trust and admiration.
Key-words: Business Management, Social Responsibility, Sustainability, Corporate Governance, Planning, Sales Management.
1 INTRODUÇÃO
A necessidade em preservar o meio ambiente se tornou uma obrigação no mundo de hoje. É imprescindível buscar o equilíbrio entre economia, sociedade e natureza. Existem problemas sérios relacionados com o meio ambiente nas empresas, elas e a população devem se conscientizar e tomar providências cabíveis, pois futuramente estaremos envolvidos em um mundo crucial onde a poluição tomará conta de todos nós.
É necessária a criação de um novo arranjo entre governos, empresas e sociedade civil em prol do desenvolvimento sustentável. A liderança empresarial conduz a sua vertente para firmar-se neste contexto. Está cada vez maior o número de empresas que incorporam a gestão sustentável na sua administração, gerenciando de maneira proativa, ética e transparente seus resultados econômicos, sociais e ambientais.
A gestão sustentável é a capacidade de uma empresa dirigir seu curso por vias que valorizam recuperar as formas de capital natural e social e assim contribuir para a preservação do meio ambiente e pelo desenvolvimento social. Um executivo informado sabe que um dirigente só é considerado responsável quando além de gerar valor para os acionistas, gera também para a sociedade e contribui com a redução da poluição do meio ambiente.
A incorporação da gestão sustentável implica em práticas e posturas éticas responsáveis, de curto, médio e longo prazo. O trabalho é resultado de um esforço de sistematização de um conjunto de experiência nas quais os autores estão envolvidos no campo de pesquisa, no ensino, da consultoria, da orientação acadêmica e da participação em organizações e projetos no seio do movimento de responsabilidade social das empresas.
Um bom começo para a prática da sustentabilidade é observar se existem desperdícios de água, energia, ou se há adequada coleta seletiva de resíduos sólidos na empresa. Uma gestão responsável, que reduz desperdícios, além de atender aos requisitos ambientais e sociais, gera renda para os trabalhadores.
As empresas devem também procurar conscientizar a população sobre a importância de se preservar o meio ambiente e adquirir atitudes sustentáveis no cotidiano. Se cada pessoa der sua contribuição, agir, decidir e mobilizar energias, o ambiente econômico e socioambiental será melhor, será responsável e sustentável. Ao se adotar as práticas da gestão sustentável todos saem ganhando, ganha o planeta, ganha a população, e a empresa passa a ter um diferencial de mercado a mais do que de seus concorrentes.
A gestão sustentável não é um trabalho fácil, é imprescindível a geração de valor em sintonia com a promoção do bem estar social e da conservação ambiental. As empresas devem aprender a viver em harmonia com a natureza. Sem dúvida alguma haverá aplausos da maioria que quer um mundo mais limpo.
As farmácias para se tornarem sustentáveis devem diminuir o uso de medicamentos químicos (alopáticos) industriais, por medicamentos a base de ervas medicinal. Pode-se tirar muito proveito dessas riquezas naturais extraídas da terra. Muito já se foi estudado sobre o assunto e concluiu-se que os medicamentos naturais podem ajudar em diversos tipos de doenças com relação ao tratamento.
Além disso, as farmácias devem também retribuir com o reflorestamento dessas plantas medicinais, para não se extinguirem e trazer benefícios para a população, principalmente para as populações que dependem muito de remédios. Do mesmo modo, devem conscientizar os médicos, pacientes e pessoas em geral a procurarem cada vez mais medicamentos naturais para que assim diminuam cada vez mais a produção de medicamentos químicos. Enquanto existir demanda para medicamentos alopáticos as farmácias continuarão a produzi-los, por isso é muito importante a conscientização de toda a população para que a demanda por medicamentos alopáticos diminua cada vez mais.
Mas não pode parar só por ai, para contribuir com o desenvolvimento sustentável do planeta as farmácias também devem conscientizar ao maior número de pessoas possíveis. Ela pode lançar a sacola ecológica, uma sacola de tecido para substituir as de plástico durante as compras, substituir sacolas de plástico comum por sacolas de plástico oxi-biodegradável, que se decompõem mais rapidamente na natureza, realizar a coleta seletiva do lixo, dando o destino correto a cada tipo de resíduo e distribuir aos funcionários canecas de louça para evitar o uso abusivo de copos plásticos.
2 JUSTIFICATIVA
A gestão empresarial tem como objetivo estabelecer princípios valores e estratégias para que uma empresa possa alcançar os seus objetivos. Através dos valores e das estratégias a empresa é norteada a buscar resultados estruturando hierarquicamente cargos e funções, explorando o desenvolvimento de cada área. Para se obter uma boa gestão empresarial a empresa deve estar ligada a estratégias competitivas cuja finalidade é agregar valor aos negócios para que ela se posicione no mercado em que atue e se destaque da concorrência.
Além disso, o contexto atual globalizado, repleto de mudanças econômicas e sociais, exige dos administradores organização, conhecimento e habilidades para atuar em situações bastante complexas. O ambiente econômico, o surgimento da responsabilidade social nas empresas exige uma nova postura ética, o impacto das novas tecnologias, a qualidade dos serviços e produtos e as preocupações com o meio ambiente tornam-se questões decisivas e determinantes de novos modelos de gestão empresarial.
Hoje a empresa não deve apenas cumprir interesses pessoais, mas também o de outros detentores de interesses como, por exemplo, os trabalhadores, as comunidades locais, os clientes, os fornecedores, as autoridades públicas e a sociedade em geral.
As transformações socioeconômicas dos últimos vinte anos têm afetado intensamente o comportamento empresarial até então acostumado apenas com a maximização do lucro. O setor privado tem cada vez mais lugar de destaque na geração de riqueza. Com isso acabou acarretando além do poder a responsabilidade social. Em função dos recursos financeiros e humanos a empresa tem uma intrínseca responsabilidade social.
