10/05/2014

Site da Embrapii registra 9 mil acessos em 15 dias

Portal é o principal canal acesso para o primeiro edital da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial

 

site da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) recebeu 9 mil acessos nos últimos 15 dias. A página foi lançada no dia 15 de abril, por ocasião da abertura do primeiro edital da organização social para a contração de instituições científicas e tecnológicas (ICTs).

Na avaliação do diretor de Operações da empresa, Roberto Vermulm, o interesse é positivo tendo em vista o objetivo do portal, que foi criado para “permitir a interação com os novos clientes e com as instituições”. Ele participou, na quinta-feira (8), da 17ª e penúltima reunião do Grupo de Trabalho da Embrapii, encontro conduzido pelo secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Alvaro Prata.

Vermulm explicou como vem sendo feito o trabalho de esclarecimento sobre oedital, que tem consistido também em reuniões nas principais capitais do País. Ele comentou que no site é possível acessar documentos, a própria chamada e seus anexos, um manual de operação, formulários e encaminhar dúvidas e questões relacionadas ao certame.

Na reunião do grupo, realizada no MCTI, o diretor explanou sobre o cronograma e os prazos vigentes, tanto para as representantes do projeto piloto como para as novas adeptas interessadas em participar do processo. Dez serão selecionadas neste primeiro edital. “Elas serão unidades da Embrapii e sendo credenciadas vão receber recursos do governo federal para contratar projetos junto a empresas para desenvolvimento de inovação que estão na fase chamada pré-competitiva do processo de inovação”, ressaltou.

Participação e prazos

Podem participar instituições de científicas e tecnológicas públicas ou privadas sem fins lucrativos, que têm até quinta-feira (15) para enviar as cartas de manifestação de interesse indicando as áreas de competência em que pretendem aturar. Em seguida, as participantes terão até 2 de junho para encaminhar o plano de ação. Já as três ICTs envolvidas na experiência piloto, acrescentou ele, vão passar por um processo de avaliação e, após o credenciamento, iniciam a atuação pelo novo contrato a partir de 1º de junho.

Resultados

Operam em fase preliminar, desde 2011, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI), no Rio de Janeiro (RJ), Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT), de São Paulo (SP), e o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Cimatec/Senai), da Bahia. A três unidades, que poderão servir de modelo, apresentaram no encontro os resultados alcançados no período, bem como a execução financeira das ações desenvolvidas.

No total, o piloto soma 50 projetos aprovados e assinados no montante de R$ 132 milhões contratados. Outros 22 projetos aprovados estão em fase de contratação. “A expectativa até o término da execução do piloto [que se encerra em junho de 2016] é que tenhamos R$ 200 milhões contratados”, afirmou o secretário Prata, que falou sobre a expectativa em relação à operação da Embrapii, que, na sua opinião, permitirá uma revolução tecnológica no país.

Impressões

Os representantes das unidades também falaram sobre as impressões e experiências obtidas após dois anos de experiência no modelo. “Estamos avançando com os projetos”, afirmou o diretor do INT, Domingos Naveiro. O instituto conta com 11 projetos com contrato assinado, três em fase de contratação, duas propostas em negociação e 40 em processo de prospecção.

O gerente do núcleo estratégico do Senai Bahia, Luís Breda Mascarenhas, ressaltou a facilidade oferecida nesse sistema pelo apoio do recurso público, de forma rápida e desburocratizada, e pela autonomia dada às ICTs para a seleção de projetos.

Mascarenhas apontou também como positiva a liberdade dada às ICTs para negociar a propriedade intelectual. Para o representante do Senai, a experiência possibilitou uma nova visão ao Cimatec, que anteriormente tinha caráter regional.

Embrapii

A Embrapii tem por missão apoiar instituições de pesquisa tecnológica, em selecionadas áreas de competência, para que executem projetos de desenvolvimento tecnológico na fase pré competitiva do processo de inovação, em cooperação com empresas do setor industrial.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - Embrapii 

 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×