07/08/2023

Subcomissão do Senado segue debate sobre ensino médio

Essa foi a 8ª audiência pública da subcomissão temporária, que visa ouvir especialistas do ensino médio no Brasil. Ministério foi representado pela Sase

Na quinta-feira, 3 de agosto, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase), participou da oitava audiência pública da Subcomissão Temporária do Ensino Médio, do Senado Federal, criada para discutir e avaliar a etapa de ensino no Brasil. O debate atende a requerimento da senadora Teresa Leitão (PT-PE), presidente do colegiado.  

O objetivo da subcomissão temporária é debater questões como a universalização do atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e a reforma do ensino médio. Além disso, propõe ouvir especialistas e gestores sobre os desafios para implementação e melhoria do novo modelo de ensino. 

O MEC foi representado pelo secretário da Sase, Maurício Holanda, que destacou a importância da participação da juventude no processo de discussão sobre a reforma do ensino médio. “A escola é o centro da vida comunitária na maior parte dos pequenos municípios e bairros das periferias brasileiras. Nesse sentido, acho importante ter o protagonismo estudantil, com participação do jovem na escola, com cada estudante sendo responsável pela sua aprendizagem e construindo uma perspectiva de vida”, enfatizou.  

Maurício Holanda também falou um pouco do histórico do processo de reforma do ensino médio, dos itinerários presentes no atual modelo, da carga horária e da formação de professores. Para o secretário, é importante ter respeito pela cultura profissional do professor. “Quando falamos de formação de professores, não falamos só sobre dar treinamento durante um mês ou um ano e pressupor que ele estará capacitado para implementar uma reforma curricular. Todo profissional, no seu campo de colegas, tem uma cultura e essa cultura não é mudada em uma formação de horas”, explicou. Também pontuou que dar aula é uma das profissões que considera mais complexa.  

Participantes Também participaram do debate a senadora Dorinha Seabra (União-TO); o coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE), Heleno de Araújo Filho; o presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Marcus Vinicius Rocha; e o analista de processo legislativo do Senado, Henrique Ribeiro. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Agência Senado - 04.08.2023

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×