A ideia de responsabilidade social incorporada aos negócios é relativamente recente. Com o surgimento de novas demandas e maior pressão por transparência nos negócios tornou-se inevitável adotar uma postura mais responsável na empresa que deve numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Percebe-se então que inúmeras são as interpretações e definições de responsabilidade social empresarial e que cada empresa acaba atuando de uma forma perante si e a sociedade.
Ao mesmo tempo isso também vem acontecendo diante da sustentabilidade uma vez que a empresa sustentável deve promover o melhor para as pessoas e para o meio ambiente, tanto em prazo imediato quanto a um futuro indefinido, suprindo as necessidades da geração presente sem afetar as habilidades das gerações futuras.
O planeta vem dando sinais claros de que não suporta mais o ritmo de consumo que imprimimos nos dias atuais. A poluição da terra, da água e do ar, chegou a níveis altíssimos que em certos países algumas regiões chegam a ter níveis de poluição que provocam deformidades e problemas de saúde para os habitantes locais.
Tudo o que se faz no planeta reflete obrigatoriamente em toda parte. As catástrofes ambientais acabaram forçando a humanidade a repensar a sua forma de se relacionar com o meio ambiente. Isso ajudou muito a criar uma consciência sustentável de que algo deve mudar.
Se considerarmos que 10% de tudo que é extraído do planeta pela indústria é que se transforma produto útil e que todo restante é resíduo, tornam se urgentes uma gestão sustentável que nos leva a um consumo sustentável. Uma postura sustentável é por natureza preventiva e possibilita a prevenção de riscos futuros, como impactos ambientais ou processos judiciais.
Desta forma, criou-se nas empresas a necessidade de adaptarem seus procedimentos ou de mudarem sua forma de agir de forma drástica e rápida, procurando demonstrar o seu respeito e a sua preocupação com as condições do ambiente e da sociedade em que atuam.
Mas, para que a sustentabilidade empresarial seja uma realidade mundial, os consumidores devem se unir e promover uma grande onda de cobrança. Devem fazer os empresários entenderem que chegou o fim do lucro pelo lucro e que pensar com responsabilidade e cuidar do planeta é crucial para nossa própria sobrevivência.
3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
3.1 GOVERNANÇA CORPORATIVA
Governança corporativa é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é administrada. Para Witherell (1999) ela é o sistema pelo qual as empresas são dirigidas e controladas, distribuindo direitos e responsabilidades entre os diferentes participantes da empresa, tais como a diretoria, o conselho administrativo, proprietários, funcionários e outros stakeholders (partes interessadas), como colaboradores, clientes, fornecedores ou credores.
Para a empresa obter uma governança corporativa eficiente ela deve ter uma identidade adequada, motivando a direção e disciplina adequada. Ter os papéis dos proprietários, conselho de administração e gestores claramente definidos e estes devem ser conscientes de seus papeis e responsabilidades. O conselho de administração deve exercer o seu papel na organização estabelecendo estratégias para a empresa e, fiscalizar e avaliar o desempenho da gestão. Prezar a equidade que se caracteriza pelo tratamento justo e igualitário de todos os grupos minoritários, seja do capital ou dos stakeholders. Ser transparente e possuir um código de ética.
3.1.1 GORVERNANÇA CORPORATIVA EM FARMÁCIAS
Segundo Silva (2006) o modelo de governança corporativa depende do ambiente cultural, institucional e legal em que está inserta. Ela é o sistema pelo qual os órgãos e os poderes são organizados dentro de uma empresa. Portanto, para uma farmácia obter uma governança corporativa competente cada setor deve está comprometido com suas tarefas e obrigações. Estes setores são:
- Diretor Administrativo: Deve prever e promover os recursos financeiros, humanos e materiais necessários ao funcionamento da farmácia. Estar comprometido com a melhoria continua e garantia de qualidade. Selecionar e contratar pessoal qualificado.
- Gerência Comercial: Gerenciar toda rotina da equipe, administrativa e financeira da empresa. Estar comprometido com atividades de melhoria contínua e gerenciar o efetivo cumprimento de todas as normas legais e fiscais relativas à empresa.
- Gerência Técnica (desempenhada por farmacêutico): Conhecer, interpretar, cumprir e estabelecer condições para cumprimento da legislação em vigor. Especificar, selecionar, inspecionar e armazenar, criteriosamente, as matérias-primas e materiais de embalagem. Qualificar fornecedores e assegurar que a entrega dos produtos seja acompanhada de certificado de análise emitido pelo fornecedor. Assegurar que os rótulos dos produtos manipulados apresentem, de maneira clara e precisa, todas as informações legalmente exigidas. Participar, promover e registrar as atividades de treinamento operacional. Prestar assistência farmacêutica necessária aos pacientes. Enviar amostras para análise físico-química ou microbiológica para laboratório de controle de qualidade conveniado.
- Recepção: O recepcionista tem que ser simpático, atencioso, saber ouvir, ter boa comunicação e entender qual a necessidade do cliente. Efetuar a primeira conferência das receitas, preparar o orçamento informatizado, marcar o horário de entrega da fórmula e encaminhar a receita ao farmacêutico com a ordem de produção. Sempre conferir o produto antes da entrega ao cliente e jamais dar informações sobre os medicamentos. Se necessário, solicitar a presença do farmacêutico.
- Gerente de estoque: Cuidar do abastecimento dos diversos setores da empresa. Efetuar as compras conforme orientações definidas pelo farmacêutico responsável. Cuidar do contato com os fornecedores, procurando manter o bom relacionamento e a qualidade dos mesmos.
- Auxiliar de laboratório: Estar em treinamento constante para conhecimento de manipulação de todas as formas farmacêuticas. Acompanhar a posição de estoque do laboratório, providenciando as reposições. Estar atento ao setor, comunicando ao responsável qualquer desvio quanto a processos, materiais, instalações e limpeza.
