02/04/2008

Seminário prepara para Conferência Nacional de Educação

Foi aberto nesta segunda-feira (31) na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, o seminário dos delegados da Conferência Nacional de Educação Básica (Coneb). O evento é preparatório para a conferência, que será realizada no dia 14 de abril.

Representantes de universidades e centros federais de educação tecnológica (Cefets), além de especialistas de diversas áreas ligadas à educação, estiveram presentes ao evento, que foi aberto pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.

Na ocasião, os delegados tiveram acesso ao documento base da conferência. O documento é um apanhado das discussões feitas durante as conferências estaduais. Mais de 21 mil especialistas discutiram o assunto. Todos os 27 estados brasileiros fizeram suas reuniões preparatórias durante o ano passado. Cerca de 378 municípios também se reuniram em conferências locais. A preparação para o evento de abril mobilizou professores e alunos de todo o país.

De acordo com Francisco das Chagas, secretário executivo do MEC, a conferência nacional será articulada em cinco grandes eixos. O primeiro eixo da Coneb trata dos desafios da construção do sistema nacional. O segundo eixo trata da democratização da gestão e da qualidade social da educação. Já o terceiro eixo trata da construção do regime de colaboração entre os sistemas de ensino, tendo como instrumento o financiamento da educação. O quarto e quinto eixo tratam da inclusão e da formação e valorização dos professores, respectivamente. A expectativa é que o evento reúna dois mil participantes de todo o país.



(Envolverde/Nota 10)

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×