08/11/2010

Sol é o combustível para estudantes de Construção Naval

Embarcação movida à energia solar está em fase de testes e deverá participar de competições
 
Itajaí/SC – Uma embarcação movida à energia solar foi desenvolvida por estudantes, técnicos e professores do curso de Tecnologia em Construção Naval da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) na cidade de Itajaí, em Santa Catarina. Batizado de Ubá Suy Aram (Canoa do Sol em tupi-guarani), o barco, desenvolvido para participar de competições, está em fase de testes, mas já pode ser visto navegando em águas da região.
 
Segundo Roberto Barddal, coordenador do curso, a importância do desenvolvimento da embarcação está no estímulo à busca de novas tecnologias e soluções para uma navegação sustentável: “Além de unir pessoas em torno de uma idéia, a produção de uma embarcação movida à energia solar motiva o surgimento de avanços que podem ser utilizados, futuramente, na navegação comum” argumenta.
 
João Luiz Baptista Carvalho, diretor do Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar da Univali (CTTMar/Univali), diz o destaque do barco fica por conta do casco moldado em um único bloco de isopor e recoberto por fibra de vidro: “Ele foi planejado para ser mais leve do que as embarcações convencionais. A aplicação de um motor mais potente é nosso próximo passo”, conclui.
 
Mais informações para imprensa: (47) 3341-7726/9905-5340, com Roberto Barddal, coordenador do curso de Tecnologia em Construção Naval, ou (47) 3341-7700/9963-8966, com João Luiz Baptista de Carvalho, diretor do Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar (CTTMar) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×