- Auxiliar de serviços gerais: Higiene e sanitização da todas as áreas da farmácia (internas e externas).
- Visitador médico: Divulgar a farmácia junto aos profissionais médicos, odontologistas e veterinários. Levar aos especialistas as literaturas informativas da farmácia, trazer sugestões, reclamações ou dúvidas destes profissionais.
3.2 PRÁTICAS DE PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO NA EMPRESA MEDEIROS E CARRATO HOMEOPATIA LTDA.
Inicialmente é importante definir o conceito de organização devido ao fato de o planejamento sempre ser realizado no âmbito de uma organização. Maximiano (2006) enxerga uma organização como um conjunto de recursos (humanos, financeiros e materiais), que busca realizar um mesmo objetivo. Segundo MAXIMIANO (2000, p.39) “Organizar é dividir tarefas, responsabilidades e a autoridade para tomar decisões”.
Planejamento é o processo derivado da função da administração de planejar, ou seja, é apontar os objetivos a serem atingidos e decidir antecipadamente as ações mais apropriadas que devem ser executadas para atingir esses objetivos. Já o planejamento estratégico é o processo de elaborar a estratégia definindo a relação entre a organização e o ambiente. O processo de planejamento estratégico compreende na tomada de decisões sobre qual o padrão de comportamento que a empresa pretende seguir, produtos e serviços que deseja oferecer, e mercados e clientes que espera atingir. De acordo com KOTLER e KELLER (2007):
O planejamento estratégico orientado para o mercado é o processo gerencial de desenvolvimento e manutenção de uma adequação viável entre objetivos, habilidades e recursos da organização e suas oportunidades em um mercado em constante mudança. O propósito do planejamento estratégico é dar forma a negócios e produtos da empresa, de modo que possam gerar os lucros e o crescimento almejados. (KOTLER; KELLER, 2007, p.65)
Através do planejamento estratégico as empresas são encorajadas a pensar sistematicamente no futuro, a melhorar as interações entre os executivos, a definir melhor seus objetivos e políticas, a melhorar a coordenação dos esforços da empresa e proporcionar padrões de desempenho mais fáceis de controlar. Segundo COBRA (1995, p. 16), “Planejar estrategicamente é criar condições para que as organizações decidam rapidamente diante de oportunidades e ameaças, otimizando as vantagens competitivas em relação ao ambiente concorrencial em que atuam.” Cobra (1995) ainda afirma que o planejamento estratégico é uma ação administrativa que visa prever o futuro ambiente e os desafios que uma organização deverá enfrentar, definindo as decisões cruciais para o direcionamento estratégico.
Diante do que foi exposto, podemos afirmar que o processo de planejamento estratégico é fundamental para a sobrevivência de uma empresa. É onde a organização garante o foco e o direcionamento para o alcance da posição futura e dos resultados esperados.
Primeiramente, é importante definir a missão da empresa que para Chiavenato (2008) significa a razão de ser do próprio negócio, por que ele foi criado, para que ele existe. Kotler e Keller (2007) ressaltam que uma boa missão possui três características: Possuem um número limitado de metas, devem enfatizar as principais políticas e valores que a empresa pretende honrar e definir as esferas competitivas que a empresa operará.
O mercado, de forma geral, exige que as empresas mantenham vantagens competitivas para atrair e fidelizar clientes. Segundo KOTLER e KELLER (2007, p.148) “Vantagem competitiva é a capacidade da empresa de apresentar, em um ou mais itens, um desempenho que os concorrentes não podem alcançar”. Para a busca por vantagens competitivas, uma das principais ferramentas para o alcance do sucesso empresarial é o planejamento estratégico.
O planejamento estratégico prevê a realização de uma análise do ambiente externo e interno da empresa chamado de análise SWOT. Para KOTLER e KELLER (2007) a análise do ambiente interno é a avaliação das forças e fraquezas internas da empresa e a externa é:
Análise do ambiente externo (oportunidades e ameaças) Uma unidade de negócios tem de monitorar importantes forças macroambientais (econômicas, demográficas, tecnológicas, politíco-legais e socioculturais) e significativos agentes microambientais (clientes, concorrentes, distribuidores, fornecedores) que afetam sua capacidade de obter lucros. Ela deve estabelecer um sistema de inteligência de marketing para acompanhar tendências e mudanças importantes. Já a administração precisa identificar as oportunidades e as ameaças associadas a cada tendência ou acontecimento. (KOTLER; KELLER, 2007, p.50)
Em seguida, torna-se necessário o estabelecimento de metas (os objetivos que a empresa almeja alcançar). Para o alcance das metas é necessária a criação de estratégias, que é a definição de um plano de ação para se atingir determinados objetivos.
Por fim, o planejamento estratégico pretende contribuir para a elaboração de um plano de marketing, que de acordo com KOTLER e KELLER (2007, p.58) “É um documento escrito que resume o que o profissional de marketing sabe sobre o mercado e que indica como a empresa planeja alcançar seus objetivos”. Fazem parte de um plano de marketing: Resumo executivo e sumário (principais metas e recomendações); Análise da situação (situação atual da empresa); Estratégia de marketing (objetivos financeiros e de marketing); Projeções financeiras (projeções de vendas e despesas, análise do ponto de equilíbrio); Controles (monitoramento).
3.3 PRÁTICAS DE EXECUÇÃO E CONTROLE NA EMPRESA MEDEIROS E CARRATO HOMEOPATIA LTDA.
O planejamento é uma das bases da empresa para sobreviver e alcançar o sucesso no mercado. Entretanto, o processo não deve parar por ai. Além de definir a direção da organização, é preciso ter em mente a prática da execução. De acordo com MAXIMIANO (2000):
O processo de execução compreende a realização das atividades previstas nos planos, para que o objetivo possa ser atingido. A execução eficaz é o prolongamento natural de um projeto bem planejado. Executar significa tomar decisões e colocá-las em prática. Em todas as fases do projeto, o processo de execução está presente. (MAXIMIANO, 2000, p.38).
