Sistema Educacional
Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br
O sistema educacional está fadado a um looping de falácias, corrupções e demagogias e isso está ressaltado em todos os âmbitos, sendo o regional, estadual e federal.
Apesar de muitos afirmarem que as mudanças devem começar de cima para baixo, ou seja, partindo do MEC para as demais secretarias estaduais e depois municipais, precisamos perceber que se não fizermos as mudanças, elas não chegarão no topo da pirâmide e que a mudança está em nós professores e principalmente no coletivo.
Nas secretarias municipais é comum perceber o quão falho e comprometido está o sistema educacional. É como um aglomerado de células doentes crescendo desordenadamente e contaminando as células boas.
Há relatos de excelentes profissionais que foram para as Secretarias Municipais na esperança de melhorar a educação e oferecer melhores condições e reconhecimento para os educadores, mas esbarram-se nas imbecilidades das burocracias que neste caso, existem para desencorajar que deseja a mudança.
Outrora, acontece o pior, pois estas células doentias contaminam as demais, assim sendo, vem um simples questionamento: Será que este profissional foi contaminado pelo sistema ou será que o sistema apenas descortinou o seu mau caratísmo?
Lord Acton é autor de uma frase que se aplica nesta situação, quando afirma que “o poder tende a corromper, e o poder absoluto corrompe absolutamente, de modo que os grandes homens são quase sempre homens maus”, obviamente cabe uma observação de que quando o profissional é de moral ilibada, este em momento algum se corromperá, ele preferirá se afastar ao invés de fazer parte de uma corja de corruptores e bajuladores.
Apesar do sistema educacional ser falho, cabe aos cidadãos encontrarem meios para que as células doentes sejam extraídas e isso ocorrerá pelo viés político, ou seja, pelo voto consciente e pelas cobranças de mais profissionalismo e menos politicagem, já que por meio da hipocrisia e uma transparência manipulada, forjam resultados que favorecerão seus iguais.
Educação de qualidade se consegue com profissionais capacitados, íntegros e empenhados com o ato de ensinar e fomentar a transformação de seus educandos.
A educação deveria ser a prioridade para a sociedade e não se limitar as vaidades humanas, aos caprichos e ao orgulho que ressalta a imbecilidade de alguns pseudo-profissionais.