Seminário do MEC e CNE discute currículos de arte
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Conselho Nacional de Educação (CNE), promove, entre 25 e 26 de junho, o seminário técnico “Currículos da arte: urgências e interpretações para a gestão pública e para a atuação docente”. O seminário, idealizado pelo CNE, tem o objetivo de construir e articular subsídios técnicos sobre o ensino da arte, considerando a alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que preconiza que as quatro linguagens da disciplina (artes visuais, dança, música e teatro) precisam estar presentes em todos os anos do ensino fundamental e médio. O seminário terá transmissão ao vivo pelo canal do MEC no YouTube.
No evento, serão sistematizadas contribuições das entidades da área sobre a presença da arte nos currículos da educação básica. Também serão organizados grupos de referência para consulta de temas importantes sobre o ensino da disciplina, de acordo com a legislação vigente, produzindo uma primeira rodada de contribuições ao CNE.
O encontro será guiado por três perguntas:
-
Questão 1 | Arte é só linguagem?
Urgência da compreensão da arte como área de conhecimento, assumindo-se o ensino das artes visuais, da dança, da música e do teatro como formações específicas, que garantem metodologias e epistemologias que lhes são próprias e diferentes entre si. -
Questão 2 | Existem aproximações e/ou diferenças entre artes integradas e polivalência?
Interpretações possíveis para evitar um retrocesso histórico sobre a formação e a atuação docente em arte. -
Questão 3 | Há conteúdos em arte diversos para cada linguagem?
Interpretações sobre conhecimentos das artes e urgências do estabelecimento de seus conteúdos, a serem ensinados por licenciadas/os nas diferentes formações.
Programação - No primeiro dia, 25 de junho, serão discutidas as questões 1 e 2 para todos as etapas de formação, e a terceira questão será discutida no âmbito do ensino fundamental. Já no segundo dia, 26 de junho, a terceira questão será debatida no contexto do ensino médio. Ainda no segundo dia, haverá momentos de trabalho interno e coletivo.
Participantes – Participarão representantes da Associação Nacional de Educação Musical (ABEM); da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênica (Abrace); da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA); da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (Anpap); da Associação Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais (Anpaif); da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPed); da Federação de Arte-Educadores do Brasil (FAEB); e do Instituto Arte na Escola (IAE).
Serviço
Transmissões ao vivo
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SEB - 24.06.2024