A execução tem a finalidade de interligar o processo da estratégia, de pessoas e operações. Para um procedimento bem feito, é fundamental que a empresa foque nos planos propostos, acompanhe de perto as ações dos colaboradores e os resultados que aparecem. O empresário precisa estar envolvido intimamente nesses processos e conhecer afundo o seu negócio.
Além disso, a empresa deve elaborar hipóteses sobre o ambiente de negócios, avaliar suas habilidades, ligar as estratégias, operações e pessoas que irão executá-la e focar nos incentivos e resultados. Deste modo, a corporação consegue colocar em prática a execução de todos os planos propostos, fazendo com que a estratégia seja cumprida gerando assim os resultados esperados.
De acordo com KOTLER e KELLER (2007, p.56) “À medida que implementa sua estratégia, a empresa precisa acompanhar os resultados e monitorar os novos acontecimentos nos ambientes internos e externos”. O controle é um procedimento administrativo que consiste em verificar o desempenho das pessoas, dos setores, das oportunidades e execuções, auxiliando a empresa nos planos elaborados para atingir as metas e os objetivos. Segundo MAXIMIANO (2000):
O processo administrativo de controlar abrange a comparação dos resultados com os objetivos. A finalidade do controle é garantir o andamento das atividades conforme os planos, de maneira a assegurar o atingimento dos objetivos. Como, porém, “os planos só duram até a briga acabar”, devem ser modificados para acompanhar a evolução das circunstancias que cercam o projeto. Possibilitar a correção dos planos é outro processo importante de controle. (MAXIMIANO, 2000, p.38).
Portanto, para desempenhar corretamente esta ação é importante antes de tudo saber qual é o objetivo a ser conquistado. Para que o controle funcione dentro da empresa, os responsáveis devem viabilizar a efetivação de seus objetivos através de um conjunto de instrumentos (missão, visão, política, supervisão dos colaboradores) para evitar as repetições de falhas indesejáveis a fim de realizar com sucesso a função do planejamento e controle adequados.
3.4 SUSTENTABILIDADES CORPORATIVA: UMA VISÃO DE NEGÓCIOS DE LONGO PRAZO QUE INCORPORA AS DIMENSÕES SOCIAL E AMBIENTAL À ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS DA EMPRESA MEDEIROS E CARRATO HOMEOPATIA LTDA.
Com as constantes mudanças e a grande competitividade entre as empresas se tornou cada vez mais necessária uma política especializada de gestão. A sustentabilidade corporativa é o tema do momento no mundo empresarial. Para DIAS (2007, p.30): “As propostas de desenvolvimento sustentável estão baseadas na perspectiva de utilização atual dos recursos naturais desde que sejam preservados para as gerações futuras”. Os recursos ambientais, sociais e econômico-financeiros são as bases para promover a sustentabilidade. De acordo com DONAIRE (1999):
O conceito de desenvolvimento sustentado tem três vertentes principais: crescimento econômico, equidade social e equilíbrio ecológico. Induz um espírito de responsabilidade comum como processo de mudança no qual a exploração de recursos materiais, os investimentos financeiros e as rotas do desenvolvimento tecnológico deverão adquirir sentido harmonioso. (DONAIRE, 1999. p.40)
Primeiramente a sustentabilidade corporativa mexe profundamente com valores, a forma de a empresa enxergar os negócios muda e seus objetivos passam a ser outros além do lucro. Em segundo lugar acontece a principal mudança, que é de pessoas. Os funcionários ao se conscientizar de outros valores, os levam para rotina fora da empresa, repensando a forma de consumir, de utilizar (e reutilizar) as coisas, de se relacionar com as outras pessoas e de encarar as necessidades do mundo atual.
Optar pela sustentabilidade corporativa é muito mais do que fazer projetos sociais em comunidades e entregar ao governo relatórios ambientais. Escolher pela sustentabilidade é, antes de tudo, fazer uso de um novo modelo administrativo, é planejar e definir novas estratégias. A corporação precisa torna-se um agente da mudança saindo do discurso para a ação e para isso, é preciso unir todas as áreas internas e também estender o conceito aos fornecedores, clientes e a toda sua cadeia de valor.
Para a empresa implementar a sustentabilidade corporativa ela deve pensar em longo prazo, repensar as estratégias, mudar a forma de negociar, de operar o empreendimento e de se relacionar com seus públicos de interesse.
3.4.1 ESTRATÉGIAS DE LONGO PRAZO DE NEGÓCIOS DA EMPRESA MEDEIROS E CARRATO HOMEOPATIA LTDA.
Lançar e distribuir a sacola ecológica, uma sacola de tecido para substituir as de plástico durante as compras. Lançar um cartão de fidelidade: A cada compra que o cliente não levar a sacola plástica, ele acumula pontos no cartão e esses pontos convertem para a troca por produtos ou descontos na compra. Lançar e distribuir o copo dobrável para que assim evite o consumo excessivo e desnecessário de copos plásticos. Lançar e distribuir um bloco de notas feito de papel reciclável e com informações sobre as práticas de sustentabilidade.
Substituir sacolas de plástico comum por sacolas de plástico oxi-biodegradável, que se decompõem mais rapidamente na natureza. Distribuir aos funcionários canecas de louça para evitar o uso abusivo de copos plásticos. Realizar a coleta seletiva do lixo, dando o destino correto a cada tipo de resíduo. Conscientizar os médicos, pacientes e pessoas em geral a procurarem cada vez mais medicamentos naturais. Fazer negócios apenas com fornecedores que contribuem com o reflorestamento das plantas medicinais.
3.5 PRÁTICAS DE EXCELÊNCIA DO ATENDIMENTO (CONSUMIDORES E/OU CLIENTES)
O consumidor é aquele que adquire produtos, bens e serviços sem formar um vínculo comercial de longo prazo com a empresa, são atraídos por promoções e preços abaixo do mercado, restringem o atendimento das suas necessidades ao momento da compra sem que exista garantia de qualquer fidelidade para compras futuras. O cliente deve ser o foco da empresa e diferencia-se do consumidor por possuir um vinculo maior com a empresa, formando uma relação em longo prazo. Ele possui alto valor para a empresa, pois é aquele comprador fiel que tem atitudes positivas em relação à corporação.
Inicialmente a empresa deve estabelecer a diferença entre cliente e consumidor para assim poder estabelecer as estratégias empresariais e fidelizar os clientes mais rentáveis. É importante que a empresa esteja preparada para o melhor atendimento nas primeiras compras, pois a partir daí, a tendência é o cliente estar mais disposto a recomendar os serviços e produtos da empresa espontaneamente.
Atualmente, é indiscutível que a excelência no atendimento ao cliente é um grande diferencial competitivo no mercado e o fator principal para o crescimento das vendas e progresso de uma empresa. Não existe empresa estabilizada que cresça e conquiste mercado sem clientes satisfeitos. Segundo ZEMKE E SCHAAF (1991, p.69): “Aquilo que acontece entre seus funcionários da linha de frente e os seus clientes pode representar o sucesso ou o fracasso para você na hora da verdade. Satisfaça as expectativas dos clientes, e todos ganham”. Assim sendo, a maneira como a empresa atende o seu cliente pode ser a grande diferença entre obter sucesso ou fracassar nos negócios.
A excelência no atendimento é fundamental e a atenção ao cliente é o ponto crucial de qualquer negócio. O profissionalismo, a eficiência, o entusiasmo, a agilidade e a simpatia de quem atende fazem toda a diferença na hora de conquistar e fidelizar novos clientes. É muito importante o cliente ter a sensação de conforto, conveniência, praticidade e satisfação quando compra um produto ou serviço da empresa.
Vivemos em uma época que o sucesso dos negócios tem como base o atendimento e o foco no cliente. Por isso é extremamente importante que a empresa invista no treinamento de seus funcionários, valorizando-os e preparando-os para também valorizar o cliente. De acordo com ZEMKE E SCHAAF (1991):
Entre as Melhores em Atendimento, definir e comunicar a estratégia de atendimento faz parte do treinamento de funcionários, do desenvolvimento de sistemas de prestação de serviços, da medição do desempenho da organização e da administração do esforço de vendas e marketing. Uma estratégia de atendimento bem definida indica a direção competitiva de uma organização e deve ser apregoada. Isso significa que ela deve ser comunicada inúmeras vezes, até que todos da empresa saibam de cor. (ZEMKE; SCHAAF, 1991, p.49)
De nada adianta a empresa fazer uma grande campanha de marketing para atrair clientes para sua loja sem estar devidamente prepara para o atendimento, uma vez que a realidade só é percebida no momento em que o cliente interage com as pessoas que trabalham nas empresas, atendendo ou não suas necessidades e expectativas.
3.5.1 EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO NA EMPRESA MEDEIROS E CARRATO HOMEOPATIA LTDA.
A empresa está sempre pensando em como melhorar o seu padrão de qualidade de atendimento, tem como meta a superação das expectativas dos clientes e encara-os como parceiros para o sucesso.
Além disso, ela também visa: Atendimento eficiente e da mais alta qualidade, sempre estando pronta pra atender o cliente. Tratar os clientes como esperam ser tratados colocando-os em primeiro lugar. Sempre ter atitudes corteses e profissionais com os clientes. Sempre cuidar para que cada parte do trabalho da farmácia seja feita da melhor maneira possível. Ter funcionários bem treinados e capacitados para entender e atender os clientes. Ter pontualidade: Compromisso e respeito com os clientes. Ser transparente: Clareza no desenvolvimento do trabalho
3.6 PADRÕES ÉTICOS E DE VALORES PRATICADOS PELA EMPRESA MEDEIROS E CARRATO HOMEOPATIA LTDA.
Atualmente, para qualquer empresa sobreviver no mercado é indispensável que ela possua padrões éticos. A corporação tem que ser percebida como um elemento ativo do contexto social onde esta inserida tendo compromissos e responsabilidades com a sociedade como um todo. O conceito de ética empresarial tem a ver com este processo de inserção. A empresa deve estar presente de forma transparente e buscar sempre contribuir para o desenvolvimento comunitário, praticando a cidadania e a responsabilidade social.
A ética é uma parte essencial do setor empresarial e diz respeito a regras, padrões e princípios morais a respeito de o que é certo ou errado. Para um melhor entendimento sobre sua importância serão apresentadas algumas definições a seguir.
A ética empresarial reflete sobre determinadas normas e valores efetivamente dominantes em uma empresa, interroga-se pelos fatores qualitativos que fazem com que determinado agir seja um agir “bom”. Como ética aplicada ela tem como meta estabelecer, através do acordo com as pessoas atingidas pelo agir empresarial, normas materiais e processuais que foram postas em vigor na empresa como possuindo caráter vinculante. (LEISINGER; SCHIMITT, 2001, p.22).
Ética nos negócios é o estudo da forma pela qual normas morais pessoais se aplicam as atividades e aos objetivos das empresa comercial. Não se trata de um padrão moral separado, mas do estudo de como o contexto dos negócios cria seus problemas próprios e exclusivos a pessoa moral que atua como um gerente desse sistema. (NASH, 1993, p.6)
Os valores de uma empresa são à base de sua administração, cada ação dela deve ser confrontada com os princípios determinados para garantir que os mesmos existem e não estão lá apenas por simples modismo. Eles são os atributos que a organização apresenta como qualidade, seriedade, excelência, competência e etc. De acordo com CHIAVENATO (2007):
Valor é um conceito relativamente recente na administração. Significa algo que enriquece a organização ou contribui fortemente para o seu sucesso. Criar valor é um dos objetivos da administração moderna. Na pratica, a administração moderna consiste em buscar incessantemente maneiras inovadoras de ganhar dinheiro novo para continuamente agregar valor ao negócio. (CHIAVENATO, 2007, p.391)
Segundo NASH (1993, p.8) “Os valores pessoais de um administrador e a sua força de caráter tornaram-se questões urgentes para a empresa”. Além disso, é muito importante que os funcionários se identifiquem com a postura da empresa, pois, uma das forças que alavanca o seu sucesso são os seus funcionários, através de sua dedicação e também do que o mesmo divulga sobre a corporação para o qual trabalha.
Ética na Medeiros e Carrato: Ser responsável com os médicos, clientes e com todos que utilizam nossos serviços e produtos. Para atender a suas necessidades, tudo que fazemos deve ser feito no mais alto padrão de qualidade. Lutar sempre para reduzir os custos para manter preços razoáveis visando um lucro justo para a farmácia e para o fornecedor. Atender aos pedidos dos clientes prontamente e com precisão. Ser responsável pelos nossos empregados respeitando a dignidade e méritos de cada um. O salário deve ser justo e adequado e as condições de trabalho devem ser seguras, limpas e organizadas. Os empregados devem ter liberdade para das sugestões e fazer reclamações. Ter uma administração competente e suas ações devem ser justas e éticas. Ser responsável pela nossa comunidade dando apoio a obras assistências. Ser responsável pelo meio ambiente prezando e ensinando a sustentabilidade. Agir de acordo com as regras e leis e pagar nossa cota justa de impostos.
Valores da empresa: A Medeiros e Carrato é uma empresa que preza sempre fazer o bem e proporcionar a cura para seus clientes através de medicamentos de altíssima qualidade. Ela é sustentada de valores como transparência, qualidade, profissionalismo, seriedade, excelência no atendimento, honestidade, igualdade, ética, responsabilidade social e sustentabilidade.
3.7 GESTÃO DE VENDAS E GESTÃO DE RELACIONAMETO COM OS CLIENTES: QUAIS AS ESTRATÉGIAS?
Para se obter sucesso com as vendas é importante que exista um bom gerenciamento da equipe de vendas. Contratar os vendedores certos e gerenciá-los e incentivá-los de maneira correta é essencial para se obter sucesso na gestão de vendas. Entusiasmo, desejo de realizar, segurança, capacidade de comunicação e negociação, são características importantíssima para uma equipe de vendas. . De acordo com COBRA (1994):
Para cada tipo de negócio é preciso desenvolver uma equipe de vendas adequada, competente e eficaz, levando em conta a natureza do negócio do cliente, bem como as características do produto ou serviço a ser ofertado. Criar uma “máquina de vendas” significa definir o tipo de vendedor para empresa, escolaridade, experiência anterior, habilidades e conhecimentos dentro de uma completa definição do perfil. (COBRA, 1994. p.23)
Um negócio não consegue sobreviver sem vender e por isso, saber gerenciar o departamento de vendas requer muito mais do que selecionar as pessoas para um dos cargos mais importantes para as empresas. Para uma boa gestão de vendas nas organizações é preciso treinar os vendedores, estabelecer objetivos e metas, cuidar bem dos grandes clientes, sempre manter a equipe motivada, desenvolver planos estratégicos, se destacar dos concorrentes e cuidar do ponto de venda.
Devido à concorrência acirrada, um dos principais valores que as empresas visam construir e aprimorar está relacionado com a satisfação dos clientes. A gestão de relacionamento com os clientes é um dos diferenciais que as organizações buscam para ampliarem o mercado e garantir uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes. Segundo SWIFT (2001, p.12): “Gerencia de Relacionamento com Clientes é um abordagem empresarial destinada a entender e influenciar o comportamento dos clientes, por meio de comunicações significativas para melhorar as compras, a retenção, a lealdade e a lucratividade deles.”.
Para uma boa gestão de relacionamento é preciso um profundo conhecimento sobre o cliente, saber o que ele deseja e quais as suas necessidades. Assim, a empresa pode programar ações personalizadas que resultam em experiências positivas relacionadas à sua marca, agregando valor ao produto ou serviço e conquistado a confiança e admiração do cliente.
3.7.1 ESTRATÉGIAS DE VENDAS E DE RELACIOAMENTO COM OS CLIENTES:
Vendas: Aumentar o mix de produtos oferecidos pela empresa. Obter exclusividade de marcas. Baixar o preço final para o consumidor. Negociar um volume maior de mercadorias para baixar os custos da empresa. Formar parcerias com reder de cartão de crédito. Melhorar o processo de atendimento. Garantir maior acessibilidade do produto/serviço para o consumidor. Investir num planejamento de comunicação para que a empresa divulgue sua marca. Investir em treinamentos para os funcionários.
Relacionamento: Saber quem são os clientes certos e gerenciar o relacionamento por meio de e seus ciclos de vida. Personalizar as ofertas pata cada cliente. Se comunicar através do canal preferido dos clientes. Fazer uma comunicação eficiente com os clientes tendo como base a relevância de tempo. Interagir com os clientes para obter uma profunda coleta de dados sobre eles. Delinear e gerenciar os pontos certos de interação entre o cliente e a empresa. Analise dos dados coletados sobre os clientes para gerar uma aprendizagem sobre eles. Interagir relevantemente com os clientes para gerar fidelização.
4 METODOLOGIA
A pesquisa descritiva tem por premissa buscar a resolução de problemas por meio de observações, análise e descrições objetivas. Segundo Valentim (2008) seu objetivo é trabalhar com dados relativos à atualidade, observando uma determinada realidade para explicar um determinado objeto e o(s) fenômeno(s) relacionados à problemática da pesquisa. Pode ser aplicada em qualquer área do conhecimento.
A pesquisa descritiva tem como objetivo a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou a relação entre determinadas variáveis. Marconi e Lakatos (2010) utilizam diversos autores para definir a pesquisa descritiva, Best (1972) a conceitua como “Delineia o que é” – aborda também quatro aspectos: descrição, registro, análise e interpretação de fenômenos atuais, objetivando o seu funcionamento no presente”. Hymann (1967) define pesquisa descritiva como: “Simples descrição e um fenômeno”.
O objetivo da pesquisa bibliográfica é de conhecer e analisar as principais contribuições teóricas existentes sobre um determinado assunto ou problema, tornando-se um instrumento indispensável para qualquer pesquisa. Segundo Marconi e Lakatos (2010) sua finalidade é colocar o pesquisador em contato direto com tudo o que foi escrito, dito ou filmado sobre determinado assunto, inclusive conferências seguidas de debates que tenham sido transcritos por alguma forma, quer publicadas, quer gravadas.
A pesquisa bibliográfica abrange a leitura, analise e interpretação de livros, periódicos, artigos, monografias, etc. De acordo com Valentim (2008) seu objetivo é trabalhar com informações levantadas e selecionadas da literatura sobre uma determinada problemática, para explicar o objeto e o(s) fenômeno(s) da pesquisa e pode ser aplicada em qualquer área do conhecimento.
A pesquisa qualitativa tem como objetivo principal interpretar o fenômeno que observa. Valentim (2008) utiliza vários autores para definir a pesquisa qualitativa. Para Chizzotti (2006) “O termo qualitativo implica uma partilha densa com pessoas, fatos e locais que constituem objetos de pesquisa, para extrair desse convívio os significados visíveis e latentes que somente são perceptíveis a uma atenção sensível”.
A Pesquisa Quantitativa é apropriada para medir opiniões, atitudes, preferências e comportamentos. Segundo Marconi e Lakatos (2010) a principal finalidade da pesquisa qualitativa é o delineamento ou análise de características de fatos ou fenômenos, avaliação de programas, ou o isolamento de variáveis principais ou chave. Apresenta como objetivo a coleta sistemática de dados sobre populações, programas, ou amostras sobre populações e programas. Utilizam várias técnicas como entrevistas, questionários, formulários etc.
5 DISCUSSÃO
5.1 ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA: MIX DE MARKETING - OS 4 P’S
Com a disciplina de administração mercadológica estudamos os conceitos dos 4P’S do marketing e torna-se de extrema importância sita-los por serem muito importantes para uma empresa obter sucesso. Segundo Marcos Cobra (1997), existem três sistemas integrados de marketing que definem os inter-relacionamentos dos elementos de marketing com o meio ambiente p mais conhecido é os 4 P’s de E. Jerome McCarthy.
Produto: Um produto é qualquer coisa que pode ser oferecida a um mercado para atenção, aquisição, uso ou consumo, e que possa satisfazer a um desejo ou necessidade. Os produtos vão além de bens
Preço: O Segundo Marcos Cobra (1997), existem sete tipos de preço. São eles o preço de mark-up (acrescenta-se uma taxa de custo do produto), preço de valor percebido (estuda-se a percepção de valor dos compradores e não seu custo), preço de valor (fixa-se um preço baixo para uma oferta de alta qualidade), preço de mercado (o preço é baseado em função do preço cobrado pela concorrência), preço de licitação (preço baseado na expectativa de como os concorrentes agirão), preço psicológico (o preço é o indicador de qualidade) e preço geográfico (estabelecido de acordo com a sua distribuição por regiões).
Praça: Na visão de Marcos Cobra (1997), a escolha da praça para o produto ou serviço relaciona-se com a escolha do canal de distribuição. Cada sistema de canal gera um nível diferente de vendas e custos. Os fabricantes de um produto podem vender direto ou usar intermediários para colocar o mesmo no mercado.
5.2 PROCESSOS GERENCIAIS: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Foram observados posturas distintas por parte do projeto integrador e processos gerenciais que para o desenvolvimento e a implementação de um bom planejamento é necessário a tomada de decisões que possuam informações atualizadas. Para desenvolver um planejamento satisfatório é preciso entender e compreender as necessidades e os recursos da empresa como um todo para que assim ela obtenha mais chances de alcançar o sucesso e crescer no mercado.
5.3 ECONOMIA: STAKEHOLDERS
Com a disciplina de Economia estudamos os conceitos do triple botton line, responsabilidade social , sustentabilidade corporativa e stakeholders. Os três primeiros já fazem parte deste artigo por isso, enfatizaremos no conceito de stakeholders por este ser de suprema importância pra uma empresa nos dias de hoje.
Podemos entender o termo stakeholders como sendo as partes interessadas para o desempenho de uma empresa e cujas decisões e atuações afetam diretamente ou indiretamente a organização. Eles são elementos essências ao planejamento estratégico de negócios. Estão incluídos como stakeholders os funcionários, proprietários, executivos, fornecedores, clientes, credores, governo, acionistas, investidores, associações empresariais, industriais ou profissionais, ONGs, concorrentes, sindicatos e outras pessoas ou entidades que se relacionam com a empresa.
O sucesso de qualquer empresa depende da participação dos stakeholders e por isso é necessário assegurar que suas expectativas e necessidades sejam avaliadas e consideradas pelos gestores
A corporação que pretende ser estável e duradoura deve atender simultaneamente as necessidades de todas as partes interessadas e para isso ela precisa gerar valor, ou seja, os recursos devem gerar um beneficio maior do que o seu custo total.
5.4 MATEMÁTICA – CUSTO, RECEITA E LUCRO
A produção através de suas atividades de forma sustentável é essencial para o funcionamento da empresa atentando sempre para o custo a curto médio e longo prazo, mantendo sempre uma margem de lucro estável para o seu equilíbrio e bom funcionamento. Precisamos da matemática para padronizar e estruturarmos a empresa ela e a lógica, dedução calculo dentro de uma empresa proporcionando resultado para soluções para números grandes de problemas em diversas áreas.
6 SUGESTÕES PARA MELHORIA
A Medeiros e Carrato Homeopatia Ltda. Exerce a função de governança corporativa, mas esta, não realiza de forma completa. Os cargos são bem definidos, mas ela não possui um conselho administrativo. Com isso, fica clara a necessidade da formação de um conselho administrativo para que ajam definições de estratégias e uma avaliação do desempenho da gestão da empresa.
O planejamento estratégico não e exercido pela empresa e como foi visto no artigo é muito importante para uma empresa exercer esta função. A Medeiros e Carrato Homeopatia deve contratar um profissional capacitado para fazer uma analise de SWOT da empresa e um plano de marketing que envolve o resumo executivo, situação atual da empresa no mercado, estratégia de marketing, projeções financeiras e controle. Este mesmo profissional deve ficar responsável pela execução e controle das estratégias elaboradas no plano marketing.
Em relação à sustentabilidade corporativa a empresa tem realizado algumas ações internas e externas como coleta seletiva do lixo, utilização de copos de vidro pelos funcionários e também o desenvolvimento da sacola ecológica. Mas não pode para por ai, a empresa também deve substituir sacolas de plástico comum por sacolas de plásticos oxi-biodegradável, conscientizarem os médicos, pacientes e pessoas em geral a procurarem cada vez mais medicamentos naturais e fazer negócios apenas com fornecedores que contribuem com o reflorestamento das plantas medicinais. O planeta vem dando sinais claros de que não suportam mais o ritmo de consumo que imprimimos nos dias atuais, as catástrofes ambientais acabaram forçando a humanidade a repensar em formas de ser relacionarem com o meio ambiente.
A empresa esta sempre pensando em como melhorar o seu padrão de qualidade de atendimento, gestão de vendas e de relacionamento e para isso, ela deve estar constantemente oferecendo cursos de capacitação profissional para seus funcionários.
Sabemos que hoje em dia uma empresa para se manter no mercado é indispensável que ela possua padrões éticos e sempre estar buscando contribuir para o desenvolvimento comunitário praticando a cidadania e a responsabilidade social.
Podemos citar à como exemplo a empresa Medeiros e Carrato uma empresa que adota e preza sempre fazer o bem propiciando a cura para seus clientes através de medicamentos 100% naturais de altíssima qualidade, levando ate seus clientes confiança, e admiração. Porque de nada adiante e empresa fazer uma grande campanha de marketing para atrair clientes para sua loja sem estar devidamente preparada para o atendimento, uma vez que a realidade só é percebida no momento em que o cliente interage com as pessoas que trabalham nas empresas, atendendo e entendendo suas necessidades e expectativas.
A Medeiros e Carrato investiu cada vez mais nas técnicas para melhor atender seus clientes visando tratá-los com transparência, clareza e cortesia para que saiam satisfeitos nascendo assim a fidelização. Mantendo uma administração competente e suas ações sempre justas e éticas, agindo de acordo com as regras e leis, levando a honestidade para seus funcionários respeitando a dignidade e méritos de cada um deles, dando condições de trabalho seguro para que os mesmo vistam a camisa da empresa e caminhe junto para que alcançarem o mesmo objetivo, a satisfação de seus clientes com atendimento de primeira qualidade onde todos saem ganhando a alegria de conquistar através da excelência de um padrão de qualidade uma carteira de clientes fiéis. Para assim Medeiros e Carrato possa sobreviver no mercado tão competitivo, buscando sempre a melhoria e o empenho de buscar novos desafios e principalmente novos clientes.
7 CONCLUSÃO
Podemos concluir com este estudo a importância da sustentabilidade em nossas vidas e como de fato fazer com que aconteça. Mostramos a necessidade de se estabelecer um novo parâmetro de vida, totalmente sustentável e que nos garantirá melhorias futuras. Através da empresa é possível buscar melhorias e se o exemplo for seguido por todos abre-se um caminho para o que há de melhor em qualidade de vida.
Tudo deve ser devidamente preparado, existem etapas a serem seguidas, processos a serem implantados e práticas estabelecidas que já fazem parte de idéias de grandes mestres no assunto. Fazer com que as coisas aconteçam é um caminho difícil, mas comprovadamente não é impossível. A aplicação das melhores práticas é garantia de estabilidade, continuidade e certeza de um retorno. É importante entendermos tudo que se diz respeito às melhores práticas e a devida aplicação dos itens apresentados: Governança Corporativa; Planejamento Estratégico; Excelência em atendimento; Padrões éticos e valores; Gestão de Vendas.
Existem vários processos importantes que garantem o alcance dos objetivos aqui estudados, mas os itens citados acima podem ser considerados pilares que com certeza vão garantir o sucesso da empresa.
Devemos considerar ainda que a maior responsabilidade deste sucesso depende das empresas que vão implantar a sustentabilidade em sua estrutura, do conhecimento das pessoas envolvidas e acima de tudo da maturidade quanto ao seu real objetivo ao fazê-lo.
A sustentabilidade hoje não é mais vista como uma opção, ela já é uma obrigação para empresas que pretendem se manter no mercado. Este mercado ganha visibilidade a cada dia e muitas empresas compram esta idéia a princípio com o objetivo de alcançar esta visibilidade, mas descobrem que ser uma empresa sustentável é muito mais que isso, pois a aplicação da sustentabilidade em uma empresa, além de trazer benefícios inquestionáveis para a mesma, tem abrangência é mundial. O retorno é impagável, pois qualidade de vida não tem preço.
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: dando as